Política

MILITARES RUSSOS e 35 toneladas de armas chegam a Venezuela

A Rússia apoia o regime ditatorial de Nicolás Maduro. Com informações do El Diário de Caracas e El Nacional
Da Redação , Salvador | 24/03/2019 às 18:52
Russos desembarcam em Vargas, Venezuela
Foto: El Nacional
Segundo o jornal El Nacional, quase cem soldados russos chegaram à Venezuela com 35 toneladas de material não especificado, sob o comando do major-general Vasilly Tonkoshkurov.

A razão para essa visita é desconhecida, embora Venezuela e Rússia tenham anunciado em dezembro passado que ativariam "mesas de trabalho combinadas" para aumentar a capacidade de defesa do país sul-americano diante de possíveis ataques.

Em seguida, um esquadrão de aeronaves militares russas, incluindo dois bombardeiros estratégicos Tu-160, capazes de transportar armas nucleares, participou de exercícios militares conjuntos que a Venezuela chamou de "vôos operacionais combinados".

Sobre a nova presença de aeronaves militares russas em Caracas, nenhuma autoridade venezuelana falou ainda.

O deputado Williams Dávila informou no Twitter da presença da aeronave e avisou que o fato viola a Constituição venezuelana por não ter a autorização do Parlamento, que controla a oposição.

"Então não protestem se eles vierem de outros países, porque essa missão russa que está por vir viola a Constituição", acrescentou.

A Rússia é um dos maiores aliados do presidente Nicolas Maduro, que apoiou publicamente o desafio do líder do Parlamento, Juan Guaidó, que proclamou há dois meses um governo interino mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos, reconhecido como o único país legítimo.

O governo de Maduro geralmente se refere à Rússia, que fornece armas, tecnologia e outros recursos, como um "aliado estratégico" de sua política multilateral.

As relações entre as duas nações viveu durante a presidência do falecido Hugo Chávez (1999-2013) um relançamento em diversas áreas como a energia, militar e de cooperação, que foi mantida durante todo o mandato de seu sucessor.

EL NACIONAL

 javier Mayorca, jornalista venezuelano, informou que 99 soldados russos, comandados pelo Major General Vasilly Tonkoshkurov, chegou à Venezuela no sábado à tarde pelo Aeroporto Internacional Simon Bolivar em Maiquetia, no estado de Vargas.

"Esta tarde, uma delegação de 99 soldados russos chegou ao aeroporto de Maiquetia, sob o comando do ministro da Defesa do país, general Vasilly Tonkoshkurov", disse Mayorca em sua conta no Twitter.

EUA discutiram opção militar na Venezuela durante encontro com a Rússia
Ele também ressaltou que os militares foram recebidos por Marianny Mata, diretora de Assuntos Internacionais e Integração.

"Imediatamente após (2:00 da tarde) um cargueiro russo com 35 toneladas de material, pertencente ao contingente que havia acabado de desembarcar, chegou ao mesmo terminal. O pessoal da embaixada russa e GB Edgar Colina Reyes também estavam na procissão de recepção ", disse ele.

Rússia e Estados Unidos não chegam a acordo sobre a saída do regime de Maduro
A taxa especial de US para a crise na Venezuela, Elliott Abrams, disse que a reunião com os representantes do governo russo sobre a crise do país foi positivo, mas ainda diferem sobre o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente interino e legitimidade por Nicolás Maduro, Reuters relatou em seu site.