Política

PESQUISA DATAFOLHA: Lula mantém liderança com 34%; Bolsonaro 17%

Marina Silva (Rede) se lançou candidato neste sábado e tem 11%
Da Redação , Salvador | 02/12/2017 às 17:28
Lula se mantém na liderança
Foto:
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece na liderança da disputa presidencial de 2018. O levantamento também indica que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) se consolidou no segundo lugar, superando Marina Silva, anunciada neste sábado como pré-candidata da Rede, que até então aparecia tecnicamente empatada com o parlamentar.

Veja também

O ex-presidente Lula participou de reunião com lideranças petistas em São PauloLula diz que mercado promove 'terrorismo' contra a sua candidatura
O prefeito de São Paulo, João DoriaDoria defende que PSDB se una e não faça prévias para lançar Alckmin à Presidência em 2018
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, apresenta o título de eleitor digitalTSE lança título de eleitor digital, que poderá ser utilizado em 2018

Atrasada, obra de Monotrilho na Zona Sul de São Paulo será uma das beneficiadas por novo pedido de financiamento
De olho em 2018, Alckmin quer empréstimo de R$ 2,5 bi para obras atrasadas
Os cenários do levantamento foram alterados e, por isso, só é possível fazer comparações com pesquisas anteriores nas simulações de intenções de voto espontâneo no primeiro turno e estimuladas sobre prováveis segundos turnos. No primeiro caso, Lula surge com 17% das citações e Bolsonaro, com 11%. Todos os outros pontuam de 1% para baixo. O "ninguém" tem 19% e não sabem afirmar em que candidato votariam, 46%.

Em todos os cenários estimulados, Lula também aparece em primeiro lugar, com intenções de voto que variam entre 34% e 37%, dependendo dos possíveis candidatos citados. No que apresenta o maior número de nomes, Lula aparece com 34% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 17%. Marina aparece com 9%, tecnicamente empatada com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e com Ciro Gomes (PDT), ambos com 6%. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa soma 5%. As intenções de voto em branco e nulo chegam a 12%.

Na simulação em que Alckmin é substituído pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), o tucano soma 5% das intenções de voto. Os demais candidatos têm desepenho semelhante.

Lula ganha em todos os cenários de segundo turno e ampliou em quatro pontos percentuais sua vantagem, em comparação com setembro, em relação à disputa com Bolsonaro (51% a 33%), Alckmin (52% a 30%) e Marina (48% a 35%). Nos demais segundos turnos pesquisados, Alckmin e Ciro Gomes empatam tecnicamente, com 35% e 33% dos votos respectivamente, e Marina vence Bolsonaro, com 46% contra 32% dos votos.

PUBLICIDADE

A candidatura de Lula, no entanto, pode ser barrada, com a previsão de julgamento em segunda instância da sua condenação pelo juiz Sergio Moro no caso do tripléx no Guarujá. No principal cenário em que o ex-presidente não está na disputa, Bolsonaro lidera com 21%, seguido de Marina (16%) e Ciro Gomes (12%). Alckmin aparece com 9%, empatado com o senador Álvaro Dias (Podemos-PR). O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, um dos cotados para substituir Lula na disputa, soma 3% e empata tecnicamente com Manuela D'Ávila, já anunciada como pré-candidata do PCdoB. Sem Lula, as intenções de voto saltam para 28% e 30%.

A pesquisa foi divulgada pelo jornal "Folha de S. Paulo". O instituto fez 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.