Esporte

BAHIA PERDE PARA O MELGAR EM LIMA 1x0, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Ainda tem o jogo de volta
ZédeJesusBarrêto ,  Salvador | 29/10/2020 às 23:59
Melgar 1x0 Bahia gol contra de Nino Paraiba
Foto: Fernando Salmanga/ Comenbol


   Quando parecia melhor em campo, já perto do final da partida, Nino Paraíba tentou cortar um cruzamento rasteiro e fez contra (1 x 0), dando assim vantagem ao time de Arequipa (Peru) para brigar em Salvador pelo empate e se classificar para a terceira fase da Copa Sul-Americana. O Tricolor não jogou bem nos primeiros 45 minutos, mas atuou todo o segundo tempo no campo adversário, pressionando. Faltou finalização. Num contragolpe, a defensiva, como é costume, deu mole, entregou. É uma equipe que não passa confiança. 
*
Bola rolando
 Mal começou e Lucas Fonseca quase entregou a rapadura, errando feio numa saída de bola. O Bahia entrou fechado, procurando explorar o contragolpe que não saia por conta de passes errados e muito pouca gente na frente. Antes dos 10’, foi a vez de Ernando passar uma bola atravessada na frente da sua área nos pés do atacante peruano, que arrematou forte para Douglas espalmar. 

  Mano começou a gritar para o time sair de trás. Equilibrou um pouco, mas a defensiva baiana dando sinais de nervosismo, errando seguidamente na passagem de defesa para o ataque. Se no meio campo as ações pareciam equilibradas, até os 30’ os baianos não conseguiram um só chute ao gol adversário. Só então, após cruzamento da esquerda, Rossi penetrou no meio da zaga e finalizou... para fora. Depois, Gregore esticou um passe e Rossi entrou pela direita, em velocidade, nas costas da zaga mas o chute foi um petelelco nas mãos do goleiro. 
  O Bahia chegando mais, o Melgar recua inteiro quando o Tricolor tem a bola e avança. Aos 40’, Rossi teve chance mas, na linha da grande área, finalizou muito mal. 

  *
  O time da casa começou melhor, explorando os erros de passe do adversário, mas aos poucos o Tricolor equilibrou e até chegou algumas vezes na frente, mas faltaram aquele bom passe final, mais gente na chegada à frente e finalizações acertadas. O goleiro peruano não foi exigido. A equipe de Arquipa é bem dotada fisicamente, ocupou mais o campo rival e chegou mais com bolas alçadas, escanteios para o centroavante Arce, de 1m90.... Um zero justo no placar no primeiro tempo. 

*
 No intervalo, Mano sacou Clayson, nada fez, e lançou Élber. Em tese, uma proposta mais ofensiva pelo lado esquerdo. Nos primeiros minutos, um Bahia vai avançado, postado mais no campo inimigo e tentando evoluir com troca de passes. Mas, antes dos 10’, foi o Melgar que assustou, com duas bolas cruzando perigosamente a pequena área baiana, 

 Como nada acontecia, Mano trocou Ramon por Daniel e pôs Saldanha no lugar de Gilberto. Gesticulando muito, pedia insistente para o time sair de trás, avançar mais a marcação. Por volta dos 20’, bom cruzamento de Capixaba na pequena área adversária, ninguém chegou.  Logo depois, Ernando sentiu a coxa e deu lugar a Nino Paraíba. Três alterações também no Malgar. 

  O Bahia melhor, atacando mais, tratando melhor a bola. Aos 28’, após outra boa investida de Capixaba, Saldanha bateu das proximidades da marca penal, por cima. Dois minutos depois, trama com Rossi, pela direita e cabeçada de Saldanha, forte mas nas mãos do goleiro. 

 Daí... numa rara jogada ofensiva do Melgar, Amoroso tabelou e cruzou forte da direita, no chão e para trás, e Nino Paraíba, ao tentar cortar, fez contra ... uma bola que não tinha a direção do gol.  Daí, 1 x 0 Melgar, aos 36’.  Quando o Bahia vivia seu melhor momento na partida.

  O Bahia foi todo pra cima e o Melgar encolheu-se, defendendo, garantindo. Aos 47’, Elias finalizou uma e carimbou o zagueiro na pequena área. Gregore também arriscou mas cobriu o travessão. Foi só, deu Melgar. 
  O Tricolor até merecia um resultado melhor, pelo volume do jogo na segunda etapa, mas é um time que cria pouco, finaliza mal e a defesa dá mel.
*           
  O jogo de volta será na próxima quinta à noite, na reabertura da Fonte Nova. Tem de vencer com a diferença de dois gols, o mesmo placar a decisão vai para os pênaltis. E não pode levar gol em casa. 
**
Escalações 
- Melgar : Cáceda, Galvez, Pallerano, Ortiz e Lea; Tandazo, Sanchez e Miguez; Vidales, Arce e Amoroso.
- Bahia : Douglas, Ernando, Lucas Fonseca, Juninho e Capixaba; Gregore, Elias e Ramon; Rossi, Gilberto e Clayson. No banco, Mano Menezes.   
 Sem destaques 
*
  O Bahia volta a campo já no domingo, pelo Brasileirão, Série A. Encara o Santos na Vila Belmiro, na boca da noite. A equipe viaja direto de Lima a São Paulo.
*
  A direção do Tricolor baiano anunciou a venda em definitivo do atacante Edigar Junio ao futebol japonês, onde atuava por empréstimo. Bom profissional, Edigar se deu bem por lá e quis ficar. Ele estava no Yokohama e agora assinou com o Varen Nagasaki. 
**
 Seleção Brasileira

 Tite convocou os atletas que vão disputar mais dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar.  Dia 13 de novembro, no Morumbi, contra a Venezuela, e dia 17 em Montevidéu, contra o Uruguai. Eis a lista:
 - Goleiros : Alisson, Ederson e Wéverton; Laterais: Danilo, Gabriel Menino, Lodi e Alex Teles; Zaga central: Thiago Silva, Marquinhos, Militão e R. Caio; Apoiadores: Casemiro, Douglas, Luiz, Arthur, Alan; Meias: Éverton Ribeiro e Paquetá; Avantes: Cebolinha, Firmino, Gabriel Jesus, Vini Jr, Richarlisson e Neymar (machucado, com estirão na coxa, mas ainda mantido na lista).
**
   Segundona
   Em situação complicada na tabela de classificação da Série B (18 pontos e em 14º lugar), o Vitória recebe o Brasil de Pelotas nesta sexta-feira, às 19h15, no Barradão, pela última rodada da primeira fase da competição, a 19ª.  É vencer ou vencer. O Time não ganha há 7 jogos.   
**