Política

BARBOSA rebate NETO: Prefeito só se preocupa com segurança em festa

Segunda-feira (5), às 9h30, o governador Rui e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, acompanhados de secretários estaduais e diretores da CCR Metrô, inauguram a passarela do bairro Pernambués
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/02/2018 às 21:25
Mauricio Barbosa, secretário da Segurança Pública
Foto: SSP
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. COMO já havíamos previsto e comentado no último dia 30 com o artigo "Segurança é o calcanhar de Aquiles de Rui na campanha 2018", hoje, na reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Veredaores da capital o prefeito ACM Neto, provável candidato a governador pela oposição, disse que tem resolvido problemas complextos, exceto a segurança, específico do governo do Estado.

   2. Em resposta, o titular da Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP/BA), Maurício Teles Barbosa, rebateu as críticas e disse que: "Infelizmente, temos um prefeito que só se preocupa com segurança na hora da festa. A Prefeitura também tem a obrigação de trabalhar para garantir a segurança da população, mas ACM Neto não consegue nem manter as ruas da cidade iluminadas", disse Barbosa. 

   3. No evento, o prefeito declarou ter resolvido problemas complexos de Salvador, menos a segurança, que é uma "área limitada a lei, e, só piora".

   4. Ainda em resposta, Maurício afirmou que Neto "prefere fazer discurso político e festeiro ao invés de agradecer ao Governo pelos R$ 45 milhões investidos em segurança no Carnaval". Ou ele é ‘auto sustentável’ a ponto de bancar essa conta?”, questionou.

   5. Neto não quis ir a tréplica dentro da estratégia do seu marketing em só polemizar, se for o caso, com o chefe do executivo.
                                                                           *****
   6. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira, 1º, a abertura de novo inquérito contra o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-BA). Ele é suspeito de ter ameaçado e pressionado o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero. O pedido para a abertura foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em dezembro.

   7. Agora são quatro inquéritos que investigam o deputado no STF. O novo apura suposto crime de ameaça.

   8. Calero deixou o governo em novembro de 2016 após relatar pressão do ex-ministro e irmão de Lúcio, Geddel Vieira Lima (MDB-BA), para liberar, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), o licenciamento da obra do Empreendimento La Vue, em Salvador, no qual a família do deputado tinha participação.

   9. Na decisão, Fachin menciona que Lúcio teria supostamente ameaçado Calero por tornar públicas as relatadas pressões feitas por Geddel no caso.

   10. Lúcio ainda não se manifestou.

   11. Na segunda-feira (5), às 9h30, o governador Rui Costa e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, acompanhados de secretários estaduais e diretores da CCR Metrô Bahia, inauguram a passarela do bairro Pernambués, que liga a Estação Pernambués de metrô ao bairro e ao supermercado Makro.

   12. Em seguida, às 10h15, Rui, Moema e comitiva vão para Lauro de Freitas, onde inauguram o novo viaduto da Avenida 2 de Julho, que vai permitir o acesso da Estrada do Coco para o centro de Lauro Freitas, e também a movimentação no sentido contrário. O tráfego no local será aberto no mesmo dia. 

   13. Uma idosa de 81 anos morreu no final da tarde desta sexta-feira, 2, após a embarcação em que ela estava virar em alto mar na praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

   14. De acordo com o Centro Integrado de Comunicação das Polícias Civil e Militar (Cicom), Eunice de Cosme de Farias entregaria uma oferenda para Iemanjá, mas fortes ondas viraram a embarcação. Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu.

   15. Após vários problemas na atual gestão do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), mais um problema veio à tona, desta vez, com o transporte público. Concessionários do serviço rodoviário municipal entraram com processo na 4ª Vara da Fazenda Pública contra a prefeitura para devolver o serviço à mesma.

   16. Para o deputado Afonso Florence, "ACM Neto fez um contrato em que o povo paga aos ônibus e as empresas pagam a prefeitura. Com a chegada do Metrô, primeiro ele boicotou, depois tentou impedir a integração. Finalmente,  tentou fazer o Metrô pagar os ônibus, o governador botou ônibus refrigerado com Wi-Fi”.

   17. O parlamentar destaca ainda que “ACM Neto não cumpriu a promessa feita com os empresários porque Rui defendeu o povo. Agora, as empresas cobram a fatura. É muita incompetência!".

   18. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) finalizou, nesta semana, os serviços de adequação da infraestrutura das redes de água e esgoto para atender os circuitos do Carnaval de Salvador. As ligações provisórias de abastecimento de água são realizadas após a conclusão da montagem dos camarotes, módulos e containers sanitários.

   19.  Este ano, além dos camarotes, a empresa vai atender 42 postos da Polícia Civil; 30 postos da Polícia Militar; um do Detran; dois da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab); nove postos do Corpo de Bombeiros; 12 postos da Secretaria Municipal da Saúde; e 24 containers sanitários da Limpurb, além de duas ligações de alta pressão para lavagem de ruas. 

   20. A Embasa também abastece, em suas unidades operacionais do Garcia, Lucaia e da Bolandeira, os caminhões-pipa a serviço da Limpurb, que fazem a limpeza dos demais trechos por onde passa a folia momesca.

    21. A estrutura provisória também prevê limpeza, lavagem e inspeção das redes coletoras que perpassam os circuitos, além de vistorias nas ligações de esgoto realizadas pelos responsáveis por camarotes e postos de serviços públicos. Cestas com peneiras metálicas foram colocadas em 14 poços de visita que servirão de descarga para os trios elétricos, retendo objetos como latas, copos e garrafas, evitando entupimentos na rede. 

   22. Durante o período do Carnaval, a Embasa também disponibiliza equipes de plantão, com aproximadamente 40 colaboradores voltados diretamente para o atendimento de ocorrências nos três principais circuitos da festa.

  23. defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressou nesta sexta-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido para que ele não seja preso até a decisão definitiva sobre o processo em que foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, referente ao caso do triplex de Guarujá (SP).

   24. No habeas corpus, os advogados do ex-presidente querem que o pedido seja analisado diretamente pela Segunda Turma do STF e não primeiro pelo relator da Operação Lava Jato na Corte, Edson Fachin.

   25. Lula apela pro tapetão de todo jeito.