Esporte

SELEÇÃO DA ESPANHA DE FUTEBOL FEMININO É CAMPEÃ DO MUNDO NA AUSTRÁLIA

Olga Carmona volta a ser a heroína na Espanha na conquista do titulo
Tasso Franco ,  Salvador | 20/08/2023 às 09:52
Espanha campeã do mundo do futebol feminino
Foto: Reprodução
  A Espanha é campeã mundial do futebol feminino ao vencer a Inglaterra por 1x0 em jogo na Austrália, gol de Olga Carmona, único da partida. A primeira final da Copa do Mundo para Espanha e Inglaterra, ambas em busca de sua primeira estrela. E deu Espanha.

O onze mais difícil de Jorge Vilda foi uma gala, claro. Uma única mudança em relação às semifinais: Salma Paralluelo entrou no lugar de Alexia Putellas e Jenni Hermoso voltou ao meio.

A Inglaterra surpreendeu a Espanhaa com uma pressão sufocante desde o primeiro segundo, com Lauren Hemp e Alessia Russo procurando o menor erro da defesa espanhola e Lucy Bronze atacando as costas de Olga Carmona. A primeira meia hora foi uma loucura. Idas e vindas, festa muito aberta. Ambas as equipas com tudo e sem deixar nada para trás.

Superioridade absoluta da Espanha com o toque de bola, com ligação marcada entre Ona Batlle, Aitana Bonmatí e Alba Redondo. À esquerda, e de menos a mais, Olga e Salma se entenderam como nunca. E Mariona Caldentey estava em todos os lugares ao mesmo tempo. A nota negativa, as derrotas no meio-campo de Tere Abelleira e Jenni Hermoso inéditas no restante do torneio.

INGLESAS PERIGOSAS

Foi assim que chegaram as ocasiões mais perigosas para as 'Leoas', com um Hemp especialmente ligado. A nova atacante do Arsenal ficou praticamente sozinha contra Cata Coll e viu como Laia Codina a ultrapassou na corrida e depois cortou outra chegada sua para mandar a bola para escanteio. Mas o mais claro foi uma bola que bateu na trave, aos 16', o que poderia ter mudado o roteiro da final.

A Espanha reagiu e encontrou sua oportunidade mais óbvia na ação seguinte. Alba falhou, que tinha praticamente todo o objetivo para ela. Era mais difícil errar do que marcá-lo. E logo depois, Mery Earps salvou mais uma chance para La Mancha, após um bom cruzamento de Olga e um primeiro gol de Salma.

GOL DA VITÓRIA

E o gol veio. Mais uma vez, Olga Carmona, que já era a heroína nas semifinais. Tere Abelleira roubou a bola, Mariona colocou e surpreendeu na esquerda com mais um golaço cruzado de longe do sevilhano, com presente anterior de Bronze. Antes do intervalo poderia chegar o segundo, Irene Paredes, imensurável na defesa, e Salma, que rematou com o pé direito ao poste, ficaram com os lábios cheios de mel.

Sarina trocou de cartão no reinício. Lauren James e Chloe Kelly entraram no lugar de Daly e Russo. A Inglaterra venceu no desequilíbrio e na potência e voltou a assustar, com constantes ameaças durante alguns minutos à baliza de Cata Coll. Outro de Hemp que roçou a madeira.

No final o jogo ficou emocionante sobretudo depois que a Espanha perdeu a oportunidade de fazer 2x0, com pênalti perdido. A Inglaterra cresceu pressionou o que pode, mas não conseguiu o gol do empate.