domingo, 24 de fevereiro de 2019
Esporte

Paraquedismo abre calendário de eventos esportivos de 2019 em Cairu

O evento acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro
LK Comunicação , Cairu | 07/02/2019 às 11:36
Cairu
Foto: Elton Andrade

A Prefeitura de Cairu, através da Secretaria Municipal de Turismo, tem investido no Turismo Esportivo como vetor de atração de turistas para o Arquipélago de Tinharé o ano inteiro. O órgão busca diversificar as modalidades, com a finalidade de promover a prática por profissionais e amadores. Para 2019, já há um calendário anual de eventos esportivos programados.

Quem abre a série de eventos é o Boogie Morro de São Paulo, evento de paraquedismo para quem gosta de aventura e adrenalina. Entre 13 a 17 de fevereiro os interessados poderão viver essa experiência radical. A 4000 metros de altura, o praticante e seu instrutor saltam conectados, com um paraquedas confeccionado para 2 pessoas que, após 45 segundos de queda livre a 250 Km/h, é acionado pelo instrutor. Desde a entrada no avião até o pouso, a aventura será registrada por um cinegrafista. O evento conta com o apoio da Federação Baiana de Paraquedismo.

Ainda em fevereiro, no dia 23, acontece o III Desafio Yatcht Salvador – Morro de São Paulo. O evento é realizado pelo Yacht Clube da Bahia, para praticantes de VA'A e Surfski, e consiste em uma remada de 60 Km, de Salvador a Morro de São Paulo. Durante o percurso, não é permitido o revezamento de atletas ou auxílio externo (exceto da organização do evento).

O ciclismo chega em Cairu em abril, com o Bike in Morro. O evento acontece dia 07 e reúne ciclistas do Baixo Sul e Recôncavo partem de Valença para desbravar o percurso Gamboa, Morro de São Paulo e Garapuá, que curtem a pedalada e também os belos cenários do arquipélago. Durante o percurso contam com o apoio de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Em novembro, no dia 10, acontece a segunda edição do evento.

A 5ª Maratour Gamboa – Morro de São Paulo também acontece em abril, no dia 13. A expectativa é que mais de 200 atletas participem desta edição. Haverá 3 tipos de provas: um quilômetro, 2,5 quilômetros e 400 metros, esta última para crianças de até 12 anos. Na prova principal, de maior distância, os atletas largam da praia de Gamboa e chegam em Morro de São Paulo. Uma das atrações da Maratour de Morro de São Paulo é a prova “O Rei da Ponte”, uma competição que foi criada em 2013 para os nativos locais que trabalham na ponte. Eles nadam um percurso com cerca de 100 metros e são premiados ao final da competição com medalhas.

Para abrir o segundo semestre, uma estreia: o “Desafio XCO de Mountain-Bike”, que acontece em Boipeba, no dia 06 de julho. A competição exige resistência e habilidades de Mountain Bike dos atletas e é realizada em uma única etapa. A prova será realizada em trilha dentro da Ilha de Boipeba com o percurso já definido de aproximadamente 7km. O percurso inclui estrada de terra e areia. A largada e a chegada será no Ribeirinho em Boipeba, onde estarão instaladas as estruturas necessárias à realização do evento e a recepção dos atletas, de suas equipes e seus sistemas de apoio e convidados.

O surf também estará presente na programação de eventos esportivos do Arquipélago de Tinharé, no município de Cairu. No dia 30 de agosto, a primeira praia de Morro de São Paulo recebe a Etapa do Circuito Baiano de Surf Profissional, que reúne os melhores surfistas do estado. Serão 9 categorias, com uma média de 200 atletas e um público girando em torno de 500 pessoas entre atletas e acompanhantes.

A já tradicional Paradise Run chega a sua terceira edição no dia 28 de setembro, em Morro de São Paulo. O evento proporciona uma experiência única aos atletas, com um cenário deslumbrante, passando por estradas de barro, fazendas, vegetação, mangues e um trecho lindíssimo pelas principais praias de Morro de São Paulo. A corrida atrai atletas de vários estados do Brasil e até mesmo de outros países. Além disso, a Paradise Run sempre conta a participação de vários atletas locais de Morro de São Paulo. Em 2019 haverá os percursos de sete quilômetros e 16 quilômetros, além das provas kids com 100 e 200 metros. Estima-se que em 2019 a corrida tenha a participação de mais de 300 atletas.

Em novembro, Morro de São Paulo recebe o Morro Beach Rugby 2019. Mais de 200 atletas de diversos países e estados brasileiros participam da competição. O torneio também traz um retorno sócio- educativo para a comunidade. Palestras são realizadas por representantes da ONG “Rugby sem Fronteiras” e da EBRA (Associação Europeia do Beach Rugby) para os estudantes do Colégio Municipal do Morro de São Paulo/Zimbo. O objetivo da ação é transmitir às crianças e jovens os valores do rugby como disciplina e cuidados com a saúde. O rugby passou a ser um esporte olímpico nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. O evento tem o apoio do Consulado Argentino.

Última Etapa do Campeonato Baiano volta a acontecer na segunda praia de Morro de São Paulo entre os dias 06 e 08 de dezembro. O torneio conta com a presença de diversos campeões mundiais. Ao todo, serão 156 jogos com a participação de 152 atletas de sete estados diferentes. A programação começa na sexta com a apresentação dos atletas e o sorteio dos jogos. As disputas acontecem no sábado e no domingo, de manhã e de tarde. Serão três categorias: profissional, feminino e série B.

Quem fecha o calendário, é o Circuito Baiano de Jet Ski. Mais de 150 jet ski saem da Terceira Praia de Morro de São Paulo no dia 12 de dezembro para fazer um trajeto que passa por algumas das mais belas paisagens do arquipélago: as piscinas naturais de Garapuá; a ilha de Boipeba, onde acontece o almoço; e Canavieiras. Depois de um dia inteiro para curtir as praias da região, o grupo volta para Morro de São Paulo, onde a programa ainda inclui a Festa Sunset. O evento é organizado pelo Jet Club Baixo Sul.