Economia

BOM EXEMPLO PARA A BAHIA; SP PRIVATIZA A SABESP ASSEMELHADA A EMBASA

Com G1 informações
Tasso Franco ,  Salvador | 07/12/2023 às 11:12
A ALESP aprovou privatização da Sabesp por 62 votos dos 63 deputados
Foto: ALESP
   O projeto que prevê a privatização da Sabesp foi aprovado nesta quarta-feira (6) pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) após uma sessão marcada por tumulto que culminou na suspensão da discussão. 

O texto recebeu 62 votos favoráveis e um contrário. Para ser aprovado, o PL precisava de maioria simples dos votos dos presentes. Os deputados da oposição abandonaram a sessão depois do confronto entre a Polícia Militar e manifestantes. A polícia chegou a jogar spray de pimenta dentro do plenário (leia mais abaixo)

A deputada Delegada Graciela (PL) foi a única a votar contra o projeto. Segundo a TV Globo apurou, ela é cotada para disputar a prefeitura de Franca no próximo ano.

Antes da votação, manifestantes que estavam nas galerias tentaram invadir o plenário. O presidente da Casa, André do Prado (PL), pediu reforço da segurança. No plenário, PMs tiveram dificuldades para conter os manifestantes e entraram em confronto. Alguns manifestantes foram detidos durante o tumulto.

A sessão foi interrompida por 1h32min, o plenário foi esvaziado, e, por volta das 20h, a sessão foi retomada.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) comemorou a vitória de seu projeto em suas redes sociais: "Dia histórico para São Paulo! Parabéns aos bravos parlamentares da @AssembleiaSP que aprovaram a privatização da Sabesp. A coragem com que enfrentaram os ataques dos que não têm argumentos ajudará a construir um legado de universalização do saneamento, de despoluição de mananciais, de aumento da disponibilidade hídrica, de saúde para todos. Vocês estão ajudando a construir um novo futuro!"