Esporte

FUTEBOL BAIANO EM BAIXA: VITÓRIA EMPATA DE NOVO NO BARRADÃO 0x0

O rubro negro faz uma péssima campanha
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 30/10/2020 às 22:12
Vitória 0x Brasil
Foto:

 

  Já são oito partidas sem vencer, o treinador Barroca continua ‘invicto’. Dessa vez foi contra o fraco Brasil de Pelotas, que só fez se defender, mas o Leão desperdiçou chances e amargou mais um empate em casa, sem gols.  Assim, com 21 pontos, cada vez mais se aproxima da chamada zona do breu, assustando o torcedor com a possibilidade de uma queda para a terceira divisão. E tudo que se esperava era o Leão de volta à primeirona, o sonho ficando cada dia mais distante.

  Não basta o papelão do Bahia na Série A e no Perú pela Sul-americana, esta semana?  Que fase ruim do futebol baiano, cruz credo.

 *

Bola rolando

  Com a mesma pontuação na tabela de classificação, ambas equipes em situação de risco (20 pontos, namorando a zona de degola), o jogo começo franco, aberto. Os gaúchos ameaçaram primeiro. Mas, aos 6 minutos, Carleto enfiou rasteiro atrás da zaga e Leo Ceará em velocidade foi derrubado pelo goleiro (que levou cartão amarelo), fora da área. Na cobrança da falta, por pouco o gol não saiu.

  Aos poucos, o Rubro-negro foi ocupando o campo adversário, forçando, ditando o ritmo. Os gaúchos fechados, mal conseguiam chegar na frente. Aos 23’, um bom arremate de R Carioca, defesa do goleiro. Aos 27’, o time visitante deu o ar da graça: entrou tabelando pela direita, o cruzamento saiu na cabeça de Mateus Oliveira, na linha da pequena área, mas a testada forte subiu mais da conta, cobrindo o travessão. A melhor chance dos visitantes.

 Aos 29’, saiu Lucas Cândido, lesionado, entrou Frizzo, estreando. Leo Ceará dava um pouco de trabalho ao goleiro Rafael. Os escanteios cobrados por Carleto levavam perigo. O Leão continuava melhor, com as rédeas da partida, mas nada de gol no primeiro tempo.

  *

 O mesmo rame no começo da segunda etapa. O Brasil cauteloso, retraído e o Leão querendo. Carleto, de falta, chutou primeiro, aos 3 min, sem êxito. Depois, Vico tentou encobrir o goleiro, que tirou de tapa. Na beira do campo, o inquieto e ainda “invicto” Barroca a gritar, botando pilha na moçada, pedindo luta, pegada e finalizações. Os gaúchos pouco passavam do meio campo. Aos 15’, de falta, novamente Carleto; o goleiro encaixou no chão.

  Marcando na frente, na saída de bola do adversário, linhas avançadas, o Leão tem a bola e o controle, inteiro na ofensiva, brigando. Bolas alçadas, pressão total. Caicedo e Marcelinho em campo. Aos 28’, Marcelinho arriscou de fora e o goleirão bateu roupa, mas a defensiva gaúcha safou-se. Caicedo fustigando a zaga inimiga. E os ponteiros do relógio girando. Sufocado, o time do sul suporta, apenas.

 Aos 35, após chutão da defesa, o zagueiro do time de Pelotas escorregou e Leo Ceará entrou livre, de frente, bola dominada; o goleiro saiu atarantado e Leo Ceará chutou mal, por cima. Chance clara perdida. Viçosa e Juan Nascimento nos lugares de Leo Ceará e Vico, aos 37. Aos 39’, o goleiro Rafael ‘mão de quiabo’ soltou a bola, gol vazio, Viçosa chutou pra fora. Outra chance incrível perdida.

  Aos 42’, aquela falta arranjada, bem próximo da área gaúcha; Carleto bateu firme e o goleiro nem deu troco. O árbitro deu 7 minutos de acréscimos. Um time jogava apenas, o outro espanava como podia, os 11 atrás. Aos 47 o Leão entrou tabelando pelo meio mas o bola terminou fácil nas mãos do goleiro Rafael. Bolas altas na área, duas cabeçadas de Caicedo, tentativa de Van, chutões da zaga e... nada de gol no Barradão.

  Destacar o quê?

  *

Escalações

Vitória : - Ronaldo, Van, Maurício, Wallace e Carleto; Rend, Lucas Cândido (Mateus Frizzo, estreante), Rafael Carioca (Marcelinho), Thiago Lopes(estreante)/ Caicedo; Vico, Leo Ceará.   Treinador, Barroca.

Brasil de Pelotas : Rafael, Bruno José (Jarro),  Nuno, Luis Felipe (Rafael) e Alex Ruan; Bruno Matias e Cazonati; Felipe,  Mateus Oliveira (M. Rocha), Danilo Gomes (Gabriel) e Luis Henrique (Poveda).  Treinador interino, Cirilo.

Arbitragem carioca, Grazianni Rocha no apito.

*

 Já pela 20ª rodada, a primeira do returno, o Vitória joga longe de casa, em São Luis do Maranhão, contra o surpreendente Sampaio Correia (24 pontos e dois jogos a menos); domingo, dia 8, às 16h.

*

 Pela Série A, neste domingo, boca da noite, o Bahia de Mano Menezes enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. O time não encaixa, não passa confiança ao torcedor.

**