Economia

BPM INICIA NOVO CICLO DE LEVANTAMENTOS AEROGEOFÍSICOS NA BAHIA

BPM inicia novo ciclo de Levantamentos Aerogeofísicos na Bahia com um investimento de sete milhões de reais
Viviane Rezende , Salvador | 04/12/2023 às 19:26
BPM inicia novo ciclo de Levantamentos Aerogeofísicos na Bahia
Foto: Divulgação

Com um investimento de sete milhões de reais, por meio do Governo do Estado, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM está iniciando um novo ciclo de aerolevantamentos na Bahia, aplicando as mais recentes tecnologias aerogeofísicas disponíveis no mercado. Este trabalho utiliza sistemas aerotransportados eletromagnéticos no domínio do tempo/magnetométricos, em caráter de semi-detalhe/detalhe, instalados em helicópteros.

 

“É o método disponível na indústria que tem a melhor qualidade de sinal, a melhor resolução, então a CBPM está com dados na vanguarda do que se tem hoje em dia em levantamentos aerogeofísicos eletromagnéticos. Vai ser possível trabalhar em grandes áreas com precisão e em curto espaço de tempo. E tudo isso vai ocorrer sem agredir o ambiente. Vamos estabelecer trabalhos subsequentes logo após os resultados destes aerolevantamentos, que vai depender dos resultados encontrados”, sinalizou o geólogo da CBPM, Ives Garrido.

 

A área que estará em foco durante o novo levantamento aerogeofísico está localizada no extremo norte da Bahia, em zona, principalmente, sobre a influência das faixas marginais de Rio Preto e do Riacho do Pontal, que fazem parte da borda norte do Cráton do São Francisco, sendo detentora de importantes depósitos minerais, destacando-se os grandes depósitos de Fe-Ti-V associado ao Complexo máfico-ultramáfico de Campo Alegre de Lourdes, o expressivo depósito de rochas fosfáticas associadas ao Complexo Carbonatítico de Angicos Dias e o depósito magmático de sulfetos de Ni-Cu denominado Caboclo dos Mangueiros.

 

“Estaremos recobrindo partes dos municípios de Santa Rita de Cássia e de Pilão Arcado, que ficam na mesma região, ou seja, na porção noroeste do Estado da Bahia. Cobre, níquel, cobalto, fosfato, grafita, ferro, titânio, vanádio e terras raras estão entre os nossos interesses no local, desta forma vamos aumentar a nossa extensão da província mineral”, salientou Ives.

Para este projeto está previsto o recobrimento de 1.260,28km2, perfazendo um total de 6.982,00 quilômetros lineares de linhas de voo, utilizando um multisistema aerogeofísico, configurado pelos métodos: eletromagnético no domínio do tempo e magnético. O espaçamento entre as linhas de voo e de produção são de 200 metros e 2.000 metros, respectivamente, a altura de voo será de 72 metros e a altura das bobinas do transmissor e do receptor eletromagnético e do magnetômetro deverão situar-se no máximo a 35 metros do terreno.

 

Ainda segundo o geólogo Ives Garrido, “todos os trabalhos terão acompanhamento e avaliação da equipe técnica da CBPM tendo por objetivo a descoberta de jazidas minerais nas áreas compreendidas entre Campo Alegre de Lourdes e Santa Rita de Cássia, o que possibilitará, em caso de êxito, a implantação de empreendimentos mineroindustriais para a extração e a transformação desses bens minerais, gerando emprego e renda nas respectivas regiões. Deste modo a CBPM está convicta de que os resultados a serem atingidos permitirão ampliar significativamente a participação do setor mineral na economia baiana, levando progresso para regiões onde outros segmentos da indústria, por certo, teriam grande dificuldade para implantação”.