Economia

COMO É MORAR EM PORTUGAL PARA OS BRASILEIROS EM BUSCA DE TRABALHO

Há duas categorias de brasileiros em Portugal: os aposentados ricos e peões
Tasso Franco , Lisboa | 15/01/2024 às 10:31
Lisboa, a cidade desejada
Foto: Arho Susej
  Lisboa tem sido nas últimas décadas a cidade desejada por brasileiros para morar já aposentados à procura de um lugar sossegado e distante da violência reinante no Brasil e para aqueles que vão em busca de trabalho. Esta cidade e outras de Portugal, especialmente Porto e Vila Nova de Gaia são as mais procuradas e estima-se - dados oficiais - que existem, na atualidade, 400.000 brasileiros morando em Portugal, o que representa 4% de toda a população. 

   Por onde se anda topa-se com brasileiros nas oficinas, nos hotéis, nos bares e restaurantes, nos tuc-tucs, artistas de rua, etc, e há uma quantidade enorme de aposentados vivendo no interior, especialmente em Braga, que é uma das cidades mais agradáveis e como melhor qualidade de vida em Portugal.

   Há um consenso entre os brasis que já moram em Portugal que, diante da procura deste pais por outros povos - asiáticos, africanos, europeus, etc - na atualidade a situação está crítica e diferente do que aconteceu no final dos anos 1990 e na primeira década do século XXI. OU seja, agora, Portugal está mais caro e com mercado de trabalho mais disputado, o que torna a possibilidade de viver por aqui mais dificil.

   Em Lisboa, então, os preços dos aluguéis e da alimentação explodiram e se iguala aos da Espanha e até da França. Antes, uma refeição que custava em média 10 a 12 euros, hoje, pulou para 17 a 20 euros. Até no Mercado da Ribeira - restaurantes populares - o preço médio é de 16 euros. O aluguel de um quarto e sala, em Lisboa, nas áreas centrais custa entre 1.000 a 1.200 euros e na periferia e região metropolitana, ao menos, 700 euros., 

   Dois fatores contribuiram para a situação se agravar: a pandemia da Covid que durou dois anos e ceifou milhares de empregos e a guerra da Rússia contra a Ucrânia, até os dias atuais, que fez com que os preços dos alimentos e do gás subissem. A Ucrânia é considerada - em parte - o celeiro da Europa em trigo e grãos e a Rússia controla o gás. Com a guerra que não tem fim os preços dos alimentos subiram na Europa e também atingiu Portugal. 

   Vale destacar, ainda, que o salário mínimo em Portugal será de 800 euros (o atual é de 700 euros), em 2024, quando na Espanha já é de 1.100 e na França 1.800. Nos supermercados os preços dos alimentos em Portugal são mais baixos do que na Espanha e na França ainda que não muito mais. 

   Os brasileiros também enfrentam a disputa no mercado de trabalho de baixa e mediana qualidade - auxiliares, garçons, astendentes de lojas, etc - com os asiáticos e os africanos. Os asiáticos, hoje, controlam todo o mercado de souvenires (os indianos) e os brasis estão foram desse grande mercado, uma vez que o turismo é a mola mestra de Portugal. 

  Então, se você está pensando em ir morar em Portugal faça bem as contas na ponta do lápis. Claro para aposentados dos tribunais de Justiça do Brasil que ganham 40 a 70 mil reais por mês é moleza. Uma coisa interessante a observar é que os portugueses natos migram muito para a França, Alemanha e Reino Unido em busca de melhores condições de vida. Paris, por exemplo, está com bom número de médicos e enfermeiras portuguesas trabalhando nos hospitais. (TF)

*** Veja no canal de YouTube de Sêo Franco video sobre este assunto.