Política

Câmara comemora jubileu de ouro da Renovação Carismática Católica


Sessão especial foi requerida e dirigida pelo vereador Joceval Rodrigues

Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/05/2019 às 08:18
Sessão especial
Foto: CMS


Neste ano, a Renovação Carismática Católica (RCC) do Brasil está completando 50 anos de atuação no país. Para marcar o jubileu de ouro na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) requereu e dirigiu uma sessão especial comemorativa, na noite desta sexta-feira (24), no Plenário Cosme de Farias.

O vereador Joceval Rodrigues iniciou o seu discurso citando Romanos 5,5: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Esse é o tema da Renovação Carismática Católica do Brasil para esse ano de festa!”.

Ainda em sua fala, frisou que “nós, católicos carismáticos, temos a nossa fé movida pelo fogo do Espírito Santo, que sopra em milhares de vidas todos os dias”.

Conforme Joceval, a RCC explica o motivo de estar ocupando uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de Salvador, “nessa missão na vida pública”, sendo possível “ser cristão e estar na política”.

Ainda em seu discurso, o vereador fez um breve testemunho de sua vida religiosa na Igreja Católica, lembrando, inclusive, que sua avó fazia parte da RCC, sendo convidada por Irmã Sara.

“Ela me levava para os grupos de orações na Pupileira, onde eu brincava na grama e na casa de retiro São Francisco, onde eu amava ficar no jardim”, contou Joceval, acrescentando que tinha entre 9 e 10 anos. Disse ainda que começou no Grupo de Oração Adonai e depois foi para o Grupo Filhos de Javé, em São Caetano.

Depoimentos

Conforme Elissandro Trindade, presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC de Salvador, “é muito importante celebrar a Renovação Carismática nos espaços públicos”. Ainda em sua fala, disse que hoje, na Arquidiocese, existem 121 grupos de oração.

De acordo com Frederico Mastroangelo, presidente do Conselho Estadual da RCC da Bahia, a Renovação Carismática é uma corrente de graça. Ele lembrou da Irmã Sara, que em 1973, na Bahia, colaborou para a semeadura da RCC. Sobre a comemoração, frisou: “É ano jubilar, de festa, de caminhada e de louvar a Deus. Esperamos por mais 50 e mais 50 anos, na glória eterna de Deus”.

“Foi através da Renovação Carismática que cada um de nós teve contato com Deus, por meio do Espírito Santo”, afirmou Sérgio Zavaris, representante do Conselho Nacional da RCC e coordenador do Ministério de Fé e Política. O religioso também falou da coragem de Joceval Rodrigues em colocar a sua vida pelo bem comum.

A Renovação Carismática Católica do Brasil tem como missão a renovação com ardor missionário, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo, para fazer discípulo de nosso Senhor Jesus Cristo. A visão é tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado, difundindo a espiritualidade e a cultura de Pentecostes a partir de grupos de orações.


Mesa de trabalho

Na abertura dos trabalhos, após a formação da mesa de trabalho, a Banda da Guarda Municipal, regida pelo maestro Hamilton Fernando, executou o Hino Nacional. Ainda na sessão, houve apresentação musical da cantora Patrícia Ribeiro e a exibição de um vídeo com a canção tema da RCC Brasil.

Também participaram da sessão especial, compondo a mesa de trabalho, o padre Rutinaldo Gonzaga, assistente Eclesiástico RCC de Salvador; Josenora Rocha, representando os Pioneiros da RCC, Meire Conceição, representando as novas comunidades, o vereador de Itabuna Enderson Guinho (PDT), que ocupou a presidência dos trabalhos durante a fala do vereador Joceval Rodrigues, o prefeito de Mulungu do Morro, Fredson Andrade, dentre outros.