Política

COLOMBIA dá lição solidariedade a América Latina e em especial ao BR

Médica da Maternidade Referência José Maria de Magalhães foi demitida por faltar ao trabalho, mas ainda assim, alguns dos seus seguidores fizeram protesto e ameaçaram parar unidade
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/12/2016 às 19:29
Estádio de Medelin e a maior homenagem prestada a uma povo, a uma Nação
Foto: Globo
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A pergunta que muitos brasileiros faziam hoje era se nós seríamos capazes de praticar atos de solidaridade, amor, fraternidade, compaixão e outros adjetivos que queiram dar, praticados pela Colômbia em relação a tragédia que aconteceu com o time da Chapecoense, jornalistas e tripulação da Lamia. E muitos de nós duvidávamos que algum país da América Latina, dada as nossas divergências regionais, fosse capaz de praticar gestos tão sublimes.

   2. A Colômbia, através das autoridades do Estado de Antioqua e do seu povo, da direção do Nacional de Medelin, de profissionais da imprensa daquele país (a mestre de cerimônia no Estádio de Medlina foi a jornalista mais famosa da Colômbia) foram capazes. 

   3. E surpreenderam milhões de brasileiros, nós que estamos acostumados a olhar para nosso próprio umbigo e cantarmos nos estádios o refrão "Eu sou brasileiro com muito orgulho e muito amor", vaiarmos autoridades, pularmos sobre as cadeiras dos estádios e não respeitarmos ninguém. Há exceções.

   4. A Colômbia deu uma lição ao Brasil, a América Latina e até ao mundo, mesmno não sendo a Chape um Barcelona; nem um Flamengo, mas, olhando-se o lado humanitário, a vida das pessoas, a maioria dos mortos completamente desconhecida dos colombianos, salvo de alguns cronistas e apaixonados pelo futebol. Esse foi o gesto humanitário mais expressivo da América Latina - 40 mil pessoas num estádio e outros milhares nas ruas todas comovidas.

   5. Poderia dizer-se que a Colombia é um país traumatizado por uma guerra de guerrilha que dura decênios e já matou milhares de pessoas, agora, com acordo de paz entre as Farcs e o governo central, daí ser um povo sofrido. Medelin já foi uma das cidades mais violentas do mundo e conseguiu reduzir a violência a índices baixissimos com programas de repressão firmes, a tolerância que nunca adotamos, e outros no campo social. Medelin é a SP da Colômbia, hoje, em paz.

   6. Quem conhece a Colombia sabe da hoispitalidade do seu povo, da generosidade e da civilidade em relação aos nossos padrões de selvageria. Bogotá tem 8 milhões de habitantes e na grande Bogotá 10 milhões. Nos finais de semana não tem nem 1/5 dos homicidios que são praticados na Região Metropolitana de Salvador. 

   7. No 'Ligieirinho' de Bogotá (ônibus expresso copiado de Curitiba) que corta 40km da cidade de Norte a Sul há dezenas de passarelas e em nenhuma delas há camelôs e outros badulaques. E olhe que a pobreza lá é imensa. Em Bogotá, nos bairros da classe média alta e média-média os prédios não tem grades, nem as casas. Por aí se tira o nível de civilidade do Colombia. Aqui, quem tem casa, necessidade de cão de guarda e cerca elétrica.

  8. Daí que só aqueles que nunca foram a Colombia, que nunca andaram pelas ruas de Cartagena das Indias ou de Barranquilla 3 ou 4 horas da manhã, sem sobressaltos, nas áreas centrais e turisticas, sabe o que esse povo é capaz. Parabéns aos colobianos e que a genta possa aprenda essa lição neste papis de tanta currupção e violência.

   9. O Vitória, por exemplo, poderia sugerir ao Palmeiras manter o jogo no Barradão, só de forma simbólica. Os attletas entrariam em campo e as direções dos dois clubes faziam uma homenagem ao Chape. Não há clima para futebol nesse momento.
                                                                           *****
   10. É um equívoco achar que só a classe política está passando neste atual momento por grave crise ética. Esta semana a demissão de uma médica da Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, que pouco comparecia ao ambiente de trabalho e vivia viajando a Argentina, gerou estranha reação por parte de alguns funcionários da unidade, que ameaçaram até cruzar os braços, paralisando o atendimento à população. 

   11. Atitudes assim corroboram a insatisfação de parte significativa da sociedade que não quer ser conivente com quem acredita ser a dedicação profissional uma virtude descartável.

    12. Um pequeno grupo politico quer impor uma situação inusitda numa institução que preza pelo labor e pela eficiência.

   13. O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretária Nacional de Defesa Civil (Sedec), liberou recursos da ordem de R$ 500 mil para ações de combate e prevenção de incêndios na Chapada Diamantina. O montante foi indicado pela senadora Lídice da Mata, por meio de emenda parlamentar e será executado pelo Governo do Estado, via Superintendência da Defesa Civil.
 
   14. Com a verba, serão adquiridos equipamentos de rádio para implantação de um, sistema de comunicação de voz, bem como a realização de cursos de capacitação de brigadistas voluntários, para atuar na prevenção, controle e monitoramento de queimadas irregulares e incêndios florestais  na região. 
 
   15. De acordo com a senadora Lídice da Mata, a iniciativa prevê uma forte articulação entre os órgãos públicos e a sociedade civil para encontrar soluções viáveis capazes de diminuir  a incidência  dos focos de incêndios e assim combatê-los. “Mais 400 mil baianos de 24 municipios da Chapada Diamantina serão beneficiados”, explicou.

   16. Em seu primeiro mandato, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), eleito pela segunda vez pelos jornalistas que fazem a cobertura na Assembleia Legislativa com o Prêmio Destaque Parlamentar, agradece a honraria que ocorre anualmente e faz questão de elencar que, com isso, sua responsabilidade e estímulo só aumentam.  

   17. “Sem dúvida, me sinto lisonjeado pelo recebimento do prêmio, que faz com que eu me sinta ainda mais comprometido em aperfeiçoar e dar continuidade ao meu trabalho na Assembleia Legislativa. A responsabilidade só aumenta, mas vem acompanhada de muito estímulo", declarou o parlamentar, que é presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e  membro da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle.

   18. O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, parabeniza o deputado Adolfo Viana (PSDB) indicado pelos profissionais de imprensa como um dos parlamentares destaques da Assembleia Legislativa, nesse ano de 2016. 

   19. Segundo Imbassahy, o reconhecimento pelo bom desempenho tem sido uma marca dos tucanos e o deputado Adolfo Viana não tem fugido à regra, na sua dedicação e empenho no trato dos assuntos de interesse da Bahia e dos baianos. 

   20. “O deputado Adolfo Viana é um grande representante do PSDB no legislativo do nosso estado. Tem realizado um importante trabalho, e realmente vem se destacando, seja nas comissões, seja nas sessõ ;es no plenário, e em tudo o que diz respeito a atividade parlamentar, por isso se faz merecedor de tão significativa distinção conferida pela imprensa”, disse Imbassahy.  

   21. Cada qual puxa a brasa para sua sardinha.

   22. Segundo levantamento de O Globo, há 10.000 magistrados do Judiciário brasileiro ganhando acima do teto constitucional. Aí fica dificil fechar as contas deste país.

   23. Até o dia 20 de dezembro, Great Place to Work ® (GPTW), projeto que ranqueia as Melhores Empresas para Trabalhar, está com inscrições abertas. O projeto é realizado pelo Jornal Correio em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e convida todas as empresas baianas a participarem. As inscrições podem ser feitas através do site www.correio24horas.com.br/gptw.

   24. Na próxima segunda-feira (05), serão abertas as inscrições para eleger representantes que irão compor as cinco últimas vagas do Conselho Municipal da Juventude de Salvador. Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), na Subcoordenadoria da Juventude, na Rua Miguel Calmon, nº 28, Comércio, até o dia 07.  
 
   25. A eleição, que acontece no dia 20 de dezembro, faz parte da segunda etapa do Encontro Municipal de Movimentos da Juventude e tem como objetivo compor os seguintes segmentos: Religioso juvenil, Igualdade Racial, Jovens mulheres, Estudantil Secundarista e Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.

   26. O caminho de Renan tá parecendo igual a trilha de Cunha.

   27. Marcelo Nilo diz que está confiante em sua 6ª vitória para ser presidente da Assembleia. Entrará no "Guiness".

   28. O vereador Paulo Câmara (PSDB), presidente da Câmara de Salvador, foi fritado por ACM Neto, em sua reeleição. Agora, acenam para ele com a titularidade de uma secretaria. Se aceitar, coitado, vai cair numa segunda frigideira. Quente.

   29. A PMS lançou o Réveillon, mas, não revelou quanto vai custar a infra-estrutura: palcos, limpeza, saúde, trânsito, etc. Cinco dias de festas com multidões ponha ai um capilé enorme. E o prefeito disse ontem que vai economizar R$100 milhões em 2017. 

   30. Aids: Entre os pacientes atendidos no Hospital Couto Maia, a maioria mora na capital baiana. Cerca de 80% são de Salvador, 10% do interior e 10% da Região Metropolitana.

   31. Na manhã de quarta-feira (30), a Comissão de Reparação da Câmara realizou uma audiência pública que debateu o tema “Racismo Ambiental: Saneamento dos empreendimentos urbanos na Bacia do Ipitanga 1”. O evento foi promovido em parceria com o Coletivo A-Cor-Dar, e aconteceu no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras.

   32. Emilio Odebrecht e o filho Marcelo assinaram o acordo de delação premiada. Agora é que vem miséria.