Política

APLB analisa com SERIN permanência diretor de escola em sala de aula

Governador Rui Costa esteve em Feira de Santana assinando ordem de serviço para o Hospital Clériston Andrade investimentos de R$30 milhões
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/01/2019 às 19:50
Diretor de escola que comprovar compatibilidade de horário irá permanecer no cargo
Foto: DIV
MIUDINHAS GLOBAIS:

1.  A APLB-Sindicato afirma que após reunião com a Serin nesta sexta-feira (11), ficou estabelecido que o diretor de escola que comprovar compatibilidade de horário irá permanecer no cargo. Será apresentada uma lista com estes nomes ao Governo do Estado, até a próxima quarta-feira (16), quando será analisado cada caso. Aqueles que comprovarem a compatibilidade de horário permanecerão nos cargos.

2. Essa decisão foi tomada após o Ato na Governadoria, aonde foi realizada uma reunião entre a direção da APLB-Sindicato representada pelo coordenador-geral, o professor Rui Oliveira e o diretor de Imprensa Claudemir  Nonato, além de membros da Comissão extraída do Fórum de Gestores,  e Cibele Carvalho, secretária de Relações Institucionais do Estado (Serin), quando então foi firmado este compromisso. 

3. Na próxima terça-feira (15), às 14h, os diretores e vice-diretores de escola da Rede Estadual terão um encontro com a direção da APLB-Sindicato, no auditório da entidade para esclarecer dúvidas e tratar de outros assuntos. 

4;. Além de destacar o empenho dos membros do Fórum de Gestores, também ressaltamos o apoio do deputado Federal Davidson Magalhães (PCdoB) e da deputada Estadual Fabíola Mansur (PSB) que participaram ao longo do processo empenhando esforços e o Governo do Estado, que restabeleceu a abertura do diálogo junto à APLB com relação a Lei que trata da Dedicação Exclusiva.
                                                          *****
5. O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (SindilimpBA) segue com atuação em toda a Bahia, esclarecendo mudanças trabalhistas acarretadas pela reforma do governo federal. 

6. Esta semana, a entidade e o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), representante dos terceirizados no estado, iniciaram diferentes processos para atrair mais filiados. Ambos constroem estratégias para reforçar as garantias de direitos trabalhistas, principalmente depois das mais de 100 mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e da polêmica envolvendo a Justiça do Trabalho, além de manterem campanha salarial por categorias.

 7. A coordenador-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, pede atenção dos trabalhadores terceirizados para essas mudanças advindas da reforma trabalhista. “Na verdade, quem está perdendo são os trabalhadores terceirizados das empresas caloteiras, principalmente aqui na Bahia, onde existem inúmeros processos na Justiça do Trabalho. 

8. O mais preocupante agora é que além do calote das empresas, os trabalhadores serão penalizados com a ideia do novo Governo de querer retirar o Poder da Justiça do Trabalho. Os processos que já existem e estão ajuizados serão difíceis do trabalhador perder, mas existe um alerta para os próximos processos”, salienta a sindicalista.

9. Forjado no movimento sindical, Suíca corrobora com Ana Angélica e pede que os trabalhadores unam força para lutar por direitos. Ele salienta que, “agora, mais do que nunca, os sindicatos precisam manter o diálogo com os seus filiados e se organizarem de forma mais ativa”. 

10. O edil petista diz que isso é a mola propulsora para a organização. “Por conta disso, o SindilimpBA conclama os trabalhadores, principalmente, os terceirizados para que procurem o sindicato para se filiar para que a entidade se fortaleça e continue defendendo os seus direitos”.

11. Por meio do Edital 003/2019, a Uesb abre seleção para prestadores de serviço que atuarão no desenvolvimento de atividades técnico-administrativas, nos três campi. Os interessados serão contratados para as funções temporárias de Técnico de Nível Superior e Técnico de Nível Médio.

12. As vagas são para arquiteto, bibliotecário, enfermeiro, engenheiro, fisioterapeuta, programador, psicólogo e técnico em Eletrônica, com carga horária de 40 horas; e assistente social, com carga horária de 30 horas.

13. As inscrições serão realizadas de 14 a 25 de janeiro, exclusivamente, na Gerência de Recursos Humanos e Coordenações de Recursos Humanos de cada campus, das 9 às 11 horas e de 14 às 17 horas, mediante apresentação dos documentos listados no Edital. O processo seletivo acontecerá por análise curricular, obedecendo o barema disponível.

14. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (77) 3424-8612, em Vitória da Conquista; (73) 3528-9620, em Jequié; e (77) 3261-8456, em Itapetinga.

15. “Acima das pessoas, nós estamos abertos para estabelecer todas as parcerias que forem necessárias para o desenvolvimento de Feira de Santana”, afirmou o prefeito Colbert Martins Filho, ao discursar durante solenidade em que o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para as obras de ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade, na manhã desta sexta-feira, 11.

16. A obra, orçada em R$ 36 milhões, está prevista para ser entregue em janeiro de 2020. O HGCA 2, como vem sendo chamado pelo Governo do Estado, terá uma estrutura similar ao Hospital Geral do Estado, em Salvador, e ao Hospital Prado Valadares, em Jequié.

17. O equipamento foi planejado com três pavimentos anexos ao edifício antigo, com setor de Bioimagem contando com dois tomógrafos, Raios-X, Ecocardiograma e Doppler.  O Hospital também vai contar com Centro de Hemorragia Digestiva, uma nova unidade de UTI adulto com 40 leitos, e Centro Cirúrgico com 11 salas de cirurgia, uma central de material e esterilização.

18. Em discurso, o governador afirmou que “o novo Clériston Andrade vai reunir as áreas mais nobres do Complexo de Saúde, e passa a ser o maior e mais complexo hospital do interior do Estado, ficando apenas atrás do Hospital Roberto Santos, em Salvador”.

19. Além de distribuição de ambulância para cidades da região, Rui Costa  também autorizou  a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênios com 53 cooperativas, no âmbito do Programa Bahia Produtiva (edital Alianças Produtivas). 

20. Os convênios vão beneficiar mais de 150 associações, em 117 municípios. Serão ainda firmados outros cinco convênios do Bahia Produtiva, sendo quatro na área de Qualificação Agroindústrias e um relativo a projetos socioambientais quilombolas.

21. O ato contou com as presenças de secretários estaduais, parlamentares com assento nas três esferas do Legislativo, e prefeitos de várias regiões. 

22. A vereadora Ireuda Silva (PRB), que assumirá a partir de fevereiro a Presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, reforça a importância de as vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores. Na semana passada, segundo dados da polícia, 175 mulheres procuraram delegacias especializadas em Salvador para prestar queixa.

23. “Sabemos que tomar uma atitude é muito mais difícil do que falar, já que as vítimas de violência vivem em um estado de ameaça e de medo constantes. Mas denunciar e procurar ajuda é a melhor maneira de pôr fim a situações tão degradantes”, afirma Ireuda.

24. Recentemente, a vereadora Ireuda apresentou um projeto de lei, ainda em tramitação na Casa, para obrigar os agressores a arcarem com o tratamento das vítimas. “A obrigação de reparar o dano causado às vítimas é do agressor, que hoje é apenas responsabilizado no âmbito penal”, argumenta a vereadora, ressaltando que Salvador é líder em casos de violência física contra mulheres no Nordeste.