Esporte

BRASIL faz melhor partida na Copa America e goleia o Peru por 5x0

Brasil vai a PORTO Alegre jogar pelas quartas de finai
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 22/06/2019 às 18:20
Brasil 5x0 Peru
Foto:

  A equipe de Tite fez  seu melhor jogo na Copa América até agora. Tanto no aspecto coletivo como no brilho individual de alguns jogadores. E tudo deu certo, os gols rolaram: 5 x 0. Quem imaginava? Jogo intenso, marcação avançada, contragolpes velozes  pelos lados, jogadas objetivas.

  Com o resultado, o Brasil classificou-se em primeiro lugar no Grupo A, com sete pontos ganhos.  A Venezuela também classificou pelo grupo A,  derrotando  a Bolívia e chegando a cinco pontos ganhos.

*

  Brasil 5 x 0 Peru, Arena Corínthians, casa quase cheia em São Paulo (mais de 42 mil presentes), tarde limpa.

*

  Curiosidades:

  - O treinador Tite de volta ao ninho do Corínthians, clube que o consagrou como um  treinador vitorioso – Paulistões, Libertadores, título mundial.  Está em casa, conhece bem o Itaquerão; do gramado a vestiários e arquibancadas.

  - Paolo Guerrero, maior artilheiro da história do Peru, foi atleta de Tite no Corínthians, também tem intimidades com o palco do jogo.  Entrou em campo querendo quebrar o tabu de nunca ter marcado contra o Brasil.

  - Neymar, já sem muletas, visitou os colegas de seleção, na concentração, sexta-feira. Foi dar uma força e foi muito bem acolhido por todos. Faz falta em campo.  O astro do PSG negocia sua volta ao Barcelona.

 - Em 2016, na Copa América Centenário, disputada nos EUA, o Brasil foi eliminado exatamente pelo Peru, do treinador Gareca, o mesmo de agora, um argentino (era atacante) que já atuou no Brasil e conhece bem o nosso futebol. Dunga era nosso técnico, caiu com a derrota.

 - Presença  no  estádio dos presidentes  da Fifa, da Conmebol e da CBF.  Vestimentas iguais: ternos, camisas e gravatas em azul.  Padrão Fifa?   

*

  Escalações iniciais

-  O Brasil de Tite em campo com duas mudanças no ataque:  Alisson, Daniel Alves, Tiago Silva, Marquinhos e Fellipe Luiz (Alex Sandro); Casemiro (Allan), Artur e Phillipe Coutinho (William); Gabriel Jesus, Firmino e Éverton ‘Cebolinha’.   Camisetas amarelas.

 - Perú de Ricardo Gareca : Gallese, Advíncula  (jogou na Ponte Preta), Araujo, Abram e Trauco (lateral do Flamengo);  Tápia, Yotun (Flores), Polo e Farfán; Guerrero (do Inter)/Gonzalez e Cueva (Santos)/ Ballón.  Camisetas brancas com faixa vermelha diagonal.

- No apito, o argentino Fernando Rapallini.

*

Com a bola rolando...

 - Os peruanos quase marcam primeiro. Aos 3’, uma falta cobrada da lateral, lado esquerdo do ataque peruano, pingou na pequena área, ninguém raspou, e a bola passou a um palmo do poste. Susto.

 - Valendo classificação, uma vaga nas oitavas, a partida começou brigada, marcação dura e adianta dos dois lados. Sem alívio nas divididas.  O Perú mais adiantado, ofensivo, ganhando o meio campo.

  - Gol ! 1 x 0 Brasil, aos 12min. Cobrança de escanteio da esquerda, por Coutinho, fechado; na disputa quase em cima da linha de gol, Casemiro empurrou de cabeça, quando o Peru parecia melhor.

  - O gol parece que fez bem aos brasileiros. Aliviou o nervosismo. Os peruanos sentiram o golpe.  

   - Gol ! 2 x 0, Brasil, Firmino, aos 18min.  O goleiro Galesse vacilou com a bola nos pés; Firmino pressionou, ele chutou no corpo do atacante, a bola foi no poste e voltou nos pés de Firmino que com calma driblou o goleiro e finalizou.

  - Um Peru atordoado em campo, então...  Um Brasil rápido, objetivo.

 - Gol ! 3 x 0 , Everton Cebolinha ! Aos 32min.  Recebeu na esquerda, quebrou para o meio e bateu seco, rasteiro, acertando o cantinho.

   - Aos 38’, após boa troca de passes, Gabriel Jesus recebeu na área, livrou-se do marcador e tentou colocar...  mas errou o alvo. Um Brasil mais solto, à vontade.

   - Os peruanos assustaram aos 43’, com uma tabela envolvente pela esquerda; Drauco bateu forte e cruzado mas Álisson rebateu a escanteio.

  Foi sem dúvida o melhor primeiro tempo brasileiro na Copa. Sem firulas e sem troca de passes laterais. Cebolinha e Gabriel abertos, driblando, buscando a linha de fundo, Artur fazendo a bola girar no meio e três gols. 

*

  - Os donos da casa voltaram ligados, na pressão, botando pilha.

    Gol ! 4 x 0, Dani Alves, aos 8 minutos. Uma evolução em troca de passes entre Daniel, Artur, Phillipe, Gabriel , Firmino ... Daniel Alves entrou de cara e bateu forte, estufando as redes. Belo lance coletivo.

 -  Brasil manteve o ritmo forte, ofensivo. Não deixou o adversário gostar do jogo. Aos 29’, Gabriel Jesus,  aos 30’, Phillipe Coutinho ...  mesmo com o placar, o time canarinho em cima. Movimentando-se bem.

  - Aos 44’, Alex Sandro tabelou com William pela esquerda e cruzou, Gabriel finalizou mas a bola desviou na zaga a escanteio.

   - Gol ! 5 x 0 William, golaço, aos 45’, fechando o caixão. O meia recebeu na esquerda, bico da área, quebrou para o meio e bateu forte, na costura da rede.

   - Aos 47’, Gabriel Jesus invadiu, driblou o goleiro e foi derrubado. Pênalti. Gabriel bateu no canto, telegrafado, e o goleiro defendeu. Ele queria e merecia fazer o dele.  

 *

  Destaques

  O melhor jogo coletivo da equipe de Tite, até aqui. Jogadores mais soltos, ocupando bem os espaços, passes mais verticais, troca de posição e velocidade.  Bom jogo.

  Individualmente, Daniel Alves, Artur, Gabriel e Cebolinha, arrebentou.   

 

**

O outro jogo do Grupo A:

- No Mineirão (BH), mesmo horário da partida do Brasil, enfrentaram-se Venezuela e Bolívia.

   A Venezuela venceu bem, 3 x 1, e também se classificou pelo Grupo A.

**

 Neste domingo

 - Dois jogos decisivos no mesmo horário, às 16h, pelo Grupo B:

   Na Arena Grêmio  (RS), Argentina x Catar ; Na Fonte Nova/Salvador, Colômbia x Paraguai.

 

**

  MUNDIAL FEMININO

  Dois jogos eliminatórios, já valendo pelas Oitavas de Final da Copa do Mundo feminina, que acontece na França.

  O primeiro, às 12h30, em Valenciennes: Inglaterra x Camarões

  O Brasil  encara a França, anfitriã, às 16h, em Le Havre.  Difícil, mas nada impossível.

*

  Abrindo as oitavas, no sábado, tivemos :  Alemanha 3 x 0 Nigéria,em Grenoble. As alemãs seguem, invictas.

  Mais tarde, em Nice, Noruega  1  x 1 Austrália. (prorrogação)

**