Política

Oposição na CMS vai pedir a MP-BA que investigue obras feitas na Barra

Cobrança dos oposicionistas se baseiam na delação premiada de ex-executivo da Odebrecht
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 25/04/2017 às 19:04
Trindade: investigação para a obra da Barra
Foto: LB

A apuração de possíveis irregularidades na execução das obras de remodelamento da Orla da Barra, em Salvador, será pedida pelos vereadores de oposição na Câmara Municipal. Foi o que anunciou o líder da bancada, José Trindade (PSL) durante a sessão ordinária dessa segunda-feira, 24. Marta Rodrigues (PT) e Hilton Coelho (PSOL) também se pronunciaram a respeito.

Eles se basearam na delação premiada do ex-executivo da Odebrecht, André Vital, segundo o qual teria havido irregularidades durante o processo licitatório do projeto. Trindade afirmou que vai acionar o Ministério Público da Bahia para que também ajude na investigação da denúncia: “É uma situação muito grave que precisa ser apurada”.

Hilton se queixou ainda da falta de destaque dado à notícia pelos veículos de comunicação: “É incrível como ninguém fala nada. É de assustar. Não saiu em lugar nenhum”.

Apoio à greve geral

Ainda entre a oposição o petista Luiz Carlos Suíca declarou apoio à greve geral, anunciada para a próxima sexta-feira, 28. Em sua opinião “já passou um ano do impedimento da presidente eleita Dilma Rousseff e a tomada do poder foi só o início do desmonte do Estado Brasileiro, que antes se voltava para as políticas públicas de transferência de renda e inserção socioeconômica e hoje segue valorizando o capital estrangeiro e as grandes corporações e multinacionais”.

A mobilização, segundo ele, deve mexer com o cenário político e social de diferentes municípios da Bahia, além da capital, sendo uma resposta da população contra o governo de Michel Temer. “Depois do golpe, o Congresso Nacional iniciou um processo que desmonta tudo que é benefício para o povo”, alerta.

Lista das caloteiras

O oposicionista entregou, durante reunião de sua bancada com o governador Rui Costa, na quarta-feira, 19, uma lista com os nomes das empresas terceirizadas que “aplicam calotes no governo da Bahia e deixam de pagar seus trabalhadores”.

Para Suíca é preciso debater essa questão para solucionar os atrasos salariais dos terceirizados do governo estadual: “Atuamos sempre em defesa da classe trabalhadora e aproveitamos essa oportunidade para entregar um levantamento de empresas que não são honestas com o governo e com trabalhadores e trabalhadoras, que vivem uma grande luta para a garantia dos direitos conquistados e merecidos pela sua mão de obra”.

Ele destacou ainda a atuação do Sindilimp-BA nas negociações com as empresas e a parceria com Rui: “Ele sabe que os sindicalistas estão exercendo seus direitos e o Sindilimp tem dado sua contribuição neste caso. Rui foi forjado nos movimentos sindicais e entende que o trabalhador precisa lutar pelos seus direitos. Tanto que ele mesmo já criticou, inúmeras vezes, os projetos”.