Esporte

Vitória foi grande vencedor Copa Norte e Nordeste de Remo, em Recife

vide
| 23/05/2012 às 07:28

Aconteceu nesse final de semana, de 19 a 20 de Maio, a XVII Copa Norte e Nordeste de Remo, com a Bahia participando e sendo representado pelo Esporte Clube Vitória, Clube de Natação e Regatas São Salvador e Clube de Regatas Itapagipe, com a presença de clubes dos estados de Pernambuco, Brasília, Pará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Espírito Santo, totalizando mais de 25 clubes e quase 100 atletas, técnicos e dirigentes, brigando pela conquista desse tão cobiçado troféu. Com a realização da Federação Pernambucana de Remo e o apoio da Confederação Brasileiro de Remo, tendo o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal de Recife, a competição foi bem disputada e a torcida presente fez a festa, vibrando bastante, com as grandes remadas e pegas no mar.


Com a realização no dia 18 de Maio do Congresso Técnico no Salão Nobre da Livraria Cultura, local bonito do Recife antigo, ficou definido como seriam as provas, com a ordem de largada, das raias e participação dos remadores, fechando todas as informações necessárias para os participantes, aguardando a hora para o início da competição. Com uma grande estrutura montada para o evento e o satisfatório acolhimento dos participantes, essa competição mostra que é a principal disputa do Brasil em termos de clubes e federações, contribuindo para a manutenção da tradição desse esporte que é praticado na Bahia desde 1904.

O Remo baiano lutou para manter a hegemonia na região, conquistando oito das 15 provas, com as guarnições do Esporte Clube Vitória, do Clube de Natação e Regatas São Salvador e Clube de Regatas Itapagipe, participando ativamente das provas, onde, a atleta Marilene Barbosa foi o destaque geral da regata, tornando-se a maior vencedora da Copa Norte e Nordeste, já que desde 1999 é campeã absoluta na categoria feminina, sendo motivo de admiração por todos os presentes. Os clubes de Pernambuco, por estarem em casa, tiveram mais condições de colocar barcos para competir, levando sempre vantagem para os outros participantes, mas, no final, prevaleceu a categoria dos rubros negros baianos, fazendo a diferença na regata e conquistaram a bonita Taça de Campeão Norte e Nordeste de Remo para a Bahia.

A Copa Norte e Nordeste, foi idealizado por baianos em 1961, na mais antiga raia do Brasil, a dos Tainheiros, vendo deslizar barcos e remadores nas suas águas calmas, marcando a história esportiva da Bahia e do Brasil, muito bonito para se apreciar. No Congresso Técnico, na pauta de reunião, foi definido que em 2013, essa importante competição vai ser realizada em Salvador, como também, o Campeonato Brasileiro de Remo Máster e Campeonato Brasileiro de Remo Indoor, atendendo a uma solicitação da Federação dos Clubes de Regatas da Bahia, com o aval da Confederação Brasileira de Remo. Como resultado final, o Esporte Clube Vitória foi o Campeão Geral, vencendo seis provas, seguido pelo Sport Club de Recife, com cinco vitórias, Saldanha da Gama com três vitórias, Clube Náutico Capibaribe e Clube de Natação e Regatas São Salvador, vencendo duas provas.

No próximo final de semana, acontece o 2º Campeonato Brasileiro de Remo Máster, novamente em Recife, onde, a equipe do Esporte Clube Vitória, vai tentar a conquista do título, com a participação de grandes atletas de um passado recente, com a expectativa de mais de 200 remadores, proporcionando bons espetáculos nas águas pernambucanas.


Para participar dessa importante competição, a Federação dos Clubes de Regatas da Bahia, teve o patrocínio do Governo da Bahia, através da SUDESB e EMBASA, levando essa delegação para mais uma competição nacional, promovendo o esporte baiano, trazendo a certeza de dias melhores e novas conquistas do Remo. A delegação baiana teve o comando de Elney Pitangueira de Andrade, os técnicos Jair Fonseca, Antônio Silva e Edson Alves, gostando muito do nível técnico encontrado na competição, exigindo bastante dos atletas baianos