Esporte

BAIANÃO: VITÓRIA X ATLÉTICO; JACUIPENSE X BAHIA FINAIS DO QUADRANGULAR

ZédeJesusBarrêto comenta sobre os jogos finais do Baianão
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 22/02/2025 às 21:23
Bahia 2x0 Juazeirense
Foto: Leticia Martins


 Vitória x Atlético Alagoinhas, Jacuipense x Bahia são os duelos do quadrangular que vai definir os finalistas, os que disputarão o título do Baianão 2025.

Vitória, líder, com 21 pontos, joga a primeira em Alagoinhas e decide no Barradão, contra o Atlético, que se classificou em quarto lugar, com 13 pontos. O Jacuipense venceu o Jequié, ficou na vice liderança, com 19 pontos e joga primeiro na Fonte Nova, contra o Bahia, que ficou em terceiro, com 18 pontos; e decide no Jóia da Princesa – mando de campo do Jacupa, já que o estádio de Riachão não tem condições.    

 

  No panorama geral da última rodada da fase de classificação, o Vitória, líder e invicto, teve trabalho pra vencer (1 x 0) o Atlético, em Alagoinhas. O rubro-negro não jogou bem e venceu graças a mais uma brilhante atuação do goleiro Lucas Arcanjo. Na Fonte Nova, o Bahia fez um treino de luxo contra a Juazeirense; 2 x 0 foi pouco tal o domínio Tricolor em campo. O jacuipense, outro ainda invicto na competição, venceu o Jequié (2 x1) com alguma dificuldade, mesmo com o time jequieense tendo jogador expulso.

 As datas dos confrontos do quadrangular não estão definidas. Calendário apertado e uma semana de carnaval pela frente. Pepino nas mãos da Federação.   

**

Na Fonte Nova

- O Tricolor de camiseta nova -‘Bahia de todas as artes’-, numa referência à diversidade cultural baiana, cor cremosa, calção cinza; nada a ver com  as cores tradicionais do clube. A Juá com seu vistoso amarelo e vermelho. Público acima de 16 mil presentes. .

 

Bola rolando ...

- Aos 3’, após cruzamento de fundo da esquerda, Tiago escorou na pequena área, a bola bateu no poste e Michel Araujo completou o rebote, de cara, pra fora.

- Aos 4’, cruzamento da direita, de Cauly, Fredi mergulho de peixinho e testou pra fora. Duas chances claras desperdiçadas.

- Gol! 1 x 0 Bahia, Tiago, de cabeça, escorando de cabeça um bom cruzamento de Michel Araújo pela canhota. Aos 7min.

 A Juá precisava vencer, então adiantou suas linhas de marcação, encarou. O Tricolor do seu jeito, tocando bola, sem pressa, controlando. Aos 28’, Erick costurou pela direita, tocou na saída do goleiro, a bola raspou o rodapé de Igor. Aos 36’, cruzamento largo da esquerda, Cauly pegou de primeira, passou rente. Aos 38’, Michel Araújo disparou na entrada da área, explodiu no goleiro Igor. Aos 40’, Chance de Tiago, bola raspando o poste. Só dava Bahia. Aos 41’, Cauly cobrou escanteio, Rezende testou por cima.

 Só o Bahia jogou no primeiro tempo. Teve a bola, atacou, assediou, chutou mas só fez o 1 x 0, um placar murcho para o volume de jogo do Tricolor. O goleiro Danilo Fernandes praticamente não trabalhou.  

 Segundo tempo – Ceni manteve a mesma equipe, o treinador da juá, Carlos Rabello, trocou dois e foi pra cima, adiantou as linhas, foi pro ataque. Mas, logo aos 3’, em boa jogada coletiva, quase Tiago ampliou. Na resposta, um chute de longe, por cima, assustou Danilo Fernandes. Prenúncios de uma etapa mais aberta, mais franca. Aos 4’, novamente Tiago, arriscou de fora e a bola raspou o poste de Igor. Na sequência, tentativa de Erick, fora. Aos 13’, bomba de Cauly, o goleiro salvou, rebatendo.

-  Gol! 2 x 0 Bahia, Cauly, em bela jogada individual pelo meio, levando a marcação e arrematando cruzado, no chão, acertando o canto, ampliando, aos 15min.

  O Tricolor continuava atacando, dominante. Kayky, aos 26’, acertou a trave de Igor. Aos 29’, num contragolpe raro, a defesa tricolor adiantada, Jefferson desperdiçou na frente de Danilo Fernandes, faltou perna. Aos 38’, Iago Felipe bateu falta, Igor evitou o terceiro, espalmando. Aos 44’, Kayky arriscou mais uma vez, desviou na zaga. Aos 47’, uma tentativa de D. Francisco, na rede por fora.

*

 Destaques:  O jovem zagueiro Fredi, o atacante Tiago, Michel Araújo... e Kayky entrou brigando por posição.  

*

  Ficha Técnica

- O Bahia ‘alternativo’ escalado por Ceni: Danilo Fernandes, SantiÁrias, Fredi, David Duarte e Rezende; Acevedo, Erick, Nestor e Cauly (Iago Borduchi); Michel Araújo (Kayky) e Tiago (Juninho). (Iago Felipe, Vitinho)

- A Juazeirense do treinador Carlos Rabello: Igor, Breno, Ze Romário, Weslei e Bruno; Elivelton, JR Santos, Gutierrez e Trindade; Guilherme e Adriel. (Daniel, Allan, AlexSandro, Francisco Oliveira, Jefferson)

- No apito, Wagner Francisco Silva Souza – o pessoal de Alagoinhas reclamou de um pênalti e pediu noutro lance expulsão de Val, após uma entrada violenta, na primeira etapa.  

*

 O Bahia, com sua equipe titular, volta a campo na noite de terça-feira (21h30), Fonte Nova, quando enfrenta o Strongest da Bolívia pela Libertadores da América. O Tricolor empatou, no primeiro confronto, na altitude de La Paz, 1 x 1; precisa vencer para seguir adiante na competição. Casa cheia.

 

**

No Carneirão

- Atlético com padrão tricolor (vermelho, preto e branco) listrado; o Vitória de branco. Tempo bom, torcida do ‘carcará’ animada.

 

Com bola rolando...

- Aos 4’, W. Rato teve sua primeira chance. Não demorou...

- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 9 min. Val acertou um balaço da entrada da área e abriu o marcador, recebendo a bola rolada por W. Rato, de frente.

 O Atlético não se abateu, equilibrou mas abriu espaços para os contragolpes em velocidade do Leão, na espreita. Aos 42’, Lucas Arcanjo fez uma defesaça, evitando o empate. Aos 45’, Kauã exigiu outra defesa salvadora de Lucas Arcanjo.

O Vitória começou bem mas recuou e o Atlético terminou melhor o primeiro ato, criando boas chances de empatar. Lucas Arcanjo garantiu o resultado.     

Segundo tempo – Carpini trocou: pôs Carlos Eduardo e Pablo em campo, saíram W. Rato e Val. Um recomeço meio morno, o Rubro-negro administrando, sem agonias. Aos 23’, o buliçoso Kauã por muito pouco não empatou, em boa jogada individual. O Carcará de Alagoinhas fustigava o Leão. Por volta dos 30’, Agnaldo Liz trocou quatro atletas e foi pro tudo ou nada.

- Aos 35’, Lucas Arcanjo salva, de novo, numa cabeçada frontal de Kauã. Aos 41, Jefferson bateu falta da meia lua, deu Arcanjo, de novo. Garantiu o 1 x 0.

 

Destaques: No Atlético, Kauã, Felipe Cardoso, Esquerdinha ... 

 No Vitória, o paredão Lucas Arcanjo, e W. Rato enquanto teve pernas.     

 

*

Ficha Técnica

- O Atlético ‘Carcará’ de Alagoinhas do treinador Agnaldo Liz: Giovani, Jefferson, Mateus Souza, Lucas Sales e Anderson; Menezes, Lucas Lucena e Esquerdinha; Felipe Cardoso, Michael e Kauã Gomes.

- O Vitória ‘Leão da Barra’ escalado por Carpini: Lucas Arcanjo, Claudinho, Edu, Zé Marques e Hugo; Ryller, Val e Ronald; Wellington Rato, Carlinhos e Bruno Xavier (Osvaldo, Dionísio, Carlos Eduardo, Pablo, Buiú)

- No apito, Josué Reis de Jesus.


*

 O Rubro-negro baiano volta a campo na noite (9h) de terça-feira, dia 25, em São Luiz, contra o Maranhão, pela Copa do Brasil.

 

**

Nos outros jogos da 9ª rodada do Baianão: Jequié 1 x 2 Jacuipense;  

 Porto 2 x 0 Barcelona.