Economia

AGGEB COMEMORA DIA DO GESTOR COM EVENTO NA PGE, NESTA SEXTA

Auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
JP ,  Salvador | 01/12/2023 às 14:43

Para marcar o Dia do Gestor, a AGGEB promove nessa sexta-feira (1) o Seminário Inteligência Artificial e Humana; novas formas e usos da informação na gestão pública, evento realizado em parceria com a Secretaria da Administração do Estado (SAEB) e a Universidade Cooperativa do Servidor Público (UCS), que terá seu início as 13 horas no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

“A escolha desse tema é fruto de uma reflexão sobre o presente e o futuro da gestão pública. Hoje a Inteligência Artificial traz novas possibilidade e desafios para todos, inclusive para nós gestores. Daí a necessidade de aprofundarmos as discussões sobre o tema, porque é a qualidade da informação que qualifica o trabalho do gestor público e torna mais acertado o processo de tomada de decisões”, disse a diretora de Estudos e Pesquisas da AGGEB, Valéria Peruna. 

Serão dois palestrantes. José Ribeiro Soares Guimarães, coordenador da área de Geração de Conhecimento para a Promoção do Trabalho Decente do escritório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para o Brasil. Ele é mestre em estudos populacionais e pesquisas sociais pelo IBGE e especialista em população e desenvolvimento sustentável pela Universidade do Chile.

E Frederico Wellington Silveira Soares, CEO da Exponencial Consultoria e Tecnologia da Informação, especialista em Planejamento e Gestão Governamental pela Unifacs, e de Sistemas de Informação, pela FTE, e mestre em Administração pela Unifacs. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Prevnordeste/Prevbahia. Já foi superintendente de Gestão Administrativa do Ministério Público da Bahia e membro do Comitê Gestor de Segurança do Conselho Nacional do Ministério Público.

O Seminário terá mediação do procurador Aílton Cardoso da PGE, especialista em Direito da Infraestrutura e mestre em Regulação da Indústria de energia. “Temos certeza que será um evento muito proveitoso tanto para os integrantes de nossa carreira quanto para os servidores públicos em geral que desejam saber mais sobre o que o futuro próximo nos reserva em termos de qualidade de informação”, afirmou o presidente da AGGEB, Thiago Xavier.

A coordenadora da UCS-SAEB, Teca Ramos, destaca a importância da data comemorativa. “O Dia do Gestor Publico é uma conquista da AGGEB que se estende também aos que não são da carreira, mas que ocupam a função de gestor publico. É uma carreira que tem uma missão importante no sentido de buscar garantir o interesse publico na gestão da coisa publica, subsidiando ética e tecnicamente os processos de tomada de decisão. Por isso, quero parabenizar os gestores e, em especial, os EPPGGs pelo seu dia”, afirmou Teca Ramos.