Política

TRE diploma eleitos na Bahia em solenidade no Teatro Castro Alves

Com informações Ascom ALBA
da Redação , Salvador | 18/12/2018 às 12:14
Solenidade no TCA
Foto: ALBA
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na tarde de ontem (17), sessão solene de diplomação dos candidatos eleitos em outubro último. A solenidade foi realizada no sala principal do Teatro Castro Alves e no total foram diplomados 142 candidatos.

A sessão foi aberta pelo presidente do TRE, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que em seu discurso de abertura falou sobre o privilégio de conduzir as eleições gerais no estado. “Hoje entregamos ao povo baiano o resultado desse trabalho”, disse. A diplomação dos eleitos e suplentes é o último ato oficial do processo eleitoral.

A solenidade contou com a participação do Quinteto Madeira de Vento do Neojibá. Logo após o discurso, o presidente do TRE iniciou a diplomação, primeiro pelo governador Rui Costa e o vice João Leão. Na sequência, foram diplomados os dois senadores eleitos, Angelo Coronel e Jaques Wagner, e os quatro suplentes de senadores. 

O evento continuou, sendo chamados, um a um, os 39 deputados federais e mais 16 suplentes, que receberam seus respectivos diplomas. O presidente do TRE, quebrando o protocolo, sorteou um dos federais eleitos para proferir discurso de agradecimento em nome dos colegas. O sorteado foi Cacá Leão, que ressaltou a importância do mandato em um momento de mudança no Brasil. “Nós somos instrumentos dessa mudança e, por Deus e pelos baianos, vamos trabalhar para bem representar o nosso Estado”, afirmou.

Logo depois, começou a solenidade de entrega dos 63 diplomas dos deputados estaduais eleitos e 16 suplentes. Para agradecer em nome dos estaduais foi sorteado inicialmente Sandro Régis, mas, como não se encontrava mais no plenário, o novo sorteado foi Rosemberg Pìnto, que disse ser uma alegria muito grande “passar nesse vestibular”.

Segundo o petista, reeleito para um novo mandato, “alguns deputados que não conseguiram a reeleição farão falta na Casa, sobretudo pela qualidade do debate político, mas não tenho dúvida que esse novo Legislativo, que chega respaldado pelo povo baiano, saberá conduzir os trabalhos para confirmar a Bahia como exemplo de gestão pública”, finalizou Rosemberg.