Esporte

VITÓRIA EMPATA COM GUARANI 1X1 E SEGUE PRÓXIMO DA ZONA DA DEGOLA

Vitória leva gol de empateaos 35 min do segundo tempo
ZedeJesusBarrêto , da redação em Salvador | 22/10/2020 às 23:40
Vitoria 1x1 Guarani
Foto: ECV

  O empate (1 x 1) foi bem melhor para o Bugre: perdia o jogo, o Leão parecia ter o jogo sob controle, era melhor. Por cima, com um ponto ganho, fora de casa, saiu da zona do terror, chegando aos 18 pontos.  O Vitória perdeu dois pontos, fez mais uma partida sem vencer em casa e sob o comando de Barroca, chegou a 20 pontos e patina no 13º lugar na classificação, que tem no topo a Chapecoense e o Cuiabá com 33 pontos. O Leão está a dois pontos do grupo de risco. 
*
  Bola rolando 

  O Leão entrou em campo num jejum de cinco jogos sem vencer, com 19 pontos ganhos e em 13º lugar na tabela de classificação, distante a apenas dois pontos da zona de desclassificação. O terceiro jogo sob o comando de Barroca.  O Guarani, com 17 pontos, na zona do desespero, também de treinador novo, buscando reabilitação. 
 Muita cobrança, lá e cá. Noite limpa, arquibancadas vazias e gramado enxuto no Barradão. 
*
  Um começo de jogo desacelerado, estudado, igual. Mas... aos 6 minutos, Leo Ceará disparou na área, saiu à frente da linha da zaga, e foi atropelado por trás. O árbitro nem pestanejou, deu pênalti. 

 - Gol ! 1 x 0 Vitória. Leo Ceará bateu a penalidade com força, quase no meio do gol, abrindo o placar, bem cedo. 
  Um gol assim, no começo, muda completamente o panorama em campo. Tático, a disposição dos atletas. Os paulistas sentiram o golpe, mas vão ter de ir pra cima, se abrir pra buscar o gol.  Aos 9’, Ewandro tentou de fora, de canhota, mas cobriu o travessão. O Índio no ataque, o Leão encolhido, na moita.

 Após muitas bolas alçadas sem resultados, aos 27’ Person chutou de longe mas rasteiro e forte dando um pouco de trabalho a Ronaldo. O Leão marcando, segurando o meio, mas sem incomodar na frente. Só aos 39’, um chute: Leo Ceará caiu pela direita e bateu firme mas o goleiro rebateu.  Gol de Marcelinho, aos 43’, após passe precioso de Carleto... mas a arbitragem pegou impedimento no lance, sem VAR, anulando. 
  *
  Um primeiro tempo de um Leão de Barroca já noutro estilo; menos correria à toa, sem chutões, mais consciência na saída de bola, trocando passes, evoluindo com bola no chão. Destaque para a disposição de Leo Ceará, incomodando. Faltou contundência ao Guarani. Placar justo.
*
  O segundo tempo começou animado, o Leão ligado. Aos 2’, falta cobrada por Carleto gerou confusão da defensiva bugre, mas nada de gol; aos 3’, saiu Alisson Faria, sentindo fisgada na coxa, e entrou Mateusinho. Velocidade pelos lados. Os donos da casa atuando mais no campo adversário chegando. 

  Aos 13’, Ewandro ciscou e achou Leo Ceará penetrando entre os zagueiros, mas o atacante tentou limpar e não finalizou. Aos 16’, Leo Ceará, de longe, quase pegou o goleirão distraído, fora do gol. Só aos 17 o Bugre chegou na área baiana, num cruzamento da direita que ninguém alcançou pelo meio. O Guarani até equilibrou, mas cadê agressividade?  Daí... 

 - Gol ! 1 x 1 , Guarani, aos 34  minutos. Bobeira na saída de bola do lado direito da defesa baiana, Didi foi ao fundo e cruzou, a zaga não resolveu e Rafael Costa na pequena área finalizou de cara, empatando.

  O Rubro-negro, então, acelerou, foi pra cima já meio atordoadamente, querendo o triunfo a todo custo. Caycedo entrou no lugar de Leo Ceará, pressão total. O Bugre sem pressa, deixando o tempo passar. Aos 47’, Carleto deu um pontapé tolo, sem bola, no adversário e foi expulso; sem sentido a atitude, sobretudo por ser Carleto um atleta rodado, veterano, liderança em campo.

 Empate com gosto amargo pro Leão, que parecia ter o jogo na mão.
  *
Escalações

- Vitória : Ronaldo, Leandro Silva, João Victor, Maurício Ramos e Carleto(Carioca); Rend, Lucas Cândido, Marcelinho e Álisson Farias; Ewandro e Leo Ceará. Treinador, Eduardo Barroca.

 - Guarani de Campinas : Gabriel, Pablo, Walber, Didi e Erick Daltro(Rangel); Bruno Silva, Person e Lucas Crispim (Eliel); Giovanny, Todinho (Rafael Costa) e Renan. Treinador, Felipe Conceição.
Arbitragem paraibana, sem VAR; no apito, Wagner Reway 
*
Destaques

Leo Ceará, pelo gol, pelos chutes, a vontade de vencer. Rend comanda o meio. Lampejos de Ewandro.
O Guarani bem plantado, um time frio e de bom toque de bola, mas finaliza pouco.
**
 Próximo compromisso do Rubro-negro baiano, pela 18ª rodada, será no domingo, 20h30, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo (estádio Santa Cruz), contra o Botafogo, entre os últimos na tabela de classificação. 

**