Política

JUSMARI OLIVEIRA assume SEDUR e fortalece Rui na região Oeste da BAHIA

Nomeação de Jusmari fortalece Rui na região Oeste do Estado e Fernando Torres vola a Brasília
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/09/2017 às 08:07
Jusmari Oliveira ex-prefeita de BARREIRAS
Foto: DIV
   O governador Rui Costa anunciou em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (21) que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado passa a ser comandada por Jusmari Oliveira. A nomeação está publicada no Diário Oficial desta quinta e a cerimônia de posse será nesta sexta-feira (22), às 15h, no Salão de Atos da Governadoria. 

Jusmari ocupa a vaga deixada por Fernando Torres que entregou ao governador uma carta de exoneração. Torres pediu para voltar pra Brasília e reassumir o mandato de deputado federal, cuidando de suas emendas parlamentares voltadas para Feira de Santana. 

O governador agradeceu os serviços prestados por Fernando Torres e disse que o convite feito a Jusmari fortalece a representatividade do interior do estado. 

A ex-prefeita de Barreiras disse que ficou muito honrada com o convite do governador. "Sei que este será um grande desafio e vou assumir com muita garra e vontade. Quero aprender muito com o governador neste momento. A cada dia ele corre mais", declarou Jusmari Oliveira.

AÇÃO NA JUSTIÇA

Uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com pedido liminar, foi ajuizada contra a ex-prefeita do município de Barreiras, Jusmari Terezinha Souza de Oliveira. O Banco do Brasil também foi acionado.

De acordo com o promotor de Justiça André Luís Fetal, que ajuizou a ação, entre os anos de 2009 e 2012, no mandato de Jusmari, houve pagamentos indevidos de tarifas bancárias em favor do banco com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“O promotor aponta que a então prefeita não poderia ter autorizado os pagamentos, pois estão em desacordo com as leis federais 9.394/96 e 11.494/07. O valor total dos recursos utilizado foi de R$ 38 mil e o montante atualizado a ser ressarcido ao Fundo chega hoje a aproximadamente R$ 65,4 mil”, diz texto publicado no site do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Ainda de acordo com o site do MP-BA, o promotor pede à Justiça “que determine, de forma liminar, a indisponibilidade dos bens dos acionados,

Ainda de acordo com o site do MP-BA, o promotor pede à Justiça “que determine, de forma liminar, a indisponibilidade dos bens dos acionados, com bloqueio de contas, e que, definitivamente, condene a ex-prefeita e o Banco do Brasil às penas previstas no  com bloqueio de contas, e que, definitivamente, condene a ex-prefeita e o Banco do Brasil às penas previstas na lei.

COMENTÁRIO DO BJÁ

 Desde que o deputado Fernardo Torres (PSD/Otto Alencar) foi a Brasília para votar a matéria referente a autorização da Câmara para que o STF julgasse Temer, o retorno de FT a Sedur era incerto. Sua gestão era apática e não acrescentava nada, politicamente.

 A nomeação de Jusmari tem um forte apelo político para o governador Rui Costa que fortalece seu nome para 2018, na região de Barreiras/Luis Eduardo Magalhães, onde Jusmari e Oziel Oliveira, são fortes, politicamente. Ainda assim representa um desgaste para o PSD de Otto que, na região, tem como principal liderança Antonio Menezes, cujo filho é deputado estadual, grupo que não se bica com Jusmari.