Economia

POLO DE ECONOMIA CRIATIVA ESTIMULA DEBATE SOBRE LITERATURA NO DOCA 1

Acontece dia 22 de março
Tasso Franco , Salvador | 20/03/2024 às 09:12
Debate sobre literatura especializada
Foto: DIV

Parceria entre o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) e o Doca1 – Polo de Economia Criativa, o evento “OBEC Estudos & Pesquisas” terá sua segunda edição nesta sexta-feira, 22 de março, das 15h às 18h, no próprio Doca1. Lançada neste ano de celebração de uma década de atividades do OBEC e com agenda mensal já confirmada até o fim de 2024, a iniciativa tem como objetivo estimular diálogos sobre literatura especializada e gerar novas pesquisas acadêmicas e investigações focadas na dimensão econômica dos setores culturais, artísticos e criativos. Qualquer pessoa interessada pode participar, com entrada gratuita.

Em cada sessão, pesquisadores/as do OBEC apresentam pesquisas, finalizadas ou em processo, abrangendo desde estudos individuais de mestrado e doutorado até projetos desenvolvidos pelo Observatório ou outras entidades. É também reservado um momento para a discussão de um texto acadêmico sobre economia criativa. Os debates dão ênfase às abordagens teóricas e metodológicas.

Na edição inaugural, realizada em 23 de fevereiro, a pesquisadora Julia Salgado compartilhou resultados preliminares de sua pesquisa de mestrado intitulada “Gênero, raça e classe na economia da música: uma análise das condições de trabalho das cantoras pretas da Bahia”. Em seguida, a Profa. Daniele Canedo (UFRB), coordenadora do OBEC, analisou o manuscrito “Políticas Culturais para a Economia Criativa: considerações para um desenvolvimento inclusivo, diverso e sustentável”, publicado posteriormente na 4ª Conferência Nacional de Cultura.

Desta vez, Murillo Pereira (UFBA) vai falar sobre “Economia da cultura e criativa nas religiões de matriz africana”, tema da sua pesquisa de mestrado, que buscou identificar os aspectos socioculturais e econômicos, as experiências de criação e de gestão política e econômica nas comunidades de terreiros que integram a organização do Bembé do Mercado, em Santo Amaro, Bahia. Depois, a pesquisadora Mona Nascimento (UFBA) apresentará o texto “A questão da profissionalização da Educação Museal no Brasil”, produzido em coautoria com Luciana Conrado. Esse texto vai integrar um livro que discute a Educação Museal no Brasil à luz dos resultados da PEMBrasil – Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros, desenvolvida pelo OBEC em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Criado em 2014, o OBEC é um grupo de pesquisa interinstitucional sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), reunindo docentes e discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de pesquisadores independentes e de outras instituições, públicas e privadas, para a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia criativa. Os membros atuam em diversas áreas de conhecimento: artes, comunicação, economia, administração, estatística, gestão e produção cultural, entre outras.

O Doca1, que atua como uma plataforma de fomento e negócios da economia e de empreendedores criativos, abre o Estúdio do Forte de sua grandiosa sede de mais de 2.400 m² para a ação, afirmando a sua missão de desenvolver e impulsionar o campo da economia criativa em Salvador.

OBEC Estudos & Pesquisas – 2ª edição

Quando: 22 de março de 2024 (sexta), 15h às 18h

Onde: Estúdio do Forte do Doca1 – Polo de Economia Criativa

(Av. da França, s/n – Comércio)

Quanto: Gratuito