Política

Vereadores de Salvador são homenageados por instituições públicas

Leo Prates, Edvaldo Brito e Henrique Carballal foram distinguidos por suas atuações
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 19/04/2018 às 18:45
Carballal recebeu a Medalha Exército Brasileiro
Foto: Reginaldo Ipê

Além de prestar homenagens a personalidades, os vereadores de Salvador também são homenageados. O presidente do Legislativo Municipal, Leo Prates (DEM) e Edvaldo Brito (PSD) receberam título de sócio honorário do Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION), na celebração de seus 50 anos de fundação, em sua sede, no bairro de Ondina, na noite de quarta-feira, 18. A entidade atende atualmente 620 crianças e adolescentes com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências.

Também foi distinguido o ex-secretário de saúde do município, José Antônio Rodrigues Alves. A presidente do ION, Maria Dolores Carbita, mais conhecida como Dona Lola, disse que a homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados e parceria: “É um agradecimento por toda ajuda e dedicação deles à nossa causa”.

Oportunidades

“Com certeza é o maior prêmio que eu já recebi. Eu entrei na vida pública por pessoas como Dona Lola e Marizandra, que me convocaram para ajudar nessa luta e eu aceitei o desafio. Tenho muito orgulho desse trabalho que desenvolvemos juntos pelas crianças com deficiência da nossa cidade”, disse o democrata.

Ele destacou algumas vitórias dos portadores de necessidades especiais: “Nesses seis anos conseguimos juntos aprovar diversas leis, tivemos mais de R$10 milhões em investimento na melhoria dos passeios públicos, por meio do Programa Eu Curto Meu Passeio e a ampliação da relação da Secretaria Municipal de Saúde com esse público. Nos esforçamos muito para melhoria do atendimento das crianças com deficiência na rede de saúde municipal, mas sabemos que muito ainda precisa ser feito para dar condições de igualdade”.

“Limitações todos nós temos, o que nos diferencia são as oportunidades. Elas precisam ser estimuladas desde cedo e eu tenho certeza de que nesses 50 anos uma das instituições mais importantes e referência da inclusão foi o ION”, pontuou.

A luta continua

Edvaldo Brito disse que a luta continua para que o ION consiga ampliar suas instalações e incluir as mais de 100 crianças que estão na fila aguardando atendimento: “Dedico essa homenagem ao meu filho, deputado federal Antônio Brito, que foi quem me transferiu da atuação do Direito para a atuação filantrópica ativa, muitos anos atrás”.

“É uma obra de grande louvor. Eu comecei a me aproximar há 10 anos. Nós somos inspirados por meu filho, Marcelo, que faleceu aos dois anos, e era portador de deficiência. Estou muito feliz de estar aqui louvando essa casa e seu trabalho”, concluiu.

Medalha para Carballal

Outro legislador homenageado foi Henrique Carballal (PV), com a Medalha Exército Brasileiro, na manhã desta quinta-feira, 19, no 19º Batalhão de Caçadores, no Cabula, nas comemorações do Dia do Exército. Realizada pela 6ª Região Militar, a cerimônia foi presidida pelo comandante Militar do Nordeste, general de Exército Artur Costa Moura.

“É uma honra receber essa homenagem do Exército Brasileiro, uma das instituições com maior credibilidade entre a população. Isso demonstra o reconhecimento de nosso mandato, que está a serviço do povo”, disse o verde,

A Medalha Exército Brasileiro tem a finalidade de distinguir cidadãos e instituições que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. No evento, além do vereador Carballal, outras 21 pessoas foram condecoradas.

Ainda na solenidade pelos 370 anos do Exército Brasileiro, seis personalidades foram homenageadas com a Medalha da Ordem do Mérito Militar. Essa insígnia destaca militares e civis que tenham prestado notáveis serviços ao país e ao exercício da profissão.