Política

Câmara de Salvador festeja os 25 anos do Instituto Cultural Steve Biko

Segundo Silvio Humberto os próximos desafios são a construção da nova sede e a criação da Faculdade Steve Biko
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 03/08/2017 às 19:23
Instituição comemorou 25 anos
Foto: Ascom CMS

Os 25 anos de fundação do Instituto Cultural Steve Biko foram comemorados na noite da segunda-feira passada, 31, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, por iniciativa do vereador e presidente de honra da instituição, Silvio Humberto. Compareceram mais de 200 convidados, entre alunos e ex-alunos, professores e ex-professores.

O evento contou com a presença de militantes ilustres do movimento negro baiano, como a socióloga e ouvidora da Defensoria Pública do Estado, Vilma Reis; a educadora e líder religiosa Valdina Pinto, Makota do Terreiro Nzo Onimboya; da também educadora e ex-aluna da instituição, Sueli Santana; e da atual secretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana.

As homenagens foram estendidas a professores e fundadores da entidade, que se manteve, ao longo de todos esses anos, com financiamento de empresas e organismos nacionais e internacionais. A coordenadora executiva da Steve Biko, Jucy Silva, rememorou o histórico do instituto, destacando a motivação para a criação do projeto: “Pensar em um curso pré-vestibular nos anos 90, antes da efetivação das políticas de cotas nas universidades, foi, certamente, uma inspiração dos nossos ancestrais”.

Construção de saberes

O diretor de Projetos Especiais da entidade, Lázaro Cunha, destacou a construção de saberes e de identidades promovido pela Biko, como a instituição é carinhosamente chamada: “Ao longo de todos esses anos, nós mais aprendemos do que ensinamos”. A defesa da educação também foi ressaltada por Valdina: “Para os negros, pouco importa qual a religião. Antes disso vem o racismo. Por isso, precisamos nos unir em torno da educação e do esclarecimento do nosso povo”.

Sílvio Humberto falou da alegria pela comemoração e do desafio que se coloca de agora em diante, com a construção da nova sede e a criação da Faculdade Steve Biko. Anunciou ainda a parceria com a designer baiana, Goya Lopes, que doará à Biko estampas exclusivas para confecção de produtos que serão utilizados na arrecadação de recursos para a instituição.

A comemoração teve recital de poesia com as poetas Maiara Silva e Joyce Melo, integrantes do Grupo Ágape e Sarau da Onça e prosseguiu com a premiação dos alunos vencedores do concurso de redação ‘Esta Cidade Não se Deixa Ser de Oxum’, promovido pelos professores do Instituto.