Política

TIME DE RUI ganha mais jogadores e oposições batem cabeças com 5 nomes

As obras de reestruturação da BA 513 - entroncamento entre o distrito de Humildes, em Feira de Santana, a BR 324 e a BR 101 – com 3,7 km de extensão, devem ficar prontas em 120 dias.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/10/2013 às 19:35
Time de Rui incorpora mais um meio de campo, prefeito de Remanso, Celso Silva
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O martelo foi batido pelo menos "interna-corporis" no PT e o candidato a governador sairá dia 30 de novembro, após o PED que acontece dia 24, ao que tudo indica, com a eleição de Everaldo Anunciação para dirigir o PT estadual e Rui Costa ao governo, salvo se houver um "tsunami" político o que é pouco provável. 

   2. A candiddatura da senadora Lidice da Mata (PSB) a governadora da Bahia, em 2014, também estaria definida, pelo menos para Eduardo Campos e para o deputado capitão Tadeu. Mas, como diria o saudoso Luis Viana Filho tem os cargos.

   3. Agora, segundo o líder do PT na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto, quem vai "bater-cabeça" são as oposições, que "estão mais do que nunca divididas", com cinco pré-candidatos, 3 do DEM; 1 do PSDB; e 1 do PMDB. 

   4. O deputado Leur Lomanto Jr (PMDB) concorda em parte ao admitir que, o "melhor nome das oposições é Geddel Vieira Lima" e há citações de nomes do DEM, mas, até agora, nem Paulo Souto; nem José Ronaldo dizem se querem ser mesmo candidatos. Leur Jr defende que as oposições devem ter o nome até o Natal de 2013.

   5. O secretário de Transporte da Prefeitura de Salvador, José Carlos Aleluia, o qual também se insinua como pré-candidato, defende a tese que o nome e a campanha só devem ser embalados em 2014. Segundo Aleluia, isso daria tempo para que a população perceba o "modo diferenciado" da oposição governar, com base nas gestões ACM Neto e José Ronaldo. 

   6. O tempo é o senhor da razão e duvida-se que, até o embalar da campanha, que de fato só começa dia 7 de julho, dê tempo para isso.

   7. Aliás, essa também é a tese do líder da Maioria na Assembleia, deputado Zé Neto. Ele acha que o momento é de governar, mostrar serviço na administração, e entende que Wagner faz um ótimo governo, por sinal, com muitas realizações tanto na capital; quanto em Feira de Santana. 

   8. A propósito, a presidente Dilma vem a Salvador na próxima sexta-feira inaugurar a Via Expressa depois que acá esteve, semana passada, para assinar a ordem de serviço do Metrô linhas 1 (complementar) e 2 (até Lauro de Freitas).

   9. Geddel Vieira Lima diz que não é empecilho, mas, quer definições já porque o tempo urge e as oposições não podem ficar vendo a banda passar sentado na pracinha. 

  10. Na sexta, passará uma orquestra saindo da BR-324 até o Porto de Salvador.

                                                     ************
   11. Em reunião nesta terça-feira, a bancada do PT decidiu, depois de vários debates, aprovar o voto aberto em todas as proposições da Casa. A deputada Luiza Maia, autora da PEC 126, que propõe o fim do voto secreto, comemorou.

   12. “Foi mais uma vitória nossa. Agora estou aguardando que entre na pauta na sessão da próxima terça-feira. Essa é uma Casa  composta por representantes, por isso, tem que ter total transparência . Dar satisfação a quem nos elegeu é uma obrigação. A maioria das Assembleias do Brasil já se antecipou e a da Bahia está ficando para trás, disse. 

   13. O projeto de Lei nº 16.800/2007, que dispõe sobre a obrigatoriedade da inspeção anual de segurança nas unidades residenciais e comerciais atendidas pelas concessionárias de distribuição de gás canalizado do Estado da Bahia, obteve parecer favorável - aprovado por unanimidade - da Comissão de Infra-estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa (AL). A proposição, desarquivada pela deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), é de autoria do ex-deputado estadual Tarcízio Pimenta.

   14. A Prefeitura de Lauro de Freitas através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está alargando as laterais do trecho da Estrada do Coco, oferecendo mais fluidez ao trânsito, acabando com o gargalo que propicia os congestionamentos, na entrada para Itinga, KM2, antes do antigo DiLiana.

   15. Além da obra, será implantada uma passarela que irá desativar o semáforo do local, ajudando ainda mais na mobilidade de pedestres e escoamento de veículos.

   16. As obras de reestruturação da BA 513 - entroncamento  entre o distrito de Humildes, em Feira de Santana, a BR 324 e a BR 101 – com 3,7 km de extensão, devem ficar prontas em 120 dias. 

   17. Foi o que afirmou Reinaldo Estrela, sócio-diretor da CBR Empreendimentos - empresa vencedora do processo de licitação realizado pelo governo do Estado e, portanto, responsável pelas obras -  na manhã desta terça-feira (28), durante assinatura da ordem de serviço para início das intervenções, previsto para o dia 1º de novembro. Conforme Reinaldo, “nos próximos dias, a equipe já entrará em campo”. 

   18. O valor da intervenção está estimado em, aproximadamente, R$1,8 milhão.

   19. As concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica poderão conceder o desconto de  tarifa de energia para  irrigação e aqüicultura em até 40 (quarenta) horas semanais, no âmbito das políticas estaduais de incentivo à irrigação e à aqüicultura.

   20.  É o que está previsto no artigo 51 da MP 619/13, que resultou na Lei nº 12.873 sancionada na última quinta-feira (24) pela presidenta Dilma Rousseff.

  21. A Lei também reconhece as cisternas como ferramentas eficazes de promoção da convivência com o semiárido, além de diminuir a burocracia na contratação e no repasse de recursos para a construção dos reservatórios.

   22. O deputado Adolfo Menezes diz que o Brasil está à deriva com as manifestações de rua em São Paulo.

   23. A deputada Maria Luiza Laudano diz que Pojuca está à deriva sem delegado de Polícia.

   24. O deputado Joseildo Ramos (PT) defendeu o modelo de privatização do Campo de Libra pela Petrobras. Ramos diz que não houve privatização e o estado brasileiro tem controle do negócio e do petróleo.

   25. Projeto de lei encaminhado pelo governo e aprovado pela Assembleia Legislativa estabelece que os consumidores pessoa física em unidades residenciais não estão sujeitos à cobrança da Taxa de Incêndio.

   26.  Entre as pessoas jurídicas, incluindo condomínios, a cobrança incidirá apenas para aqueles que consomem mais de 12 mil kWh por ano de energia elétrica. O projeto deve ser sancionado pelo governador Jaques Wagner nos próximos dias.

   27. O Dia da Medida Certa, proposto pelo vereador Leo Prates, líder do DEM e vice-líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, agora é oficial. O prefeito ACM Neto (DEM) sancionou o Projeto de Lei que institui o dia 23 de setembro no calendário de eventos da cidade, para que seja voltado para ações de promoção da saúde. 

   28. A lei 8.480 foi comemorada por Prates, que busca meios de colaborar na melhoria da qualidade de vida dos soteropolitanos, após dados que mostram que 51% dos brasileiros estão acima do peso.

  29. Sêo Barriga e Dr Zéu estão na medida incerta.

   30. Para conter a violência que assusta os moradores de Catu, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) solicitou ao secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, aumento do efetivo policial no município. “Ele se mostrou sensível e garantiu atender ao nosso pleito” - contou Pelegrino. 

   31. A demanda partiu do prefeito petista, Geranílson Requião (PT), após atentado neste sábado (26) que deixou dois mortos e dois feridos na periferia do município. Revoltados, manifestantes fecharam a BR-110 na segunda-feira (28), causando engarrafamento nos dois sentidos.

   32. Aí perguntamos ao deputado Álvaro Gomes (PCdoB) se ele fazia parte do time de Rui: - Faço parte do time do projeto. - Qual projeto? - Do governdor Wagner e da presidente Dilma. - Então é o time de Rui? - Bem, acho que Rui é o melhor para tocar o projeto à frente. - Então, v é do time de Rui? - Se o time de Rui é o do projeto, sou deste esquadrão.

   33. A UPA de Camaçari inaugurada em 2011 continua fechada. Um deputado petista me disse: - É um problema de gestão. E nada mais falou.