ter?a-feira, 20 de agosto de 2019
Política

Assembleia do PCdoB de Ilhéus defende frente política e social ampla

Evento contou com a presença de Alice Portugal
Francisco Silva , Ilhéus | 13/08/2019 às 18:34
Assembleia do PCdoB de Ilhéus defende frente política e social ampla
Foto: divulgação
Com a presença da deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), representantes de movimentos sociais, sindicais, indígenas, de mulheres e representantes políticos do PT e PP, na assembleia do PCdoB, em Ilhéus, os militantes do partido analisaram as condições e as dificuldades do atual governo municipal e indicaram empenho em busca de construir unidade com as forças de oposição para as eleições de 2020.  
O encontro aconteceu no último sábado (10), na sede da APPI, e contou com a presença de dois pré-candidatos a prefeito de Ilhéus, Nilton Cruz (PT) e Cacá Colchões (PP). O debate do PCdoB na perspectiva municipal, pretende construir uma alternativa mais viável para o município, do campo oposicionista ao governo municipal, dentro da defesa da democracia e dos direitos sociais, com quadros da base do governo do Estado e do campo democrático independente.
A deputada federal Alice Portugal fez uma avaliação da pauta debatida durante a assembleia. “Debatemos a conjuntura, fizemos a análise acerca da quebra dos direitos sociais, da soberania nacional e do risco à democracia. Preparamos, por tanto, o terreno para realização, em breve, de conferências, onde discutiremos as estratégias eleitorais do PCdoB na região. Esse foi um debate amplo que conseguiu reunir setores diversos da sociedade ilheense na perspectiva da manutenção da unidade em torno da defesa da democracia em nosso país”.
Frente política e social 2020 – De acordo com o entendimento do PCdoB, não é obrigatório que essa frente seja composta apenas com as bases do governo do Estado, que é referência preferencial, porém o diálogo está aberto para o campo que defende a democracia e os direitos sociais.
Nesse processo de construção, o  partido avalia, agora que já está com a construção da chapa de vereadores adiantada, a necessidade e oportunidade do lançamento de uma pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus, com o debate programático necessário à formulação de políticas públicas que visem ao desenvolvimento sustentável da cidade e enfrentem os problemas que atingem a maioria da população.