Saúde

Hospital São Rafael lança oficialmente programação do Outubro Rosa

Ações se estendem ao longo de todo o mês e inclui mutirão de mamografias
Lume Comunicação , Salvador | 05/10/2015 às 16:34
Outubro Rosa
Foto: Divulgação

Mulheres com idade entre 50 a 69 anos são os alvos da campanha Outubro Rosa do Hospital São Rafael. A partir desta segunda-feira (05), serão oferecidas cerca de 2.200 senhas para a realização da mamografia, exame que detecta a presença do câncer na mama. O objetivo é alertar as mulheres sobre a importância de realizar avaliações periódicas e tratar precocemente a doença, que é um dos mais frequentes tipos de câncer em todo o mundo, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

O lançamento oficial do caminhão móvel de mamografia ocorrerá nesta segunda-feira, às 16h, quando haverá uma visita à unidade, com a presença da presidente do Monte Tabor, Laura Ziller, e do presidente do Grupo Delfin Gonzalez Miranda. Mas os atendimentos serão realizados já a partir das 8h da segunda-feira, se estendendo até o dia 17 deste mês, das 8h às 12h e das 14h às 18h - exceto aos domingos e feriados. Por dia, 200 pessoas serão atendidas, sendo metade pela manhã e outra à tarde. Os exames serão feitos através de parceria entre a unidade de saúde, a Delfin Imagem e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Neste ano, a Delfin disponibilizou um caminhão com capacidade de atendimento simultâneo ampliado. Agora serão quatro mamógrafos em funcionamento, no estacionamento interno do Hospital São Rafael e nove funcionários realizando os exames. Para fazer o procedimento é necessário, levar original e cópias do documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. O paciente não pode ser feito outras cirurgias de câncer de mama ou plásticas, implante mamário nem biopsia. 

Outubro Rosa

Além dos exames, a programação do Outubro Rosa no Hospital São Rafael conta ainda com atividades de sensibilização. Profissionais da instituição vão distribuir fitas que simbolizam a campanha Outubro Rosa para pacientes, colaboradores e visitantes da unidade de saúde. Especialistas também estarão na unidade de internamento esclarecendo dúvidas sobre diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de mama. Já no ambulatório de Mastologia, serão mostrados casos exitosos de pacientes, durante lançamento de projeto “Eu venci. Vença você também”; além de bate-papo sobre a importância da prevenção no setor de radioterapia; e das ações voltadas às mulheres em atendimento na unidade, através do projeto Autoestima Itinerante, que percorrerá os setores do hospital, promovendo ações como oficinas de lenços e maquiagem. 

As sensibilizações e palestras também ocorrerão, durante o mês, na Unidade Onco, situada na Avenida Magalhães Neto (Ed Millenium Empresarial) e no Centro de Oncologia Irmã Ludovica Sturaro, no bairro de Pau da Lima.