Política

MNANGAGWA assume presidência do Zimbabué sem derramamento de sangue

Com informações do Herald
Da Redação , Salvador | 24/11/2017 às 10:05
Emmerson Mnangagwa
Foto: The Herald
  Emmerson Mnangagwa tomou posse como presidente interino do Zimbábue nesta sexta-feira (24) em cerimônia realizada na capital do país, Harare.

A transição encerra oficialmente os 37 anos de Robert Mugabe como líder do país, até então o único após a independência do Reino Unido.

Mnangagwa prestou juramento por volta das 11h45, no horário de Harare (7h45 em Brasília), diante de um estádio lotado. O político foi nomeado como presidente pelo partido governista, o Zanu-PF.
Zimbábue festeja posse do novo presidente, após Mugabe renunciar

"Eu, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, juro que como presidente da República do Zimbábue serei leal ao Zimbábue e obedecerei, respaldarei e defenderei a Constituição e todas as outras leis do Zimbábue", jurou.
 
PARTIDO ZANU-PF

O primeiro-secretário do Zanu-PF, Cde Emmerson Mnangagwa, será o chefe do Estado e do governo do país e o C
omandante-em-Chefe das Forças de Defesa do Zimbábue, com vários líderes Sadc aqui para testemunhar a ocasião.
 No aeroporto internacional RG Mugabe, três ministros do gabinete chegaram cedo para receber dignitários estrangeiros para a inauguração do atual presidente Cde Emmerson Mnangagwa. Os Ministros são os CDs Patrick Chinamasa, Kembo Mohadi e Lazarus Dokora.

Primeiro a chegar foi o ministro das telecomunicações e serviços postais da África do Sul Siyabonga Cwele.

Outros ministros do gabinete também estão aqui Cde Oppah Muchinguri e Nyasha Chikwanya.

 O presidente do Botsuana, Ian Khama, é o primeiro chefe de Estado a chegar. Ele diz que espera fortalecer as relações com o Zimbábue e sua nova administração. O presidente Khama foi seguido pelo presidente da Zâmbia, Edgar Lungu.

O presidente Lungu chegou na companhia do ex-presidente Kenneth Kaunda. O presidente Lungu salienta o modo como o Zimbabwe realizou sua transição, dizendo que mostra o crescimento da democracia no Zimbábue e a região da SADC em geral. A ex-presidente da Zâmbia, Rupiah Banda, também faz parte da delegação.

 O vice-presidente namibiano Nickey Iyambo chega liderando uma delegação que inclui os ex-presidentes Sam Nujoma. Também está chegando o presidente de Moçambique, Felipe Nyusi, que diz que Moçambique está com o povo do Zimbábue nesta transição.