Política

DEPUTADOS DIZEM QUE ENXURRADA DE COMENDAS NA ALBA SE BANALIZA

Segundo Adolfo foi aprovado um pacote de 50 comendas no escuro sem saber quem são as pessoas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/02/2019 às 18:23
Deputado Adolfo Menezes" "Isso é uma vergonha"
Foto:
   O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta tarde de terça-feira, 12, para criticar de forma veemente a enxurrada de concessões de títulos e comendas da ALBA a possíveis personalidades que poucos serviços (ou nenhum) têm prestado à Bahia. 

   "Isso está se tornando vergonhoso e a Assembleia perde prestigío, pois, gente merecedora de comendas inclusive algumas que já foram contempladas justamente, nunca vieram buscá-la", comenta em entrevista ao Bahia Já.

   Adolfo destaca que está havendo uma banalização na concessão de comendas feita por pacotes e não de forma individualizada a Casa aprovando-as sem saber ao certo quem são essas pessoas.

    "Há comenda 2 de Julho, a mais importante da Casa, sendo conferida a quem sequer conhece a Bahia. Uma hora dessas vão (A ALBA) colocar Fernandinho Beira Mar na lista e certamente será aprovada", frisou em fala na tribuna.

    Quem também condenou essa prática foi o deputado Robinho (PP), o qual defendeu na tribuna que a Casa precisa ter critérios mais rigorosos na aprovação dessas comendas. "As comendas da ALBA estão sendo desprestigiadas".

   No entedimento de Adolfo Menezes a outorga de uma comenda tem que ser analisada pelo plenário de forma individualizada com o proponente expondo detalhadamente o curriculo do agraciado para que seja apreciado em plenário, inclusive revelando o que essa ou aquela personalidade realizou em prol da Bahia. "Agora, aprovar pacotes com 50/70 comendas isso depõe contra a Casa Legislativa", frisou.

   DEPUTADA QUER COMENDA A BOLSONARO

   A novata deputada estadual Talita Oliveira (PSL) quer conceder a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ao presidente da República Jair Bolsonaro. 

   No projeto de resolução apresentado na Casa, a parlamentar lembrou que Bolsonaro, na Bahia, sempre foi recebido fervorosamente pela população, “por representar a esperança do povo na melhora e evolução do Estado”.

   No documento, a Talita ainda recordou também que durante a campanha presidencial, Bolsonaro sofreu um atentado no dia 6 de setembro, recebendo um golpe de faca no abdômen, “mas não se abalou e continuou na luta pela liberdade do povo e pela democracia brasileira, sendo prontamente reconhecido e eleito pela população”.

   VÁRIAS COMENDAS

    Está prevista sessão especial dia 15 de fevereiro para a outorga dos titulos de cidadão baiano ao ministro do STF, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e ao advogado e professor Roberto Rosas e também a comenda ao ministro do STJ Luis Felipe Salomão a partir da proposição do ex-deputado Angelo Coronel, rqeuerida por seu filho Diego Coronel, agora deputado estadual.

   Dia 21 de fevereiro está prevista sessão especial de outorga da comenda 2 de Julho ao compositor e cantor Emmanuel Góes Boa Vista - Mano Goes - proposta pelo deputado Marcelino Galo.