Política

Comissão de Finanças da CMS confirma dia 29 para emendas à LDO 2019

CMS vai comemorar o 2 de Julho com palestra do professor Ricardo Carvalho
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 21/06/2018 às 22:01
CMS: muita história para contar
Foto: Reginaldo Ipê

Até o próximo dia 29, às 16 horas, podem ser encaminhadas emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019, que está tramitando na Câmara de Salvador. O prazo foi estabelecido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da CMS e confirmada na audiência pública, promovida pelo colegiado na última terça-feira, 19.

A proposta do Executivo Municipal, prevê receita total de R$ 7,7 bilhões, o que corresponde a um aumento de 5% em relação ao orçamento de 2018. Também são projetados investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão, o que equivale a um crescimento de 4% em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 e representa 15,2% do total da receita estimada.

2 de Julho com palestra

Já no dia 12 de julho, o Legislativo soteropolitano vai homenagear a Independência da Bahia com uma programação didática e cultural. Em evento coordenado pelo Memorial da Casa, alunos de escolas públicas da cidade vão participar da atividade “História e Estórias da Bahia: o 2 de Julho e a Formação da Nossa Identidade”, no Centro de Cultura, a partir das 9 horas.

Os jovens assistirão a uma palestra do professor de História Ricardo Carvalho, com destaque para os personagens, locais e acontecimentos importantes da história do estado e de sua luta pela independência, que este ano completa 195 anos.

O evento tem ainda o objetivo de incentivar a interação das escolas com a Câmara através do Memorial. “Eventos como esse apresentam aos alunos novas ferramentas de educação que contribuem no processo de ensino e aprendizagem, preservando e valorizando da memória e da história do nosso estado”, disse o coordenador do Memorial, Gerson Guimarães.

Em sua apresentação, o professor vai contemplar o contexto social, político e econômico do 2 de Julho e suas representações no cenário atual. Ele é historiador, professor de História, documentarista, diretor de teatro e comunicador. Graduou-se em História pela Universidade Católica do Salvador em 1985 e já atuou como pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).