Esporte

BAHIA VENCE GRÊMIO E PULA FORA DA Z-4 COM CARNAVAL 30.071 TORCEDORES

Guto Ferreira mexeu bem no time e consegue a vitória o Bahia empurrado por 30 mil torcedores
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 26/11/2021 às 21:16
Bahia 3x1 Grêmio e carnaval na Fonte Nova
Foto: Felipe Oliveira ECB
  

  Enfim, um jogo pro torcedor comemorar, não só pelo resultado (3 x1) em cima de um rival direto, difícil, não só porque o time saiu da zona incômoda da degola, mas sobretudo porque a equipe jogou bem, com inteligência, foi superior, mereceu o triunfo. Uma atuação convincente, competitiva, que dá esperanças, confiança ao torcedor.

 Com o resultado, o Bahia chegou a 40 pontos, alcançando e empurrando pra trás o Juventude (RS), com uma vantagem: o Tricolor baiano tem uma partida a menos jogada, pode chegar mais longe que a equipe gaúcha. O Grêmio afunda um pouco mais. 
*
Na Fonte Nova 

Torcida do tricolor dono da casa presente (mais de 30 mil presentes), vibrante, boca de noite de sexta limpa, gramado em condições, clima de guerra, de final, com as duas equipes brigando para sair da zona de degola. Gramado em boas condições, o Bahia de padrão branco total (novo), o Grêmio (tricolor gaúcho) com sua tradicional beca listrada de azul, preto e branco. 

- Com bola rolando ...

  O Bahia começou acuando o adversário, impondo ritmo, velocidade, meio afobado na frente, errando aqueles passes decisivos na frente. Aos pouco o Grêmio foi se acomodando, equilibrando as ações.
 
- Gol ! 1 x 0 Bahia, Matheus Bahia, aos 12 minutos. Contragolpe: Gustavo Henrique, Nino, Rodriguinho, Raí, tudo de primeira, e o lateral, chegando pela esquerda, finalizou de canhota, por baixo do corpo do goleiro gremista. 
 - Gol ! 2 x 0 Bahia, Raí, aos 18min. Bobeira defensiva gaúcha, bola mal atrasada de Geromel para o goleiro, Raí esperto chegou antes, dividiu, ganhou e entrou de bola. 

 Aos 19’, nova chance de gol, numa arrancada de Nino pela direita, cruzamento rasante e Gilberto não alcançou. Aos 22’, placar negativo, Mancini já mexeu: tirou o volante Bobsin e pôs o avante Campaz. Os gaúchos foram inteiros pra cima, cercando, fazendo pressão, marcando forte. O Bahia, agora recuado, suportava bem, no bote do contra-ataque. Aos 44’, Borja brigou pela bola na área baiana e Alisson bateu firme, obrigando Danilo Fernandes a fazer sua primeira boa defesa, salvando. 
*
 Um bom primeiro tempo pro Bahia, sobretudo pelo placar, dois gols nos melhores momentos da equipe, até os 25 minutos de jogo. O Grêmio adiantou as linhas, então, empurrado o adversário pra trás. Sem sufocos.  Nada definido. 

*
Substituições no intervalor: Douglas Costas no lugar de Alisson e Rafinha no lugar de Vanderson; mais experiência, mais malandragem no time de Mancini, que partir para o ataque, forçando. Um Bahia sem pressa, buscando quebrar o tesão do inimigo. Aos 6’, Danilo Fernandes salvou, catou um chute de frente de Borja, após boa trama ofensiva gaúcha.  Grêmio melhor. Um Bahia acuado, no recomeço.

 Aos 12’, primeiro chute em gol do Bahia; Rossi, por cima. Aos 13’, Rodriguinho armou um ótimo contragolpe, Gilberto destampou de frente, mas errou feio o chute. Jogo pegado e corrido. 

- Gol ! 2 x 1, Grêmio, aos 16 min.  Rafinha, pegou um rebote de primeira, livre, da meia lua, a bola desviou em Thiago Santos e matou o goleiro.  

 O Bahia respondeu aos 18’, com boa cabeçada de Gilberto, cruzamento de Nino, o goleiro Grando espalmou.  Jogo aberto, indefinido. Aos 21’, após cobrança de falta da direita, Conti tentou, nas mãos do goleiro. 

 - Ronaldo no lugar de Rossi, exausto. No Grêmio, Jean Pierre, e Diego Souza, nos lugares de Geromel e Vilassanti. O Grêmio todo no ataque. 

Olhe o VAR !  Contragolpe, Ronaldo enfiou para Gilberto, que invadiu a área e passou para a finalização de Rai. O VAR foi acionado, o gol anulado, Gilberto estava impedido. 

 Os gaúchos cavando falta, insistindo nas bolas paradas, alçadas na área baiana, agora com dois centroavantes enfiados.  Guto põe Rodallega e Daniel em campo. Saíram Gilberto, que pouco produziu, e Rodriguinho que jogou bem. Aos 36’, foguete de Rodallega, por cima.  O Bahia contragolpeia com perigo mas não consegue finalizar. 
 - Gol ! 3 x 1 Bahia, Daniel, aos 39min.  Rodallega achou Daniel na esquerda, livre, o passe perfeito, O meia bateu cruzado e ampliou. 

 Guto retirou Patrick e Raí, pôs Ranielli e Edson. Fechando a casinha. 
Ótimo resultado.
*
Destaques

O time de Guto fez um jogo coletivo consistente e aplicado, substituições corretas.

 Individualmente, Danilo tranquilo no gol, bom jogo de Nino e Matheus Bahia, autor do primeiro gol. Conti absoluto, Gustavo Henrique sem falhas. Mugni atuou argentinamente, guerreiro. Rodriguinho, enquanto teve pernas, Raí... e Rodallega e Ronaldo que entraram muito bem na segunda etapa.
 *
Escalações 

- Bahia : Danilo Fernandes, Nino, Conti, Gustavo Henrique, Matheus Bahia; Patrick,  Mugni e Rodriguinho; Rossi, Gilberto, Raí. Treinador, Guto Ferreira.
 - Grêmio : Gabriel Grando, Vanderson, Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos, Bobsin, Alison e Vialasanti; Ferreirinha e Borja. Treinador, Mancini. 

-  Bruno Arleu de Araújo, carioca, no apito. Com VAR. Tranquilo, sem reparos.
**

Pela rodada 35, o Bahia encara o Atlético Goiás, em Goiânia, na próxima segunda-feira, às 19h.
**
- Neste sábado, às 17h, tem a final brasileira da Copa Libertadores da América, em Montevidéu:  Flamengo x Palmeiras.  Jogão de bola.

- No domingo, 16 h, o Vitória encerra sua participação na Série B/2021, recebendo o Vila Nova no Barradão, ainda com um pingo de esperança de permanecer na Segundona, caso vença o jogo e seus concorrentes diretos, Remo e Londrina, tropecem em casa contra Confiança e Vasco. Só com muita prece. Mas... 
**