Saúde

SANTA CASA abre Meeting de Saúde e SESAB diz que apoia filantrópicos

Profissionais de saúde e entidades discutem os sistemas de saúde público e privado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/04/2015 às 23:24
5º Meeting de Saúde da Santa Casa da Bahia aberto em Praia do Forte
Foto: BJÁ
   Durante o 5º Meeting de Saúde que a Santa Casa da Bahia promove no Hotel Tívoli da Praia do Forte, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, disse que a "a inflação da medicina é superior a inflação do mercado e vale muito cada centavo colocado no sistema". Situou que o governo do Estado vai continuar apoiando os hospitais filantrópicos, porém, exigirá uma contrapartida no atendimento de qualidade. Deu como exemplo a Santa Casa da Bahia e pediu aos demais que se inspirem nela.

   Já o Provedor da Santa Casa, Roberto Sá Meneses, em sua fala de abertura do Meeting nesta sexta-feira, à noite, destacou o papel histórico da SCB, fundada ainda no governo de Tomé de Souza, em 1549, seu desempenho ao longo de mais de 4 séculos sem nunca ter interrompido seus trabalhos de assistência médica e social ao longo de todos esses anos. "A Santa Casa nunca deixou de servir a população e vai continuar assim buscando sempre o aperfeiçoamento e o melhor atendimento a todos os seus clientes e beneficiados", frisou.

   Na opinião do secretário de Saúde Municipal de Salvador, José Antonio Rodrigues Alves, ex-provedor da SCB, o Meeeting de Saúde tem seu papel a cada ano mais aprofundado, em 2010, no pioneirismo "teve papel inusitado" e hoje caminha debatendo os avanços da tecnologia e da sustentabilidade. José Antonio defendeu uma maiaor união dos segmentos da medicina, pois, só assim, uma corrente de influencia uns com os outros "teremos ainda mais sucesso em nossos objetivos".

  MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO

  O Superintendente de Saúde do Hospital Santa Izabel, Eduardo Queiroz, destacou que a modernização da gestão vem buscando sempre a renovação e "graças a humildade das pessoas e a vontade de aprender temos conseguido aprender bastante, sempre em busca de alguma oportunidade para melhorar". Segundo Queiroz, nos últimos dois anos, o HSI tem crescido muito com os ensinamentos da ANAP e destacou que, na busca de melhorar procedimentos "a qualidade não colide com a economicidade".

   Para o presidente da Federação Nacional das Santas Casas, Maurício Dias, a situação dos hospitais filantrópicos é preocupante, pois, a crise do setor vem se arrastando há anos e é preciso encontrar uma solução para esse problema. Daí considerar o Meeting de Saúde discutindo a qualidade e a sustentabilidade como muito importante para que o setor debata saídas para a crise.

   Raimundo Correa, presidente do Sindicato dos Hospitais, destacou que, independer dos debates em curso no Meeting e em outras instâncias, o segmento deve de cerca da classe política, a qual, na sua visão "fica distantes dos problemas enfrentados pelo setor".

   No entendimento de Francisco Balestini, da ANAP, o segmento além de cercar-se de um apoio político precisa ter os seus líderes. "Nós precisamos de líderes para comandar esse processo", frisou.