Economia

Auditores debatem sobre controle social e a fiscalização de recursos

O tema foi escolhido com o objetivo de abordar o papel e a importância do cidadão nas decisões e no controle da gestão pública
Daniela Pereira , Salvador | 16/07/2020 às 12:36
Auditores debatem sobre controle social e a fiscalização de recursos
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (16), às 18h, a diretora de Assuntos Fiscais e Tributários do Instituto dos Auditores Fiscais da Bahia Fiscais da Bahia Fiscais da Bahia Fiscais (IAF), Vera Virgínia Chaves, convida o mestre em contabilidade e auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município (TCM-BA), Vitor Maciel, para debater sobre controle social. Com o tema “Você, o controle social e a fiscalização dos recursos públicos”, os auditores farão uma live, que será transmitida ao vivo no canal do IAF do youtube.

 

De acordo com a diretora do IAF, o tema foi escolhido com o objetivo de abordar o papel e a importância do cidadão nas decisões e no controle da gestão pública. “Todos nós pagamos tributos e financiamos o custeio e investimento do Estado, portanto não há nada mais importante que a nossa participação. Temos o direito de saber onde será aplicado cada centavo do dinheiro público”, disse, explicando importância e eficácia do controle social. “A Constituição Cidadã efetivou a participação popular com a inserção do princípio da eficiência da Administração Pública. A partir daí implementou o controle da gestão estatal, assim, o controle social ganhou destaque como instrumento capaz de restringir o poder dos administradores públicos com a participação do cidadão no planejamento e execução das políticas públicas. Não há dúvidas de que o monitoramento, a fiscalização e o controle da gestão pública resultam numa aplicação eficaz e eficiente dos recursos públicos. Política pública eficiente é política pública participativa”, afirmou.