Esporte

BRASIL VENCE A COLOMBIA DE VIRADA COM A AJUDA DO APITO AMIGO 2X1

Brasil está invicto na Copa América
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/06/2021 às 23:06
Brasil 2x1 Colombia
Foto: CBF

 Foi um teste duro, difícil, complicado, até porque os colombianos fizeram um gol aos 9 minutos de partida e se trancaram, defenderam-se com obstinação até o final, dificultando muito as ações da seleção brasileira numa noite nossa de pouca inspiração. Os dois gols brasileiros aconteceram já na reta final do jogo, o primeiro deles muito contestado e discutível. A virada chegou nos acréscimos, mantendo a invencibilidade da seleção de Tite e o aproveitamento de 100% na competição. A Colômbia sempre endurece contra os canarinhos, mas o triunfo foi justo porque os brasileiros atuaram quase todo tempo no campo adversário, acuando, dono da bola.

 O Brasil lidera o Grupo A da Copa América, com 9 pontos em três jogos. Colômbia e Peru têm quatro.  

*

 No Engenhão

 Noite de São João, inverno, lua enchente, tempo limpo, sem chuvas, gramado  mastigado, pesado, escorregadio, ruim mesmo. O Brasil com a camiseta amarela, a Colômbia de azul.      

- Com bola rolando ...

  A partida começou com o Brasil retendo a bola, evoluindo bem na troca de passes e os colombianos marcando duro e curto, dificultando. Daí, no primeiro lance ofensivo dos vizinhos amazônicos...

 - Gol ! 1 x 0 Colômbia, aos 9 minutos. Belo gol, Diaz, emendando de meia bicicleta, ou voleio de primeira, nas costas de Danilo, um cruzamento na medida de Cuadrado, da direita. Golaço !

 Pela primeira vez na competição o Brasil levava um gol e saía atrás do placar. O time da casa trabalhando nas proximidades da área inimiga, mas só aos 20 minutos chutou a primeira bola na direção do gol colombiano: Richarlison, cruzado da esquerda, para o encaixe de Ospina. Fizeram o gol e se plantaram atrás, fechadinhos. E catimbando, cavando faltas, levando o jogo na manha. Na esquerda, Diaz levava alguma vantagem na disputa com Danilo. O time canarinho alçou bolas, tentou... mas Ospina pouco foi exigido.

*

  A seleção de Tite impôs 75% de posse de bola na primeira etapa, trocou passes, forçou na frente mas não conseguiu penetrar, tampouco finalizar com perigo contra a meta colombiana. Marcação justa e dobrada sobre Neymar, que insistiu nos lances individuais, sem êxito. A Colômbia fez o gol e trancou a cozinha. Teste difícil.

*

  No intervalo, saiu o meia Everton Ribeiro, entrou Firmino. Em tese, uma formação mais ofensiva. Um manjado e antigo 4-2-4, com Neymar e Firmino voltando pra buscar a bola, na armação das jogadas. Eles inteiros na defesa, safando-se com bravura. Aos 9’, Thiago Silva esticou longo para Neymar, nas costas da zaga, mas Ospina foi esperto. Dois minutos depois, Neymar tentou de fora, a bola desviou no caminho, fora do alvo.

  Por volta dos 15’, Lodi no lugar de Alex Sandro, seis por meia dúzia. Mais parecia um treino ‘ataque x defesa’, mas faltavam finalizações. Na Colômbia, Borja e Cuellar entraram nos lugares de Zapata e Borré, mais marcação.  Aos 20’, na melhor trama, tabelando pelo meio, Neymar livrou-se do goleiro e bateu já enviesado, acertando a trave de Ospina.  Tite pôs Paquetá no lugar de Fred. Um cerco, assédio na área colombiana, mas .

 Por volta dos 30’, Gabigol e Cebolinha em campo (saíram Gabriel Jesus e Richarlison).

- Gol ! 1 x 1, aos 32’, Firmino escorou de cabeça o bom cruzamento de Lodi, da esquerda, na linha da pequena área. O goleirão Ospina aceitou. Desconcentrado?

  Olhe o VAR !  Os colombianos reclamaram que a bola (que era nossa, foi chutada por Neymar) bateu no árbitro na origem do lance, na intermediária, mas ficou na posse brasileira e o árbitro deu sequência; quando, na opinião dos atletas colombianos, deveria ter parado o lance, dado bola ao chão ... Mas o VAR, consultado, confirmou o gol de empate. Os atletas de azul, inconformados, provocaram uma paralização de minutos sem fim, impedindo o recomeço da partida, reclamando.

  O soprador de apito, FIFA, rodado, perdeu o controle do jogo, cercado então, a cada lance, pelos colombianos. Muita cangancha, muita catimba em campo. Chiadeira geral. E o jogo ficou feio, travado, mordido. Dez minutos de acréscimo. Tensão no gramado. O Brasil no campo adversário, buscando o triunfo, que veio...

- Gol ! 2 x 1, aos 53 minutos, Casemiro ! Testando livre na pequena área o escanteio bem cobrado por Neymar. A virada no ‘apagar das luzes’!

  De toda maneira, placar justo, porque só uma equipe buscou o triunfo.

*

 Destaques   

  Marquinhos, Richarlison e Gabriel Jesus pela vontade, Firmino pelo gol. Neymar individualista demais e pouco inspirado, muito marcado, mas... participou dos dois gols dos canarinhos. Casemiro, iluminado no final.

 Na Colômbia, a aplicação defensiva. Mina não perdeu uma pelo alto, até que se desconcentrou no primeiro gol brasileiro e perdeu-se. Cuadrado, muito bom. Diaz, que golaço, arisco.

*

 Equipes

 Tite escalou: - Wéverson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus, Neymar e Richarlison.

 Reinaldo Rueda mandou a campo: Ospina, Munhoz, Mina, Sanchez e Tesillo; Cuadrado,  Uribe, Diaz e Barrios; Borré e Duvan Zapata.  

 Arbitragem de Nestor Pitana, da Argentina, com VAR. Contestadíssimo pelos colombianos.

*

  Curtas

- Muitas queixas dos atletas, de todas as equipes, a respeito dos péssimos gramados nos estádios brasileiros. Geralmente encharcados, pesados, fofos, soltando tufos. A bola não corre rápida como gostam os boleiros.

- Se tem alguém que não pode se queixar ou reclamar da Copa América no Brasil é o treinador Tite. Um tempão para treinar, encaixar e ambientar o grupo, fortalecer o espírito de equipe. Trabalhe, pois.

 - E tem ‘cururu’ injuriado com a seleção, não se pode curtir o time brasileiro. Eles olham pra pelota e só veem o ‘bozo’. A cada drible de Neymar, esgoelam-se: “fora bozo!”  Eu guento?

**

 Copamérica

- O próximo jogo do Brasil, o derradeiro dessa fase classificatória, é no dia 27, às 18 h, no Estádio Olímpico/Goiânia, contra o Equador.

 - A seleção equatoriana empatou com o Peru (2 x 2) no começo da noite dessa quarta, no mesmo Olímpico, e tem só 2 pontos ganhos no Grupo B. O Equador abriu 2 x 0 mas o Peru (com 4 pontos) empatou no segundo tempo.

 - Pelo Grupo A, jogam nesta quinta, dia 24: Bolívia x Uruguai, na Arena Pantanal, 18h;

    Chile x Paraguai, às 21 h, no Mané Garrincha/DF. A Argentina lidera o grupo, com 7 pontos. O Chile em segundo, com 5.

 

**

 Eurocopa

 Definidas as seleções classificadas e os confrontos das oitavas de final da competição:

 - Sábado, às 13 h, País de Gales x Dinamarca (Amsterdã).

                  Às 16h, Itália x Áustria (Londres).

 - Domingo, 13h, Holanda e Rep Tcheca (Budapeste).

                      Portugal x Bélgica, 16h (Sevilha).

 - Segunda-feira, 13 h, Croácia x Espanha (Copenhague).

                               Às 16h, França x Suíça (Bucareste).

 - Terça-feira, Inglaterra x Alemanha, 13 h (Londres).

                          Suécia x Ucrânia, às 16h (Glasgow).

**  

 Brasileirão/Série A

 Nesta quinta-feira, à noite, 21h30, em Pituaçu, pela 6ª rodada, Bahia x Athlético PR, o líder então da competição. Arbitragem do Piaui.