Política

LÍDICE faz última caminhada com WAGNER até o pleito do primeiro turno

A partir deste domingo (15), Salvador ganhará mais uma ciclofaixa de lazer, desta vez no trecho Parque da Cidade – Orla, dentro do Movimento Salvador Vai de Bike, da Prefeitura do Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/12/2013 às 17:56
Wagner faz olhar assim como quem diz...é isso mesmo senadora Lidice
Foto: Raul Golinelli
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na próxima semana, acontece o lançamento da candidatura da senadora Lidice da Mata (PSB) ao governo da Bahia, eleições 2014, com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional deste partido e a filiação de Eliana Calmon, sua candidata a senadora na chapa que ainda falta completar a (o) vice, que tanto pode ser uma mulher ou um homem. Fala-se em Edvaldo Brito e até em Marcelo Nilo.

   2. Hoje, a senadora esteve acompanhando o governador Wagner numa visita a Saúbara, município que é governado por prefeito do PSB, capitão Joelson. E, com ela, seu candidato preferencial a deputado federal, secretário da Setur estadual, Domingos Leonelli, o qual deverá entregar o cargo também na próxima semana. Caminharam pelas ruas (vide foto) com Otto Alencar e Marcelo Nilo.

   3. É provável que esta tenha sido a última caminhada de Wagner com Lídice na temporada até às eleições em primeiro turno, uma vez que o PSB/Rede já disse que vai fazer campanha por um Brasil diferente, que pode mais, e não se enquadra dentro do projeto da presidente Dilma e do PT. Portanto, natural que Lídice vá para um lado e Wagner para o outro.

   4. No caso da Bahia, isso não significa dizer que Lídice vá fazer uma campanha de hostilidade ao PT ou ao projeto petista, uma vez que se elegeu senadora graças a Wagner e ao PT no embalado da reeleição do governador, em 2010, e é aliada dos governos Wagner e Dilma. Não iria, como se diz popularmente na politica "cuspir no prato que comeu".

   5. Além disso, Lídice sonha com um segundo turno, suas chances cresceram muito com a ascensão de Marina/Campos e ela precisaria de um apoio dos petistas num segundo turno, se for o caso de ir para o pleito enfrentando o candidato das oposições a Wagner. Se não for ao segundo turno terá, ainda assim, um cacife enorme para negociar o apoio a uma das partes.

   6. Wagner, de sua parte, também não poderá hostilizar Lídice diante desse mesmo princípio. Se Rui Costa vai para um segundo turno com o candidato das oposições precisará do apoio de Lidice. 

   7. Acontece, que aí está o grande X da questão, pois, ninguém sabe qual será o tom de Eduardo Campos e/ou Marina Silva na campanha, o que poderá acirrar os ânimos com os petistas. E aí, não tem como Lídice se manter impune. Vai receber borduadas dos petistas.

   8. Além disso, até pouco tempo, Eduardo Campos falava por telefone com Geddel Vieira Lima quase toda semana, o que significa dizer que, quando não havia se concretizado a aliança PSB/Rede, Campos sinalizava simpatias com as oposições na Bahia a Dilma/Wagner.

   9. Vê-se, pois, que o problema é complexo e vai depender do pleito nacional uma definição para Lídice e o PSB/Rede na Bahia.
                                                                 ***********
   10. O Governo da Bahia comemora o resultado do leilão de energia do tipo A-5, realizado, nesta sexta-feira (13), pelo Ministério de Minas e Energia. Pela primeira vez, um estado vende um total de 1000,8 MW (1GW), que representa 42% do total negociado (2.337MW), num só leilão. Entre os 97 projetos contratados pelo governo federal, 41 projetos foram na Bahia.

   11. “Este leilão foi um sucesso para a Bahia. É um resultado vitorioso e histórico. O volume de projetos contratados nos coloca num patamar de liderança no setor. Certamente, seremos o maior estado eólico do Brasil”, afirmou o secretário da Casa Civil, Rui Costa ao explicar que a contratação de hoje resultará em, pelo menos, R$3 bilhões de reais em novos investimentos para o estado.

   12. Da tribuna, o deputado feral Jutahy Junior (PSDB-BA) criticou esta semana o possível adiamento da obrigatoriedade de instalação de airbag e freios ABS nos carros. Conforme destacou, a mudança estava prevista para o dia 1º de janeiro de 2014. O governo alega estar preocupado com o impacto sobre o preço dos carros. 

   13. Para o tucano, a prorrogação da Lei 11.910/2009 é um crime contra a população. “Para a nossa surpresa e para a nossa indignação, nós estamos aqui diante de declarações do ministro dizendo que pode prorrogar até 2016 as mudanças aprovadas pela nova lei. Isso implica em riscos extraordinários para a segurança e para a vida de milhares e milhões de brasileiros”, reprovou.

   14. A comunidade de Florestal, distrito de Jequié, produtores e trabalhadores rurais presenciaram, nos dias 22, 23, e 24 de novembro a realização da 10ª Festa do Cacau Clonado, evento que já se tornou tradição naquela localidade e movimenta toda a região.

   15.  A festa foi realizada pela Prefeitura de Jequié, por meio das secretarias da Educação, Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, e Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais de Florestal. A Ceplac, por meio do Escritório Local de Jequié, deu o apoio técnico e operacional ao evento.
 
   16. Durante audiência pública, realizada na quinta-feira, dia 12, no Centro de Convenções, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, ressaltou que a construção do Porto Sul vai incrementar a economia da região e destacou a geração de emprego para ilheenses e moradores de outros municípios da região sul baiana.

   17. “Eu sou a favor da geração de empregos, do desenvolvimento sustentável e do fim da miséria na região”, afirmou o prefeito na mesa de abertura do evento. “Temos que discutir todas as questões referentes ao complexo, o debate é muito importante e por isso estamos aqui hoje”, frisou Jabes Ribeiro.

   18. Na abertura da audiência, o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia, Célio Costa apresentou o histórico do processo de licenciamento do Porto Sul: “Vamos apresentar os estudos ambientais em sua concepção final e a partir daí o Ibama tem 120 dias para analisar e conceder a Licença de Instalação (LI)”.

   19.  O assessor da Casa Civil Eracy Lafuente explicou que o processo de licenciamento está avançado: “Estamos indo no total para a nona audiência, Na quarta-feira conseguimos que o Ibama aprovasse o procedimento das instalações da Fiol, da Ponte do Rio São Francisco lote n° 5 e ainda nesta quinta-feira a Antaq autorizou as outorgas dos dois terminais”.

   20. A partir deste domingo (15), Salvador ganhará mais uma ciclofaixa de lazer, desta vez no trecho Parque da Cidade – Orla, dentro do Movimento Salvador Vai de Bike, da Prefeitura do Salvador. O horário de funcionamento será o mesmo das outras duas ciclofaixas (Centro e Comércio) - das 7h às 16h. 

  21. No local será disponibilizada uma tenda móvel, todos os domingos, para que as pessoas possam fazer o cadastro e receber orientações sobre o funcionamento da iniciativa. De acordo com o gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo, Isaac Edington, a intenção é fazer a interligação com o trecho de ciclovia que passa pela orla.

  22. Quem não possuir uma bicicleta, poderá utilizar as já famosas “laranjinhas” presentes nas estações de compartilhamento, disponibilizadas pela Prefeitura em parceria com o Itaú e a Serttel. Para utilizar as bikes, é necessário fazer o credenciamento através do site www.bikesalvador.com e pagar uma única taxa no valor de R$10, válida por um ano.

   23. Na noite da última quinta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Barra do Choça, foram lançadas duas importantes campanhas: 'Bar Amigo da Lei' e Imposto de Renda Solidário'. A iniciativa é criada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e conta com a parceria da Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.

   24. (CAMAÇARI) De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Hélio Santos, cerca de 90% dos beneficiários do Bolsa Familia que precisavam atualizar os dados já realizaram o recadastramento. “O Município incentiva a atualização do cadastro constantemente. Como sempre atualizamos o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), o trabalho facilitou bastante”, afirmou.

   25. O 2º Grupamento de Bombeiro Militar de Feira de Santana está comemorando seu 17º ano de atividade.  A data foi celebrada com uma cerimônia realizada no pátio do comando de operações da corporação. O evento contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

   26. “Somos combatentes do infortúnio, do mal que se acerca das pessoas advindos das crises, acidentes e desastres que geram angústia e, muitas vezes, perdas irreparáveis”, disse Capitão Moreira, do grupamento que é responsável por proteger uma área que compreende a cidade de Feira de Santana e mais 108 municípios.

   27. O Coronel Antunes, responsável pelo grupamento, salientou uma das especialidades da tropa e sua atuação na tragédia causada pela forte chuva que destruiu a cidade de Lajedinho no último sábado (7). “Temos uma tropa especializada em mergulho e estivemos em Lajedinho para fazermos o resgate de cadáveres”.

   28. Seis caminhões carregados com mantimentos e roupas coletados em Salvador pelo Tribunal de Justiça da Bahia chegaram a Itaberaba. A caravana ficou estacionada em frente ao Ginásio de Esportes, sob escolta de integrantes da Polícia Militar (PM) de Itaberaba, e de lá seguirá até o município de Lajedinho, que sofreu a recente tragédia das chuvas que destruíram boa parte do município localizado na Chapada Diamantina.

   29. Fiscais da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) interditaram a Boate 071 Music Bar, no Parque Júlio César, Pituba, hoje (13) à tarde. A casa já tinha sido notificada para apresentar o Plano de Emergência à autarquia, mas descumpriu a determinação. 

   30. A atividade permanecerá paralisada até os responsáveis regularizarem a situação e a superintendência atestar que o estabelecimento oferece condições adequadas de segurança aos clientes.

   31. A Sucom alerta que, independente do tamanho ou capacidade, boates e casas de shows de Salvador estão obrigadas a apresentar ao poder público o Plano de Emergência – documento técnico de segurança que descreve procedimentos a serem adotados em situações de emergência e informa sobre dispositivos e equipamentos que serão utilizados em caso de incêndio e pânico. 

   32. Plano de Emergência - O Decreto 23.252, de setembro de 2012, determina que os Planos de Emergência “deverão ser assinados por profissionais legalmente habilitados nos seus órgãos de classe (profissionais graduados em arquitetura ou engenharia com especialização em engenharia de segurança do trabalho), apresentada a respectiva ART ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica do CAU) e ser documento integrante do Laudo de Vistoria previsto na Lei Municipal 5.907 de 23 de janeiro de 2001” .