quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Economia

IAF: AUDITORES FISCAIS DO ESTADO DISCUTEM ICM PÉRSONALIZADO

Live dia 30 de julho
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/07/2020 às 10:49
LIVE DIA 30
Foto:


Com o objetivo de debater a simplificação e modernização do sistema tributário, nesta quinta-feira (30), às 18 horas, o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) promoverá o Webinário “ICMS Personalizado”. A palestra será ministrada pelo professor e economista do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), Bento Maia, e pelos auditores da Sefaz do Rio Grande do Sul, Giovanni Padilha e Paulo Guaragna, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IAF no Youtube.

O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Personalizado é apontado por especialistas como uma alternativa justa. Com ele, seria cobrado mais dos mais ricos e devolvido parte dos tributos cobrados dos mais necessitados, isentando assim os mais pobres de pagar impostos sobre o consumo. "Uma pessoa de baixa renda consome, com proporção de sua renda, mais do que alguém de classe alta. Uma pessoa pobre gasta tudo que ganha e isso faz com que a tributação sobre consumo seja mais alta sobre essas famílias pobres. A saída é a isenção personalizada. É um sistema mais barato do que um tratamento comum para diminuir a desigualdade que a desoneração de produtos de cesta básica", defende Bento Maia.

Para debater este assunto, o Webinário contará ainda com o diretor de Assuntos Econômicos e Financeiros do IAF, Tolstói Nolasco e o diretor Jurídico, Vladimir Morgado. A condução da palestra será mediada pelo vice-presidente do Instituto, Helcônio Almeida.