Esporte

TITE escolhe velhos conhecidos e não inova na seleção ZÉDEJESUSBARRÊTO

Taison, já com 30 anos? Nada especial. Levaria alguém mais jovem, uma revelação. Até já pensando em 2022.
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 15/05/2018 às 07:01
Tite e um time com idade média de 28.5 anos
Foto: André Durão


   Tite anunciou os 23 atletas que vão à Rússia. Eles começam a se apresentar para os  27  dias de treinamento no dia 21,  na Granja Comary. A segunda fase de preparação será  em  Londres, a  partir do dia 27 de maio. O terceiro estágio, chegando dias antes da abertura da competição, já será em território russo.

  A abertura da Copa do Mundo acontece no dia 14, mas o  Brasil só estreia no dia 17, contra a  Suíça, uma equipe fisicamente forte e  que joga fechadíssima. 

  Quem gosta de bola, futebol jogado em campo, o foco é a Rússia. Lá  estão os melhores.  

   Grupo de Tite

   Nenhuma novidade na convocação/escolha do treinador Tite. Sua turma, velhos conhecidos.  Para a lateral direita, com a perda de Daniel Alves, escolheu Fagner, do Corínthians, limitado e voltando de lesão, e o robusto Danilo, que está jogando no Manchester City, o bom time de Guardiola.

 Cássio ? Geromel sim! O jovem apoiador Artur, do Grêmio, devia ir. Por que Taison, já com 30 anos? Nada especial.  Levaria alguém mais jovem, uma revelação. Até já pensando em 2022.  A equipe de Tite tem uma média de idade de 28,5 anos.

 
  Os escolhidos

 - Goleiros : Alisson, 25 anos; Éderson, 24; Cássio, 30.

 - Laterais : Danilo, 26 anos; Marcelo, 30; Fagner, 28; Filipe Luiz, 32.

 - Zagueiros : Tiago Silva, 33 anos; Miranda, 33; Marquinhos, 24; Geromel, 32.

 - Apoiadores : Cassemiro, 26 anos; Fernandinho, 33; Paulinho, 29;  R. Augusto, 30.

 - Meias : Philippe Coutinho, 25 anos; William,29 ; Fred,25; Taison, 30. 

 - Avantes: Neymar, 26 anos; Gabriel Jesus, 21; Firmino, 26; Douglas Costa, 27.

 

*

 

   O enigma Neymar

   Seu talento ninguém discute, é diferenciado. Os médicos da seleção apostam que ele está nos trinques, o pé novinho. Com a evolução dos treinamentos vai chegar tinindo e com fome de bola na Copa. Ôba. pode ser a Copa do Neymar. Até torcemos. Mas ...

   E a cabecinha tonta? O astro vai ter de aguentar pau, provocação, marcação dobrada, sem  presepadas, sem máscara e sem chiadeira, jogando bola, coletivamente. Está maduro pra isso?  Que tenha o foco na equipe, na competição, apenas.  Dê um tempo no leilão entre Paris, Madri ou Londres. Decide depois. É muito dindim, mas imaginem a valorização de sua arte se for campeão do mundo.

  

   Quem grita?    

   Até que gosto do jeito Tite de jogar. Defesa plantada. Meio campo pegador e que chega na frente. Troca de passes, garra, objetividade, concentração. Entendo que a equipe vai precisar atacar muito pelos lados, com jogadas de linha de fundo para abrir ferrolhos.

  Daniel Alves fará falta, não confio muito no goleiro Álisson e levo fé em Gabriel Jesus. Mas sinto falta de um líder, um verdadeiro capitão em campo, alguém que possa gritar na hora necessária, puxar a orelha de Neymar, se preciso, e imponha respeito.

 Quem ? O líder é Tite, mas ele não joga.  Um Gérson, um Carlos Alberto...  

 

**

  Curtas:  

 - Além dos 23 convocados, Tite tem mais os nomes de 12 atletas anotados no bolso do colete. Se, deus livre, acontecer algum imprevisto até o dia 4 de junho, um da relação pode ser chamado.

 -  Antes de a bola rolar na Rússia, a seleção de Tite fará dois amistosos: dia 3 de junho, em Liverpool, contra a Croácia; e no dia 10 contra a Áustria, em Viena.

 - O atacante peruano Guerrero, que atua no Flamengo, está definitivamente fora da Copa. Foi condenado pelos tribunais da FIFA, por uso de doping (vestígios da coca na urina). Punição dura.  

   

 

**

  Os Grupos

  A – Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai.

  B – Portugal, Espanha, Marrocos e Irã.

  C -  França, Austrália, Peru e Dinamarca.

  D - Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria. 

  E -  Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia.

  F – Alemanha,México, Suécia e Coreia do Sul.

  G – Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra

  H – Polônia,Senegal, Colômbia e Japão.

 

*

 -  Será um mês de competição. Haja jogo pra ver. A abertura é no dia 14 de junho e o jogo final, o da entrega da Taça, acontece no dia 15 de julho.

  Uma boa viagem. Juntos.