Esporte

ÁRBITRO DE JUDÔ DA BAHIA RECEBE 8º DAN E HOMENAGEM DA CBJ E CONDE KOMA

Conheça trajetória do árbitro que já atuou em 36 países e começou na Conde Koma de Serrinha
Tasso Franco ,  Salvador | 04/09/2023 às 12:41
Aloisio Short Sobinho
Foto: DIV
   O desportista Aloísio da Costa Short Sobrinho completou 70 anos de idade e está recebendo homenagens por seu trabalho e dedicação ao judô na Bahia e no Brasil como atleta, professor e juiz que já atuou em 36 países, o mais importante deles, árbitro de finais da competição no Mundial do Japão, em 1995. Serrinhense de coração e morando novamente em Serrinha desde que se aposentou, em 2021, tem recebido várias homenagens, entre elas, a mais recente, da Associação de Judô Conde Koma, pelo recebimento do seu 8º DAN, láurea conferida pelo Sensei Angel Peleteiro.

Vale destacar que foi nesta academia, em 1968, quando ainda funcionava na praça Luis Nogueira ao lado da loja do saudoso Dôia e depois na sede da Associação Cultural e Filarmônica 30 de Junho, que Aloisio Short começou a praticar judô, ainda garoto, sob a orientação do Sensei Mário Bento, figura história do judô serrinhense e que foi assassinado (era também taxista) por bandidos que usaram seu táxi para uma corrida à zona rural, crime, até hoje, sem que a Policia tenha desvendado e levado os infratores à cadeia.

Em 1970, sua familia muda para Salvador (seu pai era fiscal de rendas do estado), aos 17 anos, já como faixa verde, e complementa os estudos em judô recebendo a faixa preta em 1974 no Clube Itapagipano com o professor Sírio. Devido a problemas de saúde deixou de competir e tornou-se professor e árbitro de judô, sendo profissonal de educação em judô do Colégio Maristas por 37 anos, na capital baiana (no Canele e em Patamares) onde se aposentou. Vai receber, ainda em 2023, uma homenagem de ex-alunos dos Maristas, hoje profissionais liberais - médicos, professores, advogados, procuradores, etc. E também da Câmara de Vereadores de Serrinha.

Nessa trajetória se integrou a Confederação Brasileira de Judô sendo árbitro até os dias atuais trabalhando em diversas competições nacionais. A CBJ lhe conferiu, recentemente, o grau 8º DAN, faixa vermelha e branca, categoria que, no Estado da Bahia, somente outros 4 judocas possuem, a técnica do Catar, o conhecimento da arte do judô.

Aloisio Short é irmão do saudoso poeta Antonio Short, integrante do movimento poeta na praça da Piedade e que tanto agito cultural promoveu nos anos 1970/1980, em Salvador. Tem o nome do tio, Aloisio Short, o qual foi secretário de estado no governo Lomanto Jr. 

DEPOIMENTOS

O professor Osvaldo Simões, campeão mundial, assim comentou nas redes sociais: "Short Vc é importantíssimo para o judô da Bahia,mesmo tendo sido impedido de continuar competindo por um problema de saúde ainda muito jovem,vc direcionou o seu amor pelo judô para o magistério, arbitragem,sendo árbitro internacional,Ex Presidente da Febaju e por sua conduta ilibada de grande Kodansha. Se tornou um dos membros do Conselho Nacional de Graduação".

Parabéns por sua carreira e trabalhos em pról do judô Baiano e Brasileiro.

De Carlos George, campeão brasileiro de judô:"Atleta, professor , árbitro e técnico: sucesso em todas as áreas.

Poucos tiveram a oportunidade de vê -lo competir , eu tive, campeão em mata de Sao João e campeão do troféu Tiradentes em 1974. Tinha um Te-Guruma espetacular".