Política

Projeto Ver e Aprender doa óculos de grau a crianças com microcefalia

Programa tem como parceiros Sociedade de Oftalmologia da Bahia, Óticas Opção/Master Glasses, Secretaria Municipal de Educação, Clínica do Olho e o Instituto dos cegos da Bahia
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 15/06/2018 às 18:21
Cezar Leite: óculos para crianças com microcefalia
Foto: Reginaldo Ipê

Quarenta e nove crianças com microcefalia receberão, neste sábado, 16, óculos de grau ofertados pelo Projeto Ver e Aprender, idealizado pelo vereador e cirurgião vascular Cezar Leite (PSDB). O objetivo da iniciativa é promover a inclusão, através da redução das barreiras no aprendizado causadas pelo déficit da acuidade visual em crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e CMEIS.

Será a terceira edição do programa, que priorizou o atendimento a crianças com a Síndrome do Zika Vírus- microcefalia, em sua maioria oriundas da Associação Abraço. A proposta, lançada em conjunto com a médica Maria de Fátima Neri Góes (oftalmologista do Instituto dos Cegos da Bahia), tem como objetivo realizar mutirões para avaliações oftalmológicas por médicos voluntários e doação de óculos de grau em parceria com a iniciativa privada. O mutirão de exames foi realizado no início de abril, no Instituto de Cegos.

O projeto é coordenado pela enfermeira Ana Frantz Leite e pela odontóloga Andréa Nery. “O Ver e Aprender visa suprir uma necessidade ligada à saúde e que influencia diretamente no aprendizado e a evolução dos alunos nas escolas, consequentemente, comprometendo o futuro destas crianças. Com este objetivo e com ajuda de parceiros sensíveis à causa vamos executando esta missão com carinho e muita vontade de fazer um pouco mais por nossas crianças”, afirmou Ana.

A atividade tem como parceiros a Sociedade de Oftalmologia da Bahia (SOFBA), Óticas Opção/Master Glasses, Secretaria Municipal de Educação, Clínica do Olho e o Instituto dos cegos da Bahia. Além disso, o projeto conta com o apoio da ABM, empresas de lentes de contato, Óticas da Gente, médicos oftalmologistas voluntários, técnicos de saúde voluntários e clínicas privadas.