Esporte

Conmebol divulga primeira imagem do mascote da Copa América

A competição acontecerá no Brasil de 14 de junho a 7 de julho
Nara Franco , Rio de Janeiro | 05/04/2019 às 18:55
Zizito
Foto: divulgação

A Conmebol anunciou hoje (5) que uma capivara será mascote da Copa América de 2019. A entidade informou que o nome do mascote será definido por enquete. A competição acontecerá no Brasil de 14 de junho a 7 de julho. Até o dia 12 de abril, em uma enquete no Facebook e no Twitter os torcedores poderão escolher entre dois nomes: Capibi ou Zizito.

A Conmebol destacou, em nota oficial, que se inspirou na fauna sul-americana e que a capivara é considerada um dos “mais amigáveis e presentes no continente”.

“Capibié é uma homenagem à população indígena da América do Sul, o povo da terra. O nome mistura as fonéticas das palavras em Tupi kapii´gwara – capivara – e yby – terra, chão que se pisa”, esclareceu a Conmebol ao se referir ao nome Capibi.

Já o nome Zizito homenageia Zizinho, ídolo da Seleção Brasileira e artilheiro máximo da Copa América, com 17 gols, ao lado do argentino Norberto Méndez. 

“A capivara está presente na América do Sul e é conhecida por se relacionar bem com todos os animais. Simboliza a amizade, a forma amável com que os brasileiros receberão todos os fãs do futebol nesta grande celebração do futebol sul-americano. Convidamos o público a participar da escolha do nome da nossa mascote”, afirmou Thiago Jannuzzi, gerente geral de competição do Comitê Organizador Local da Copa América de 2019.