Economia

NAFS DA UNIFACS SÃO OURO EM MENÇÃO HONROSA DA RECEITA FEDERAL

Reconhecimento levou em consideração o desempenho dos NAFS Salvador e Feira de Santana em eixos como boas práticas e assistência
Comunicativa , Salvador | 08/08/2023 às 14:31
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UNIFACS
Foto: Divulgação

Devido ao impacto gerado pela prestação de serviços à população com campanhas de orientação e acompanhamento da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física de 2023, a UNIFACS Salvador e a UNIFACS Feira de Santana acabam de receber Menção Honrosa Ouro da Receita Federal do Brasil. Através do trabalho desenvolvido por seus Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) a universidade recebeu a mesma menção, em 2022. 

 

De acordo com o ranking, na 5ª Região Fiscal, o NAF UNIFACS Salvador e o NAF UNIFACS Feira de Santana estão, respectivamente, em 1º e 2º lugar na realização de atividades gerais, além de atender a critérios como boas práticas e assistência. A 5ª Região Fiscal abrange os estados da Bahia e de Sergipe e conta com 21 núcleos. A avaliação tem como período base o segundo trimestre de 2023. Em nível Nacional, entre os 520 núcleos, o NAF UNIFACS Salvador e o NAF UNIFACS Feira ficaram em 5º e 9º lugar no ranking, respectivamente. A Receita Federal considera todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas, do país. 

  

Segundo a coordenadora do NAF UNIFACS Salvador, professora Emily Góes, a colocação foi dada com base no relatório nacional das atividades do núcleo, que contabilizou 6.372 atendimentos prestados pelos estudantes e professores, em Salvador, de março a junho de 2023. O ranking é construído pela própria Receita Federal e avalia as Instituições de Ensino Superior que possuem esse tipo de projeto. 

 

Conforme Emily Góes, os resultados alcançados pelo NAF Salvador podem ser atribuídos a alguns fatores. “A universidade leva muito à sério o NAF. Nós, professores, temos direcionamento para conduzi-lo, existe um apoio institucional muito forte e os estudantes se sentem abraçados”, comenta a coordenadora.  

 

Outro ponto, de acordo com a docente, é a condução do NAF em sentido social. “Os estudantes entendem que este não é apenas um núcleo de atuação técnica, mas social. Eles se sentem estimulados a darem treinamentos e capacitações junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, se sentem estimulados a terem uma dinâmica até para além do escopo de serviços oficiais do núcleo. Há um senso de pertencimento muito forte dos estudantes, tanto que ajustam sua rotina para terem tempo de se dedicarem ao núcleo, uma extensão não remunerada. No NAF, temos estudantes que voltam como monitores. Então, há uma relação para além da obrigação acadêmica”, avalia Emily Góes 

 

Coordenadora do NAF Feira de Santana, professora Ana Paula Gomes Borges frisa que, nas atividades de ensino-aprendizagem, como as assistências fiscais, além dos conhecimentos técnicos adquiridos, os estudantes têm a oportunidade de fortalecer seu perfil profissional e cidadãos. “É uma ação em que a sociedade ganha, com a prestação de serviços de qualidade, e os estudantes ganham, com a aplicação prática do conhecimento aprendido em sala de aula”, diz ao parabenizar a todos os envolvidos. “Sem o engajamento dos estudantes e dos demais envolvidos, não teríamos um resultado merecedor de premiação. Gratidão à Diretoria Acadêmica da UNIFACS, professores, coordenadores e gestores, pelo apoio, e à Receita Federal, pelo brilhante projeto e todas as orientações e parceria”, comemora. 

 

Como aproveitar os serviços  

  

O NAF é um projeto de extensão universitária contínuo desenvolvido pela Receita Federal em parceria com a UNIFACS e tem o objetivo de oferecer apoio microempresas, microempreendedores individuais, contribuintes hipossuficientes e entidades sem fins lucrativos.   

  

Entre os serviços oferecidos, estão: orientação contábil e tributária, planejamento financeiro e estratégico, modelagem de negócio para a comunidade, principalmente MEI, por exemplo, além de diversos serviços para regularidade fiscal de pessoas físicas hipossuficientes. 

  

Em Salvador, os interessados podem ser atendidos, presencialmente, na sede do NAF Salvador, no Campus Lapa (Rua da Mangueira, nº 33, bairro Nazaré), por meio de agendamento no e-mail nafunifacs.ssa@outlook.com ou Instagram @nafunifacs.salvador. 

 

Em Feira de Santana, os interessados podem ser atendidos, presencialmente, na sede do NAF Feira de Santana, no Campus Santa Mônica (Rua Rio Tinto, nº 152, bairro Santa Mônica), por meio de agendamento no e-mail nafnupac.fsa@gmail.com ou no Instagram @nafunifacsfsa.