Política

Vereadores aprovam instalação de auditório no restaurante do Senac

Ao todo 11 projeto de autoria dos vereadores foram aprovados na sessão
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 18/10/2017 às 19:20
Sessão desta quarta-feira
Foto: Antonio Queirós

Onze projetos de lei e de resolução apresentados pelos vereadores de Salvador foram aprovados na tarde desta quarta-feira, 18, pela Câmara Municipal. Entre eles a instalação do “Auditório Hélio Oliveira Vianna” no espaço onde hoje funciona o restaurante do Senac, na Rua Rui Barbosa, ao lado do anexo da CMS (Ed. Bahia Center), proposta de autoria do presidente do legislativo, Leo Prates (DEM).

Segundo o democrata o equipamento será usado prioritariamente para as aulas e treinamentos da Escola do Legislativo, que passará a se chamar Péricles Gusmão Régis (projeto de Marta Rodrigues, PT, aprovado também nesta tarde).

Outra matéria também aceita pelo plenário foi a criação do Dia Municipal de Combate à Exploração Sexual Internacional contra Mulheres, idealizada por Ireuda Silva (PRB). Segundo Aladilce Souza (PCdoB), presidente da Comissão de Defesa do Direitos da Mulheres, a medida “é fundamental na luta das mulheres contra a exploração”.

Todos os textos conseguiram unanimidade, à exceção da proposição que permite a pessoas com união estável homoafetiva se inscreverem, como entidade familiar, nos programas de habitação popular do Município. Votaram contra Cátia Rodrigues (PHS), Rogéria Santos (PRB), Alexandre Aleluia, Duda Sanches e Orlando Palhinha (DEM, Teo Senna e Isnard Araújo (PHS), Felipe Lucas (PMDB) e Ricardo Almeida (PSC).

Espaços de lazer

Também foi confirmado o programa “Espaço Domingo”, proposto por Leo Prates (DEM), estabelecendo a implantação de espaços comuns para a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer nas vias públicas da cidade. “A iniciativa possibilita a integração familiar e estimula hábitos saudáveis nesses locais, onde será possível fazer caminhadas, passear de bicicleta, andar de skate e patins”, disse o demista.

Conforme explicou a atividade será viabilizada por meio do fechamento parcial de ruas e avenidas aos domingos: “O projeto não gera despesas ao orçamento público nem prejuízo ao trânsito, uma vez que as vias não serão completamente interditadas. Além disso, a ação acontecerá apenas aos domingos, quando o fluxo de veículos é menor”. Os prováveis locais serão as avenidas Professor Magalhães Neto, ACM, Afrânio Peixoto (Suburbana) e Oceânica.

Câmara Itinerante em Plataforma

Na  próxima segunda-feira, 23, às 14h30min, será realizada a quarta edição da Câmara Itinerante, no Centro Cultural Plataforma (Praça São Braz), no subúrbio ferroviário. Até o final de 2018, outras seis sessões semelhantes serão realizadas, contemplando as dez prefeituras-bairro da cidade.