Política

SERVIDORES DO ESTADO PROTESTARAM CONTRA REFORMA DE RUI E INVADEM ALBA

Faltaram planejamento e segurança para que os deputados pudessem atuar
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/12/2018 às 18:27
Pela primeira vez o plenário da Casa foi invadido pelos servidores
Foto: A TARDE
  A Assembleia Legislativa ficou sem controle e sem segurança para os deputados. Os servidores estaduais invadiram o saguão e o plenário da Casa - pela primeira vez há invasão ao pleno - por volta das 14h55 da tarde desta terça-feira, 11, em protesto contra a reforma administrativa encaminhada pelo governador Rui Costa (PT). 

   A manifestação que se iniciou ontem com os fazendários ocupando o saguão e teve seu ápice hoje, data da votação do PL do Executivo que aumenta a alíquota previdenciária de 12 para 14%, contou com a participação de representantes de vários sindicatos, adormecido até então no governo Rui, e que agora acordaram para a real.

   Por causa do portesto, os deputados suspenderam a sessão temporariamente, mas, os servidores dizem que não sairão do plenário. O impasse está criado. No governo Wagner, servidores ficaram vários meses ocupando o saguão da Casa, na gestão de Marcelo Nilo,  porém respeitaram o plenário. Desta feita a invasão foi geral e faltou segurança.

  Segundo o coordenador geral APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Rui Oliveira, os manifestantes estão aguardando uma posição do governo. Ainda conforme ele, o movimento quer tirar o projeto da pauta.