Esporte

DEPOIS DO 30º TITULO NO CAMPEONATO BAIANO, VITÓRIA LUTARÁ PELO 1º NA A

A dificil missao do Vitória para conseguir a 1ª estrela da série A
Tasso Franco , Salvador | 08/04/2024 às 10:35
A festa de ontem na Arena Fonte Nova
Foto: ECV
   Com a conquista do seu 30º campeonato baiano, ontem, na Arena Fonte Nova, calando 48 mil torcedores do Bahia presentes ao estádio, a responsabilidade do Vitória aumenta, consideravalmente, e o desafio é conseguir a primeira estrela do campeonato brasileiro da primeira divisao, uma tarefa bem mais dificil. O presidente do clube, Fábio Mota, em entrevista na TVE (TV Brasil) logo após o jogo disse que vai lutar por isso. É uma dívida que o Vitória tem com o seu torcedor.

    O vitorioso técnico Léo Condé assumiu o Vitória em fevereiro do ano passado, depois de um começo de ano ruim do Rubro-Negro sob o comando de João Burse. O início do trabalho do novo treinador foi complicado, com eliminações nas primeiras fases do Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Mas ele conseguiu levar o Vitória a ser campeao da Série B numa campanha memorável e agora campeao baiano. Ainda assim, antes da conquista do campeonato baiano o Vitória foi desclassificado das rodadas finais do campeonato do Nordeste.

   Ve-se, pois, que a responsabilidade do Vitória doravante é bem maior porque vai disputar a estrelinha contra os gigantes do futebol brasileiro e também atuais campeoes dos seus estados, o Flamengo, Athlético MG, Gremio, Palmeiras, Athlético Paranaense, e outros times que tem elencos poderosos como o Fluminense, Corinthians, Santos, Botafogo, Internacional, etc.

   O time do Vitória que vimos jogar a final contra o Bahia é adequado para disputar o campeonato baiano, ainda assim, com limitaçoes. E o Bahia só nao se deu melhor por erros do treinador nas substituiçoes do primeiro jogo no Barradao e pela expulsao de Rezende no final do primeiro tempo, no jogo de ontem. Claro que cada partida de futebol tem sua própria história e o Vitória foi mais competente do que o Bahia nas duas finais. E pesou as estratégias montadas pelo técnico Léo Condé.

   O campeonato brasileiro é muito mais poderoso. Uma maratona e o mando de campo é um diferencial que os times se utilizam com frequencia embora nao se possa dizer que o Palmeiras nao perca no Alianza; nem o Flamengo no Maracana, mas é muito dificil que isso aconteça. O Vitória, portanto, jogando no Barradao tem que fazer a diferença e conquistar a cada jogo, 3 pontos. Ainda assim, nao será fácil conquistar a sonhava estrelinha da primeira divisao.