Esporte

BAHIA E JACUIPENSE EMPATAM NA ESTREIA DO BAIANÃO, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Bahia segue na Copinha SP e o Vitória volta para casa
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 12/01/2025 às 18:33
Jacuipense 0x0 Bahia
Foto: Letícia Martins ECB
    Bahia e Jacuipense empatam

  sem gols em estreia no Carneirão   

O Tricolor foi melhor, teve as melhores chances de marcar mas o gramado não ajudou e o gol não saiu, 0 x 0. Jacuipense encarou, defendeu-se bem, teve boas pontadas, mas finalizou pouco. O time jovem do Bahia mostrou-se competitivo, com um meio campo dinâmico, bem arrumado pelo novo treinador, Leo Galbes. Faltaram calma e talento na hora de definir. Estreia, time e treinador novos, jogo fora de casa, relvado pesado... um empate mais aceitável pelo lado do time da capital, sem dúvida. Foi o segundo empate sem gols na primeira rodada, não por acaso envolvendo dois favoritos, Ba Vi, com equipes mescladas.  

*

No Carneirão

 - Alagoinhas, uma tarde morna de domingo, ventania, algumas nuvens escuras mas sem chuvas; as arquibancadas do estádio Antônio Carneiro com público miado, gramado com boa aparência mas com relvado alto, desnivelado, e lamacento por conta das chuvas dos últimos dias e do jogo na noite de sábado.

 - O Jacuipense atuando em Alagoinhas porque o estádio de Riachão do Jacuípe não tem condições (o jogo seria no Joia da Princesa, em Feira, também sem condições), em busca de uma campanha como nos seus melhores tempos, quando chegou às finais.

- O Tricolor da Capital em campo com um time-base sub-20, já que os titulares fazem pré-temporada em Girona, na Espanha. Hora de experimentos e avaliações, inclusive do (e para o) treinador estreante, Leonardo (Leo) Galbes, que assumiu a equipe no final de dezembro.  

- Uniformes: O Jacupa de branco total, o Bahia com sua beca tricolorida.

*

 Com bola rolando ...

 Mesmo com o vento e a bola quicando muito, o Bahio começou melhor, trabalhando mais a bola, mais habilidade; O Jacupa na velocidade, esticando os passes.

- Aos10’, duas boas chances de gol seguidas criadas pelo ataque tricolor; uma boa defesa do goleiro Marcelo e, no rebote, Juninho mandou a bola na rede, por fora.

- Bem disputado, corrido, equilibrado, mas com poucas jogadas de área, sem finalizações.  Aos 35’, Thiago pegou de primeira uma bola bem tramada que arriava na frente da pequena área, de frente, raspou a trave. A melhor oportunidade de gol na primeira etapa. Aos 39’, nova finalização de Thiago, defesa de Marcelo, no canto.

   O Tricolor foi melhor na primeira etapa, teve mais a bola, com mais volume de jogo, trocou mais passes e chegou criou três boas chances de marcar, mas o gol não saiu, até porque o gramado, encharcado nalguns pontos, não ajudou. Mas nada definido.

  Segundo ato – fim de tarde, nuvens pesadas pintando nos céus de Alagoinhas, ainda sem chuvas. O Tricolor quase abriu o placar logo aos 2 minutos, com Ruan Pablo escorando na pequena área, bola riscando o poste. A Jacupa não estava morta, marcando e saindo em pontadas. Panorama semelhante ao do primeiro ato.

 - Aos 28’, Tiago arriscou de longe, forte, rasteiro, raspando o poste da Marcelo. Aos 33’, cruzamento fechado de Ryan por baixo, da esquerda, a bola atravessou a pequena área, passou perto da trava, lado oposto. Outra chegada com perigo do Bahia. Pernas pesadas, o jogo se arrastou até o final, sem maiores novidades e sem gols.     

Destaques

Os que mais me agradaram no Bahia: o zagueiro Fred Lipert, seguro e tranquilo, bom passe; o apoiador Sidney e o atacante Tiago, aceso, apesar de duas chances desperdiçadas. Marcos Victor foi o premiado na votação da galera.  

 No Jacuipense, o goleiro Marcelo, Hugo Moura, a aplicação defensiva.

*

Ficha Técnica 

- Jacuipense do treinador Rodrigo (ex-lateral que atuou no Bahia e no Vitória):   Marcelo, Hugo, Weverton, Everson e Cazumba; Vinícius, Rend (Thiago) , Alison, e Anderson PB;  Flavinho, Cesinha e Kayke.(Geterson, William, Railon )

- O Bahia escalado por Leo Galbes: Gabriel, Kauã, Fred Lipert, Marcos Victor e Ryan; Sidney, Jota, Ruan Pablo e Vitinho; Tiago (Caio Roque) e Juninho (Everton).  (Samuel e Wendel)

- No apito, Ricarle Batista, sem problemas, atletas disciplinados

*

 Outros jogos da abertura:

 - Vitória 0 x 0 Barcelona/Ilhéus; Atlético/Alagoinhas 2 x 2 Colo-Colo;

    Porto 2 x 2 Jacobina. Fechando a rodada, Jequié x Juazeirense (em andamento).

*

  Curiosidades da primeira rodada:

 - Jogos tecnicamente fracos, sobretudo por conta das chuvas, os gramados encharcados, prejudicando a troca de passes, valendo os chutões e o corpo a corpo.

 - O primeiro gol do campeonato foi do avante Wesley, do Colo-Colo de Ilhéus, jogando fora de casa, aos 9 min do segundo tempo, em contragolpe. O Atlético tinha o domínio das ações mas o time de Ilheus fazia bem a arapuca dos contra-ataques; surpreendeu e arrancou bom empate.

 - O jogo no Carneirão foi marcado por polêmicas, em torno de uma péssima arbitragem do soprador de apito José Lourenço. Aos 43’, gol do Colo-Colo, que o árbitro não deu e o bandeirinha não viu o goleiro do Atlético tirar a bola que tinha ultrapassado mais de palmo a linha fatal.

- Na sequência, como se a compensar o erro, o árbitro deu um pênalti absurdo contra o Atlético, marcando mão na bola dentro da área atleticana, mas a bola bateu claramente no rosto do defensor, que ainda foi expulso. O pênalti deu o empate ao time visitante, o Colo-Colo.

- Por conta disso, foi um bafafá dos diabos no final, os atletas de Alagoinhas querendo pegar o soprador de apito, que escapou protegido por policiais e seguranças.

- A partida entre o caçulinha Porto 2 x 0 Jacobina foi horrível, com os gramado empoçado devido às fortes e contínuas chuvas. O time do norte da Chapada dominou todo tempo, aos chutões, mas o Porto resistiu atrás e matou (fez dois) em jogadas de bola parada, na manha.

**

A próxima rodada  

 Nos dias 14 e 15, meio da semana:

 - Colo-Colo x Porto; Barcelona x Jequié; Bahia x Atlético; Juazeirense x Vitória;

   Jacobina x Jacupiense.

**

 Copinha São Paulo

- A meninada sub-17 do Bahia se deu bem, está classificada para a terceira fase da competição, depois de vencer, de virada (2 x 1) o Deportivo Brasil (time paulista, de empresários), em Porto Feliz, casa do adversário, com gols do zagueiro Diego e do meia-atacante Guilherme, ambos na segunda etapa. Mais que satisfatória a atuação da garotada, que segue adiante na competição. Bora Bahêa!

- Já o Vitória se deu mal. Perdeu (7 x 6) na cobrança de penalidades para a Ferroviária/SP, depois do empate (2 x 2) no tempo normal. Os paulistas saíram na frente, o Leão virou mas cedeu o empate já nos minutos finais da partida. Na cobrança das penalidades...   O Rubro-negro fica de fora, volta pra casa mais cedo.

**

Novas contratações

 - O Bahia anuncia mais dois novos contratados, que seguem pra Girona, vão se incorporar aos titulares em pré-temporada: O rodado centroavante William José, de 33 anos (jogou no São Paulo, na Espanha, estava na Rússia), alto, forte, goleador; e o zagueiro argentino Santiago Mingo, de 23 anos, 1m87, vindo do Defensor&Justicia. Falta um goleiro que chegue pra ser titular.   

- No Vitória, a chegada de mais um atacante, Fabrício, 24 anos, gaúcho, que estava no Levante da Espanha. O Leão já incorporou 13 caras novas ao elenco, pra essa temporada que mal está começando.

**

 O Barcelona goleou mais uma vez o grande rival Real Madrid, 5 x 2 (dois gols de Rafinha, o nome da partida) e venceu, em gramados das Arábias, a Super Copa da Espanha.  A meninada do clube catalão está impossível. Sete gols, belo espetáculo.