Saúde

Falsos dentistas são presos no município de Senhor do Bonfim

Os dois infratores vão responder por exercício ilegal da profissão
Lume , Senhor do Bonfim | 21/07/2014 às 18:26
Uma ação do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) prendeu, nesta segunda-feira (21), dois homens que se passavam por dentistas em consultórios no município de Senhor do Bonfim, a 385 km de Salvador. Os suspeitos são Edinilson Pereira de Oliveira, 53 anos e José Nilton da Silva, de 44.
 
Os falsos dentistas foram flagrados em clínicas localizadas no centro da cidade, ambos exercendo ilegalmente a odontologia. Diante dos fiscais e da guarnição da Polícia Militar os suspeitos, que utilizavam matérias de uso privativo de cirurgiões-dentistas, confessaram que realizavam procedimentos de odontologia ha algum tempo.
 
De acordo o coordenador de fiscalização do Conselho, Ramsés Ventura, um dos presos tinha o curso de técnico de prótese dentária, mas excedia os limites de atuação e se passava por cirurgião-dentista. A dupla chegava a atender até 15 pessoas por dia. Eles foram encaminhados para a delegacia da cidade e vão responder por exercício ilegal da profissão.
 
“Esta é uma ação que vem sendo realizada em todo Estado, com o objetivo de punir todos os trabalhadores que não possuem autorização para atuar no cargo de dentista”, contou o coordenador sobre as operações de fiscalização que já resultaram na prisão de 14 pessoas esse ano.
 
Riscos
De acordo com o presidente do Croba, o Cirurgião-Dentista Francisco Simões, ao ser atendido por um falso dentista entre os riscos para a saúde está a piora de problemas dentários, riscos de fraturas ósseas, perda de dentes e até a morte, no caso de infecções de alguma cirurgia dentária mal sucedida. Isso sem falar na transmissão de doenças como hepatite e HIV.
 
Vale ressaltar, que segundo o artigo 282 do Código Penal, a punição prevista para o exercício ilegal da Odontologia é de detenção de seis meses a dois anos, podendo ser cumulada à penalidade de multa.