Esporte

BAYERN HUMILHA BARÇA 8X2 E LEMBRA DERROTA DO BRASIL PARA ALEMANHA 7X1

Com informações do El Periódico, da Catalunha
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/08/2020 às 18:53
Barcelona é massacrado em Lisboa
Foto: El Periódico
No silêncio do Estádio Da Luz, o Barça como o conhecemos ficou em silêncio para sempre. O declínio anunciado foi confirmado antes daquele TBM imparável que provou ser o Bayern de Munique. A arrogância alemã dos dias anteriores era justificada. Os catalães se tornaram um time decrépito e um músculo da manteiga, incapaz de se medir ou na ponta dos pés diante do poder e da altura da Baviera. Sua despedida antecipada da Liga dos Campeões, na primeira troca, com uma derrota irrecorrível (2-8), não porque era previsível era menos amarga. Nunca se viu nada assim antes. Não nos piores pesadelos. A lesão causada pela derrota brutal exige decisões drásticas como nunca antes.

É hora de cantar os salmos de um ciclo glorioso que está chegando ao fim. É hora de enfrentar mudanças radicais, que certamente passarão por sacudir a bancada novamente, pois é a medida mais evidente no esporte e a mais econômica no contexto da pandemia. Nos próximos dias voltaremos a falar sobre Pochettino ou García Pimienta. Quique Setién dificilmente pode continuar, contratado como um corajoso cruyffista e que ficará aliviado por ser um treinador desatualizado e desatualizado.

Setién desenhou o jogo de sua vida com o realismo das circunstâncias. Ele não fantasiava em atropelar o Bayern. À medida que era cantada, ele dispensou a pose murcha de Griezmann e se agarrou à chicha com que Arturo Vidal costumava contribuir. Curiosamente, um onze muito parecido com o que sucumbiu com todo o barulho conhecido em Anfield na temporada passada. Um time envelhecido que perdeu aquele vigor juvenil que o tornava temível. Antes de andar pela Europa como um lobo; agora é um cordeiro. Já para muitas campanhas.
GOLS À MANCHEIA

Os jogadores de futebol do Bayern pareciam aviões prateados cruzando a defesa líquida do Barça. Em meia hora já haviam bombardeado com quatro gols e daquele momento em diante só se podia esperar que o constrangimento não fosse excessivo. Esse apelo para silenciar a arrogância bávara não durou muito. Às vezes, temia-se que o ridículo de Liverpool fosse diminuído. Chegou a esse ponto. Para pedir uma misericórdia que não veio. Insuportável.

Já não basta falar de orgulho, que os jogadores não tinham. Isso é reducionismo. Foi uma decomposição por deficiência, inferioridade tática, esmagamento físico e também por um abandono intolerável dos jogadores. Antes dos gigantes, como os do Bayern, o Barça parece uma classe infantil. Raramente um pôr do sol foi retransmitido de forma tão crua. Uma destruição em 'horário nobre'.

É a terceira humilhação seguida na Europa. E isso é o pior, por mais difícil que possa parecer. Isso fala mal de muitos níveis do clube, a começar por aqueles que traçaram um elenco no qual milhões e milhões foram investidos em sua renovação durante os exercícios de forma fútil. Os secretários técnicos foram aprovados, todos com seu erro colossal, e algumas vacas sagradas e um presidente plenipotenciário permanecem, com a última palavra em todas as contratações fracassadas.

Tumulto organizacional

A substituição de Griezmann evidencia esse ruído organizacional. Outros 135 milhões gastos para não mudar o destino corado de Roma e Anfield um iota. Setién, que expôs o francês no segundo tempo, não o fez sentar para dar destaque a Riqui Puig ou Ansu Fati. O cantábrico não se atreveu a rejuvenescer na reta final da sua angústia, limitado pela inércia das estrelas que, por dignidade, deveriam colocar a sua posição no quadro à disposição do conselho.


Cada gol sofrido tinha seu pai e sua mãe (o desempenho de Semedo foi particularmente terrível). Gols brilhantes, combinatórios, lindamente executados, de Muller (duas vezes), de Perisic, de Gnabry, de Kimmich, de Lewandowski e até de Coutinho duas vezes. Mas o tamanho do desastre obriga a olhar para a presidência. Onde você está liderando esta equipe? Coisas importantes devem acontecer nos próximos dias. Esta vergonha de Lisboa o força. O Barça não merece isso.