Política

‘Caminhando para isso’, diz Neto sobre apoio formal do DEM a Bolsonaro

O deputado Elmar Nascimento será o lider do DEM na Câmara Federal
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/12/2018 às 20:29
A cúpula do DEM com Bolsonaro
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O presidente nacional do DEM, ACM Neto, sinalizou nesta 3ª feira (12.dez.2018) uma tendência de o partido integrar oficialmente a base de apoio, como é chamado o conjunto de siglas que dão sustentação ao governo. “As coisas estão caminhando para isso [entrar na base]”, disse o prefeito de Salvador.

   2. Com três ministros escalados para o futuro governo, o DEM - partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ) - está a um passo de integrar a base aliada da administração de Jair Bolsonaro no Congresso. Em reunião nesta quarta-feira, 12, com o presidente eleito, a bancada do DEM ouviu de Bolsonaro o pedido de apoio e deverá formalizar o aval durante encontro da Executiva Nacional, em janeiro de 2019.

   3. Candidato a novo mandato à frente da Câmara, Maia não compareceu à conversa desta quarta, na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde fica a equipe de transição, mas a cúpula do partido espera que, ao indicar a adesão a Bolsonaro, obtenha ao menos a neutralidade do governo na disputa da Câmara.

                                                                  *****
  4. O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal divulgou uma nota de repúdio às ofensas e agressões sofridas pelos profissionais de imprensa que estiveram hoje, 12, em Abadiânia, cobrindo a primeira aparição pública do médium João de Deus após as denúncias de abuso sexual. 

  5. No documento, o sindicato pede serenidade à população e proteção das forças de segurança. Durante o atendimento de João de Deus na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, jornalistas foram xingado de "urubus" e agredidos com socos e pontapés por seguidores do médium.

   6. O sindicato esclarece que as equipes de imprensa estiveram no local a trabalho, mostrando o dia a dia da Casa Dom Inácio, e que o médium falou com os jornalistas durante sua chegada ao local. 

  7. O deputado Elmar Nascimento será o líder do DEM na Câmara em 2019. A decisão acaba de ser tomada. Reeleito para seu segundo mandato em outubro último, ele assumirá no lugar de Rodrigo Garcia, que será vice-governador de São Paulo. Elmar é o atual presidente do Conselho de Ética da Câmara. “No campo político, o ano de 2019 será desafiador. 

   8. Caberá ao Parlamento conhecer, debater e votar matérias voltadas para o ajuste fiscal, as reformas estruturais e as propostas para geração de empregos e renda”, disse o novo líder, ao salientar que “vamos priorizar também a continuidade de votação de matérias essenciais para a segurança pública, tema que o resultado das eleições mostrou ser muito importante para os brasileiros”. 

   9. Nesta quarta-feira (12/12), a partir das 22h, a Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco) será interditada no trecho da Passarela das Flores (Maxxi) para a troca do piso no vão central do equipamento. A passarela, que é utilizada em média por duas mil pessoas/dia, chega a ultima etapa da reforma iniciada há cinco meses.

  10. Para as obras de revitalização do equipamento foi adotado um cronograma mais longo para evitar a interdição da via nas etapas anteriores. “Optamos por um andamento da obra por etapas para não precisar interditar, evitando transtornos para as pessoas que utilizam o equipamento diariamente”, explica o secretário de infraestrutura, Vidigal Cafezeiro.

   11. Os motoristas que seguem no sentido Litoral têm a opção de utilizar a avenida Beira Rio a partir da Associação dos Funcionários Públicos (AFPEB). Para os que transitam no sentido capital a opção é desviar pela Rua Gerino de Souza Filho. Equipes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Obras Públicas (SETTOP) estarão no local para orientar motoristas e pedestres.

   12. A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), foi uma das entidades participantes do MP Cidadania. Promovido pelo Ministério Público (MP-BA), o evento disponibilizou diversos serviços gratuitos aos cidadãos durante toda esta quarta-feira (12), na Estação da Lapa, com vistas a desburocratizar os atendimentos.

   13. No estande da Codecon, os cidadãos puderam ter acesso à orientação jurídica e de cálculo de débitos aos consumidores. Estes serviços já são ofertados de forma contínua à população através do Setor de Cálculo da Diretoria, que fica na Rua Chile, número 3, Centro. 

   14. Até o fim de agosto deste ano, o órgão realizou 1.841 cálculos. O procedimento pode ser efetuado gratuitamente e é oferecido para que os cidadãos possam recorrer junto às empresas credoras os valores das dívidas que forem abusivos.

   15. Segundo o diretor da Codecon, Alexandre Lopes, o evento foi de extrema importância para facilitar o acesso dos soteropolitanos aos serviços, já que a Estação da Lapa possui um fluxo alto de transeuntes.  "Muito importante, em conjunto com o Ministério Público e diversos outros órgãos, contribuirmos para o bem estar social, assegurando que os direitos dos cidadãos sejam respeitados", pontuou.

   16. Uma jovem de 18 anos foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no bairro do Imbuí em Salvador, no final da tarde de terça-feira (11).

   17. Policiais militares da Operação Apolo realizavam rondas de rotina na Rua das Patativas, onde abordou três indivíduos em atitude suspeita. Com a jovem a PM apreendeu uma pistola calibre 40, numeração adulterada, alimentada e carregada com 11 cartuchos, sendo presa em flagrante delito.

   18. Com o colega dela, de 19 anos, os policiais apreenderam uma porção de maconha e ele confessou que era para consumo próprio. Já o terceiro integrante do grupo, de 18 anos, também foi levado para a delegacia. Os três foram conduzidos para a Central de Flagrantes.

   19. É tempo de medalhas. A Policia Civil da Bahia medalhou várias autoridades.

   20. Na prática, todo governo é igual. Hoje, a Assembleia amanheceu cercada por veiculos da PM e homens armados.