Política

Marta Rodrigues aprova inquérito do MP para investigar obras da Barra

Denúncia de irregularidade foi feita por um ex-executivo da Odebrecht na Operação Lava Jato
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 21/06/2017 às 18:55
Marta: população tem o direito de saber
Foto: Ascom da vereadora

A instauração de inquérito, por parte do Ministério Público da Bahia, para apurar a denúncia de irregularidades nas obras de requalificação da Barra, foi bem considerada pela vereadora Marta Rodrigues (PT), nessa terça-feira, 20, como um importante passo para o esclarecimento do assunto.

Para ela “a população não pode ficar sem respostas em relação ao que está diretamente relacionada a ela, como qualquer obra de requalificação que seja utilizada verba pública. Denúncias dessa natureza precisam ser investigadas”.

O ilícito foi apontado na delação premiada do ex-executivo da Odebrecht, André Vital, na Operação Lava Jato. Segundo ele houve irregularidades na licitação da obra, tendo sido entregue R$ 1,8 milhão em dinheiro vivo a um representante do prefeito ACM Neto em 2012, antes da eleição municipal.

Na opinião da petista as informações corroboram o que moradores da Barra já vinham reclamando: falta de compromisso com o projeto original apresentado pela prefeitura de Salvador, inclusive, por meio de stands disponibilizados no bairro aos transeuntes. “Uma obra que custou cerca de R$ 60 milhões mas não contemplou pontos prometidos no projeto merece uma investigação”, destacou.

Em documento entregue aos vereadores pela associação Amabarra, em sessão itinerante da Câmara, no dia 27 de março, moradores alegam que o prefeito prometeu no projeto original, cabeamento e embutimento de fios elétricos, arborização e paisagismo, resolução para o problema de esgotos nas praias, valorização do comércio, sistema de microdrenagem, dentre outros. “Basta passear no local para ver que nada do que foi prometido foi feito. O bairro enfrenta graves alagamentos, bueiros vivem entupidos, em dias de chuva presenciamos esgoto em direção à praia, árvores foram cortadas e acimentadas, jardins extintos. Tudo isso são indícios de irregularidades”, acrescentou a edil.

No dia 5 de junho, os deputados petistas Robinson Almeida e Afonso Florence protocolaram uma representação no MP-BA pedindo a investigação de suspeitas de favorecimento da Odebrecht na licitação das obras da Barra.