Política

SALVEM AS FESTAS populares de Salvador enquanto é tempo para isso (TF)

Catorze unidades de atendimento do SAC na capital e interior do estado, além das três carretas do SAC Móvel, terão seu funcionamento modificado nos próximos dias
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/12/2014 às 19:30
Somente a fé do povo tem mantido algumas festas populares vivas
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As festas populares de ruas de Salvador veem perdendo força ao longo dos anos (deveria ser ao contrário) e isso é péssimo para o turismo, uma vez que eram os principais atrativos da capital baiana, começando com São Nicodemus, no cais, e terminando no Carnaval. Delas, as únicas que se mantém com força são a de Santa Bárbara, que aconteceu hoje; a de Yemanjá, que acontece a 2 de fevereiro; e o Carnaval, que tem data móvel.

   2. Por interesses comerciais o Carnaval se sobressai sobre as demais, o que sempre foi assim ao longo da história, porém, não com essa dimensão que se tem nos últimos anos. O Carnaval, em sí, deixou de ser uma festa da cultura popular por essência, e passou a representar um misto de popular e da elite. É verdade, também, que sempre foi assim, historicamente. Acontece, que além dessa dualidade popular/elite acrescentou nos últimos decênios o ingrediente mercantilista e se transformou num grande negócio para blocos, empresários, empresas, prestadores de serviços, veículos de comunicação e assim por diante.

   3. Mudar esse esquemão do Carnaval, nem pensar. Todo ano se fazem seminários, encontros, tertúlias, mas, não dão em nada. Continua a mesma ação mercantil, pior do que a Companhia das Índias Ocidentais, e tem muita gente gostando, porque ganha muito dinheiro. Ou pelo menos, uma minoria que controla dos blocos afros, aos blocos com trios, aos camarotes e assim por diante.

   4. As festas populares foram perdendo força com o aumento da violência, as mudanças de hábitos da população e vai sobrevivendo como pode. Algumas dessas manifestações populares, como a de Santa Bárbara, hoje, resistente peça força da fé do povo-de-santo e outros baianos, mesmo assim, sobrevive aos trancos e barrancos, quase sempre sem dinheiro pra fazer o caruru, sem apoios, com dois dos mercados - Santa Bárbara e São Miguel - decadentes. 

   5. No governo Wagner chegou-se a falar numa reforma do São Miguel e até numa passarela que alcançaria o Pelourinho, mas, nada foi feito.

   6. A festa da Conceição da Praia, 8 de dezembro, praticamente se resume a missa e a procissão. Aquela festa que havia, antigamente, com parque de diversão, barracas estilizadas, vendas de frutas, samba-de-roda, acabou. Santa Luzia, com igreja recuperada, vive numa decadência de dar pena. A festa da Boa Viagem, salvo a procissão de Senhor dos Navegantes, aquela festança da praça que movimentava o reveillon popular da cidade baixa, mingou. Lapinha, se arrasta. Pituba e sua lavagem, que já foi uma grande festa, derreteram.

   7. Yemanjá, também pela força da fé, sobrevive e bem. Se o poder público não atrapalhar porque a cada ano inventa uma proibição, se mantém como uma das mais ativas no plano religioso. Como festa de largo, à noite, a violência destruiu. A lavagem de Itapuã tem que ir com couraça diante da violência. A cada ano declina mais. Resta-nos, como venda de produto turístico, o Carnaval, e só.

   8. Vender festas populares é um grande negócio turístico. A Espanha vende bem, tanto em San Firmino como em Barcelona, La Mercê; New Orleans vende o Mardi Gras; Barranquila vende bem seu Carná; Lisboa aprendeu a vender reveillon de rua e até a Ilha da Madeira idem. O Rio é quem melhor vende o Carnaval e o reveillon.

   9. Felizmente, a Prefeitura de Salvador, nos últimos anos, desde Imbassahy, vem organizando melhor o reveillon de rua. É isso, as festas populares, precisam de um empurrão para sobreviverem como manifestação da cultura popular e como produto turístico, senão, daqui a pouco ficaremos só com o Carnaval camarotizado. 
                                                                  ************
  10. A Prefeitura entrega neste sábado (06) duas intervenções que irão melhorar o fluxo de veículos e dar mais segurança aos usuários do transporte público na orla e na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô). Na Avenida Otávio Mangabeira, em frente ao Sesc Piatã, sentido Pituba, a Transalvador vai inaugurar uma baia com capacidade de parada simultânea para até oito ônibus. 

   11. No Bonocô, no final da avenida, no sentido Iguatemi, o ponto de ônibus será deslocado da altura da passarela para mais próximo do Posto Mataripe, também numa nova baia para evitar que os ônibus parem na pista. 

   12. A baia em frente ao Sesc Piatã fica em um dos pontos mais movimentados da via e, de acordo com Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador, a medida trará mais segurança e conforto ao embarque e desembarque de passageiros. “O período de fluxo maior é justamente o verão, que se aproxima. E, além do benefício para banhistas, a baia também garantirá maior fluidez ao tráfego da via, já que a libera para a passagem dos demais veículos".

   13. O deputado federal eleito João Carlos Bacelar (PTN) vai atuar no bloco parlamentar Renovação, que reúne PTN, PSL, PTC, PSDC, PT do B, PMN e PRP. O bloco foi criado oficialmente nesta quinta-feira (4), em Brasília, e é formado por 16 deputados federais eleitos, que terão uma postura de independência no diálogo com o governo e a oposição. " Nosso trabalho será em sintonia com as mudanças que a sociedade brasileira cobra dos políticos", ressaltou Bacelar.

   14. Brincadeira! A Secopa - Secretaria da Copa do Mundo da Bahia - anuncia que ainda vai fazer um fórum.

   15. As Centrais Sindicais CUT, CTB, UGT, Força Sindical, Inter Sindical, Nova Central, se reuniram na tarde desta quarta-feira (03/12), no Hotel Golden Park – Av. Manoel Dias da Silva, 979 – Pituba-, com a direção do Partido dos Trabalhadores da Bahia, para ajustar os detalhes da Marcha Popular na capital baiana.

   16. A Reunião da Coordenação da Marcha Popular por mais Direitos e mais Reformas irá deliberar as ações que serão desenvolvidas para garantir o maior número de pessoas possível na atividade que será realizada no próximo dia 10/12, às 14 horas do Campo Grande a Praça da Sé, em Salvador.

   17. O vereador Marcell Moraes quer acabar com os populares bozós. Santo pai!

   18. Catorze unidades de atendimento do SAC na capital e interior do estado, além das três carretas do SAC Móvel, terão seu funcionamento modificado nos próximos dias. Na segunda-feira (8), data em que se comemora o feriado de Nossa Senhora da Conceição, todos os dez postos da capital estarão fechados. 

   19. No interior, três unidades de atendimento também estarão fechadas: o posto SAC de Jacobina e os Pontos Cidadão de Olindina e Inhambupe. Ainda na próxima semana, o Ponto Cidadão de Coaraci terá o atendimento suspenso na sexta-feira (12).

   20. No sábado (13), quatro postos da rede SAC em Salvador estarão fechados. A parada é em função da indisponibilidade temporária do sistema DataCenter Prodeb, utilizado nos postos SAC e em outros órgãos do Estado, manobra necessária para sua modernização. Na data, estarão fechados as unidades do Barra, Bela Vista, Shopping Paralela e Salvador Shopping. A modernização do Data Center Prodeb irá prover maior segurança aos dados e informações do Governo da Bahia. 

   21. Para avaliar as ações do ano de 2014, bem como encaminhamento de novas ideias, a presidente do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Andrea Mendonça, convocou reunião com 12 membros do Conselho, eleitos no início da sua gestão, para a próxima quinta-feira (18), na sede da Fundação.

   22. A Prefeitura prorrogou o prazo para solicitação do parcelamento de dívidas de ambulantes com a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop). Agora, eles têm até o dia 19 de dezembro para aderir ao Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), sendo que o prazo anterior foi marcado para 31 de outubro. 

   23. A medida, que beneficia também os permissionários de feiras e mercados, integra uma série de ações que a administração tem adotado para incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios.

   24. O parcelamento reaberto em setembro é válido para contribuintes que contraíram débito com a Semop até 31 de dezembro de 2012. Ele atinge quem está devendo a Taxa de Licença para Exploração de Atividades em Logradouros Públicos (TLP), que pode ser parcelada em até 120 meses, com desconto de 100% dos juros de mora, independentemente do prazo de pagamento, e redução de até 75% no valor das multas para quitação à vista.

   25. Mais 188 profissionais foram convocados para exercerem suas funções na Secretaria Municipal de Educação (Smed). A publicação do Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (4) traz o aviso de convocação de 117 professores da educação infantil, 15 de filosofia, dez de música, quatro de dança, nove de artes plásticas, oito de teatro, 24 de ciências sociais, além de uma pessoa com deficiência.

   26. Os chamados devem comparecer, no prazo de 30 dias a partir da data da publicação, à Secretaria de Gestão (Semge), na Av. Vale dos Barris, nº 125, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, para comprovar a habilitação técnica exigida em edital e agendar a avaliação médica, realizada de acordo com a data de comparecimento do candidato. 

   27. A avaliação psicológica será publicada no DOM pela Coordenadoria Central de Inspeção, Medicina e Segurança do Trabalho (CIS), informando data, horário e local que será realizada, independentemente do candidato já ter se submetido à avaliação médica na CIS.

   28. Acontece amanhã (5), às 16h30min, em Bom Jesus da Lapa, a inauguração da nova agência do INSS do município. A obra é fruto de  emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia (SD/BA) e de uma parceria com o ministro Garibaldi Alves, da Previdência Social. “ Essa é uma antiga reivindicação do povo lapense, que agora conta com um prédio com instalações novas e equipamentos modernos para atendimento digno ao público da região”, afirmou o parlamentar.

   29. Em discurso proferido na noite da quarta-feira, 3, no plenário da Câmara, o líder do PSDB na Casa, Antonio Imbassahy, chamou atenção para denúncias de o dinheiro do petrolão, como vem sendo chamado o esquema de corrupção na Petrobras, ter sido usado na conta da campanha da Presidente Dilma Rousseff.

   30.  Conforme noticiado na mídia, dois empresários revelaram, no regime da delação premiada, que pagaram pelo menos 20 milhões de reais em propina ao caixa do PT por contratos na estatal.

   31. Ainda segundo Imbassahy, o esquema de pagamento de propina, revelado, e que beneficiou o PT, atinge frontalmente a legitimidade da ocupante do Palácio do Planalto. “A presidente Dilma, segundo a investigação da Operação Lava-Jato, utilizou dinheiro do petrolão para se eleger em 2010. Esse fato é gravíssimo”, acentuou.

   32. A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) realiza, nesta quinta-feira (11), a cerimônia de outorga das empresas participantes do Selo da Diversidade Étnico-Racial, programa que visa sensibilizar instituições privadas no combate ao racismo e promoção da igualdade de oportunidades. O evento acontece às 18h no Hotel Monte Pascoal, na Barra.

   33. Iniciativa do Plano Estratégico da Prefeitura sob responsabilidade da Semur, o Selo da Diversidade teve as inscrições encerradas no último dia 28 e outorgará setenta empresas. Além de estimular o combate ao racismo, o programa busca articular a inclusão, qualificação e ascensão dos trabalhadores afrodescendentes nas organizações.